Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FabianoSouza

Armazenamento das preferências do usuário

Recommended Posts

Bom dia, pessoal!

 

Meu projeto está ficando grande. Algumas coisas começam a ficar opcionais, o que me leva a criação de uma área de

preferências do usuário. Meu site todo está em ASP clássico.

 

Meu post é para saber dos colegas onde armazenar essas opções.

Numa tabela? Num arquivo txt/xml? Em cookies?

 

Qual a prática mais adequada??

 

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FABIANO como seria esse sistema tbm estou no mesmo caminho que vc asp classico e o projeto que era coisa simples ta ficando grande fiz ate agora em relação ao ke vc posto so questao de nivel mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá rafaeldupalio

 

É um sistema de RH. Algumas coisas que o usuário poderá escolher são.

-forma de visualizar o grid de dados (modo lista, detalhes e miniaturas). Semelhante às pastas do Windows.

-escolher e ordenar quais colunas do grid ele quer visualizar

-Abas. O projeto tem cinco abas principais. Ele poderá escolher para qual delas será direcionado após logar (ou seja, definir a aba padrão)

-Widgets. Definir quais widgets ele vai quer que apareçam nas telas.

 

 

São algumas opções básicas. Mas preciso definir onde o sistema armazenará essas escolhas do usuário.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fabiano blza,

 

Como seu sistema já faz o uso da base de dados, eu continuaria a usa-lo, apenas expandindo com essas opções desejadas.

 

Criaria os campos e no sistema daria a opção ao usuário de "Habilitar ou não", e por ai vai, salvando toda a configuração na base de dados.

 

Usando a mesma base de Dados te pouparia de fazer relacionamentos caso partisse para TXT ou XML, etc.

 

Algo similar as Configurações de Lojas Virtuais mesmo.

 

Acredito que ficaria bom e prático.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá rafaeldupalio

 

É um sistema de RH. Algumas coisas que o usuário poderá escolher são.

-forma de visualizar o grid de dados (modo lista, detalhes e miniaturas). Semelhante às pastas do Windows.

-escolher e ordenar quais colunas do grid ele quer visualizar

-Abas. O projeto tem cinco abas principais. Ele poderá escolher para qual delas será direcionado após logar (ou seja, definir a aba padrão)

-Widgets. Definir quais widgets ele vai quer que apareçam nas telas.

 

 

São algumas opções básicas. Mas preciso definir onde o sistema armazenará essas escolhas do usuário.

Pow top heim! ae vc cria 3 layouts diferentes??fica uma pagina bem dinamica como vc faz isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fabiano blza,

 

Como seu sistema já faz o uso da base de dados, eu continuaria a usa-lo, apenas expandindo com essas opções desejadas.

 

Criaria os campos e no sistema daria a opção ao usuário de "Habilitar ou não", e por ai vai, salvando toda a configuração na base de dados.

 

Usando a mesma base de Dados te pouparia de fazer relacionamentos caso partisse para TXT ou XML, etc.

 

Algo similar as Configurações de Lojas Virtuais mesmo.

 

Acredito que ficaria bom e prático.

Olá Wilnet.

 

Acho que tem razão em relação a uso de base de dados.

Mas creio que não vai dar para escapar do uso de arquivos XML ou TXT pela seguinte razão.

O sistema em si já faz bastante consultas à base de dados. Acho que não seria bom para o desempenho fazer consultas para obter essa informações de preferência do usuário.

 

Acho que vou usar a base como "backup". Caso os TXT ou XML sejam apagados ou corrompidos, o próprio sistema os cria novamente (aí sim seria necessário uma consulta à base de dados).

 

Acho um porre guardar informações em arquivos. Mas acho que vai ter que ser assim...

 

Muito obrigado pela sua contribuição.

 

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc tb pode fazer uso de Dois Insert, assim não irá estufar sua atual base de dados.

 

Nesse caso, esses novos campos de configuração, poderá ser inserido numa segunda base de dados, mas com certeza terá que relacionar elas depois.

 

São muitas as opções mesmo, convém, esboçar tudo no papel com calma e somente depois começar o desenvolvimento mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um blog, onde armazena as config e preferências do user. Tenho um arquivo config. asp onde nele fica todas as preferências salvas do user, e depois apenas dou um include na page.

<%
'*************** EDITE CONFORME CONFIG. DE SUA APLICAÇÂO

' Change path to database
strDBPath = Server.MapPath("/blog/blog.mdb")

' Change path to rss feed
xmlpath = Server.MapPath("/blog/xml/rss.xml")

' Change to right domain
strLink = "http://www.aideia.com"

' Change this if inside a folder ex "/blog/" or leave empty "/" if root
strFolder = "/blog/"

'Time format if 24 hours leave empty "" else "ampm" if AM/PM
timeFormat = ""

'Time zone example "+0100" or "GMT"
zTime = "GMT"

'*************** STOP
'On error resume next

blogName = "Blog X.11"

'sConn = "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=" & strDBPath
sConn = "Provider=Microsoft.ACE.OLEDB.12.0;Data Source="& strDBPath &";Persist Security Info=False;"

set conn = Server.CreateObject("ADODB.Connection")

sub OpenDB(sConn)
	conn.open sConn
end sub

sub CloseDB()
	conn.close
	set conn = nothing
end sub

%><!--#include file="adovbs.inc"--><!--#include file="function.asp"-->

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá xanburzum. Uma sugestão bem interessante essa.

Porém, no meu caso a coisa está mais ligada às preferências do usuário.

Exemplo. A quantidade de registros por página num grid, se a foto dele será exibida ou não, a ordem de exibição de widgets e etc.

 

São coisas bem simples que se eu colocar num BD a quantidade de consultas vai aumentar muito porque

a todo o tempo o sistema terá que ler essas informações. Não apenas no momento em que o usuário quiser ver as

configurações/preferências dele.

 

Creio que, infelizmente, o caminho será usar arquivos TXT ou XML para armazenar esses dados :-(

 

As configurações (que no meu entendimento são coisas mais avançadas) podem ficar no BD. Nesse casso a consulta ocorrerá apenas no momento em que ele acessar essa área do sistema.


Olá xanburzum. Uma sugestão bem interessante essa.

Porém, no meu caso a coisa está mais ligada às preferências do usuário.

Exemplo. A quantidade de registros por página num grid, se a foto dele será exibida ou não, a ordem de exibição de widgets e etc.

 

São coisas bem simples que se eu colocar num BD a quantidade de consultas vai aumentar muito porque

a todo o tempo o sistema terá que ler essas informações. Não apenas no momento em que o usuário quiser ver as

configurações/preferências dele.

 

Creio que, infelizmente, o caminho será usar arquivos TXT ou XML para armazenar esses dados :-(

 

As configurações (que no meu entendimento são coisas mais avançadas) podem ficar no BD. Nesse caso a consulta ocorrerá apenas no momento em que ele acessar essa área do sistema.


Pow top heim! ae você cria 3 layouts diferentes??fica uma pagina bem dinamica como você faz isso?

Olá rafaeldupalio.

Isso exatamente o que?

Bom, as formas de exibição do grid eu fiz usando AJAX.

Criei três páginas, cada uma com uma maneira de exibir os dados (lista, detalhes e miniaturas).

Aí na página principal eu apenas coloquei três botões. Cada um chama uma function em JS/AJAX e carrega o layou que o usuário quiser

;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então neste exemplo, vc pode tanto colocar informações do bd, constantes, preferências, config, imasgens etc. Se colocar informações do bd , vai ser apenas o path. Que pode ser arquivos TXT, XML ou no ASP mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse dae são outras funções que tenho para este site

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.