Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Igor Bastos

Controle de Acesso ao BD + SELECT campos

Recommended Posts

Estou implementando o controle de acessos em um projeto de desenvolvimento e gostaria de saber se tem alguma forma de que qnd existir campos em um SELECT que o usuário não possua permissão, os campos não apareçam no resultado da pesquisa, em vez do que acontece atualmente: retorna um erro de permissão negada.

Ou seja, tem como mudar para não aparecer os campos que o usuário XXX não possui permissão de acesso?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/grant.html#grant-column-privileges

 

 

 

http://dev.mysql.com/doc/refman/5.0/en/column-privileges-table.html

 

 

Basicamente em termos de Banco dar os grants pelas colunas e usar as tabelas de metadados em um possível controle por parte da aplicação , ou seja , evitar um "erro" do qual o usuário não tem culpa.

 

 

Mas é o tipo do controle que só deve ser usado quando absolutamente necessário pois cria uma complicação a mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas é exatamente isso que estou fazendo: dei grant apenas colunas que um determinado usuário tem permissão.

 

Por experiência, pq a criação de usuários de acesso ao banco não é recomendado?

Esse controle não é estritamente necessário, mas é para seguir uma hierarquia existente na instituição para qual o projeto está sendo desenvolvido, pensei que se fosse possível criar os usuários e estes pudessem compartilhar do mesmo SQL, sempre retornando apenas as colunas que eles possuem acesso, talvez diminuísse a complexidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok , eu apenas tentaria usar as tabelas de metadados para formatar a aplicação de forma a não oferecer campos para os quais o usuário não tenha acesso e evitar erros desnecessários.

 

Não seria um erro , seria apenas uma complicação a mais, mas sendo necessário use.

 

Algo como capacete é desnecessário em carros de passeio , mas essencial para motos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.