Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Ennio Sousa

Tradução de termos do inglês

Recommended Posts

Olá! Bom dia.

Estou tendo dificuldade em traduzir alguns termos internetescos para o português. Todos nós sabemos que o português brasileiro é muito liberal quanto a empréstimos linguísticos. No meu trabalho tenho que traduzir o sistema e estou tendo algumas dificuldades. :(

As palavras que preciso da ajuda de vocês estão listadas a baixo. Peço que se não souber a tradução, sugestões são bem-vindas.

template — é muito usada como sinônimo de tema - theme - ou modelo de sites, ou seja, o design do mesmo. Descobri recentemente que template é um termo que define o código de uma determinada parte do site - ou dele todo -, exemplificando, um formulário de login que fica no arquivo loginform.php e é incluído nas páginas.

 

tema ou modelo — alguns sistemas de sites definem a aparência do site - design font-end - com estas palavras. Exemplo disto, o WP usa tema e Blogger usa modelo. Qual destas palavras é o mais certo e soa melhor ao leitor?

forum e forum board — a depender do contexto estas palavras no inglês podem ter o mesmo significado, porém quando não significam a mesma coisa complica na tradução. A tradução para forum é fórum, entretanto, a tradução de forum board é fórum de discussão, já que, o verbo to board significa abordar. A tradução literal é feia, então gostaria da sugestão de vocês.

As minhas dúvidas por enquanto são estas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O template é como se fosse uma forma, por exemplo, o template de um form de login segue o mesmo modelo, um formulário com login e senha, isso é um template. Um template pode ser relativo a design ou não, quando você está falando de webdesign e front end ai provavelmente a pessoa que te mostrou este termo está falando do design da página, eu costumo usar como layout, agora se o problema for em código, ai sim dizemos que pode ser uma espécie de modelo.

 

Tema ou modelo é o que a gente realmente chama de layout, ele é a estruturação das coisas em uma página da web ou em um formulário de aplicação. A diferença entre o WP e o Blogger é que o WP permite que você altere totalmente as páginas do CMS, ao contrário do blogger que precisa que as páginas sigam um modelo específico, bem alterável, mas existem elementos que não podem estar faltando. Em essência, tema é o que altera a aparência de um site, modelo altera a disposição dos elementos (em alguns casos). Eu costumo adotar que: Tema é um layout, ou seja, é o jeito que o usuário vê a página, é o design, o look and feel da coisa.

 

Forum é isso que a gente tem no iMasters, essa página é um fórum, uma plataforma de tópicos e posts aonde as pessoas debatem as ideias, forum board é a mesma coisa que uma plataforma de fórum, não sei o motivo da divisão de nomenclatura (talvez seja devido ao fato de que existem alguns layouts e modelos diferentes para cada tipo de sistema), por exemplo, aqui no iMasters nós usamos o sistema IPB (Invision Power Board), existem outros como o VBulletin e etc.

 

Não sei se era isto que você estava procurando, posso estar equivocado com alguns conceitos também, sempre é possível, porém na essência acho que é isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.