Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Emerson Jose da Silva

Padrão REST

Recommended Posts

REST, CORBA, RPC, WSDL, UDDI, SOAP e outros são formas disponíveis para implementação de WebServices. Várias metodologias associadas foram propostas para realização desta operação. Geralmente é mais usado o SOAP, pois o REST pode acontecer da flexibilidade na representação dos dados causar problemas, pois, dependendo do serviço, o cliente não irá saber o retorno da chamada.

 

REST é o acrônimo para Representational State Transfer (em português, Estado Representacional de Transferência). O termo REST foi utilizado pela primeira vez na tese de doutorado do, hoje doutor, Dr. Roy Fielding, criador do protocolo HTTP. Em sua tese, Fielding apresenta a web como um ambiente de estado representacional de transferências, assim, REST não é de forma alguma um padrão arquitetural mas sim, um estilo para fazer as coisas. O modelo REST é dito mais simples que os demais, como SOAP, por exemplo, por trabalhar de forma cooperativa com o protocolo HTTP com a possibilidade de “cacheamento” dos dados e, serviços que utilizam este modelo de arquitetura, são conhecidos como RESTful. Neste modelo, qualquer coisa que possa ser caracterizada como algo “utilizável” por um sistema, pode ser referenciada, desde objetos concretos até objetos abstratos, como “conta bancária”, por exemplo. Assim, basta expor estes elementos através da URI (Uniform Resource Indicator) para que outro sistema possa se conectar e obter as informações passadas.

 

Um princípio fundamental de WebServices é: deve ser uma interface pública, isto é, acessível a qualquer pessoa que desejar acessá-lo. Evidentemente que, para que este acesso seja realizado, um padrão de comunicação deve ser adotado. No caso do modelo REST, estamos falando do padrão HTTP, protocolo padrão da web. Outros modelos arquiteturais (como SOAP, por exemplo), utilizam outros protocolos como padrão, os recursos de um serviço devem ser disponibilizados de forma que possam ser acessíveis através de uma URI padrão, já que este é o padrão de interconexão da web.

Em relação ao procedimento de chamada ao serviço, é importante lembrar que utilizará o padrão HTTP para comunicação, por inércia estamos falando dos mesmos verbos associados, isto é, GET, POST, PUT e DELETE (existem outros, mas basicamente estes), assim, o verbo utilizado na requisição, indica ao serviço que ação este deve tomar.


Você pode usar uma combinação de JQuery com JSON para invocar e consumir serviços REST do clientor

se você precisa interagir com os serviços REST da camada ASP você pode use MSXML2.Server XMLHTTP, tipo:

 

Set HttpReq = Server.CreateObject("MSXML2.ServerXMLHTTP")
HttpReq.open "GET", "Rest_URI", False
HttpReq.send

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

outro link interessante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.