Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DJayCorpinho

dicas para iniciantes

Recommended Posts

Pessoal quero aprender a desenvolver jogos, mas nao simplesmente por desenvolver, eu quero trabalha com isso mas tou sem dinheiro para cursos... ja pesquisei muito e li muito pra aprende. Eu perguntei em diversos lugares mas sempre me passavam algum livro com muitas paginas e eu n aprendia nada so sobre historias muito antigas... me passaram uns livros q gostei bastante no entanto n aprendi quase nada. Livros como universidade h4ck3r 5ª ediçao com 5 cds e PASCAL e tecnicas de programaçao 3ªediçao "incluindo turbo pascal" que nao entendi quase nada... poderiam me passar algo especifico para desenvolver jogos por favor.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Okay amigo, vou te passar essa playlist que ensina Lógica De Programação da linguagem C# diretamente na Unity...

 

 

Essa playlist é bem explicado é básico pra fazer games simples, assista tudo com calma que você vai conseguir desenvolver um game simples no final.

Lembrando que a cada nova estrutura que você aprender (Ex: if,switch,while,do while,for, etc...), faça pelo menos 3 exercícios de cada um sem ajuda, sem praticar não tem como aprender a programar.

Site com alguns exercícios: http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Prova-De-Programa%C3%A7ao-Basica-Em-c/32004322.html

 

A Unity é a ferramenta(engine) mais prática pra quem quer fazer games, pois ela já supri muitas necessidades, ou seja, existem métodos prontos na programação para inserir em seu jogo (Ex: Física, GUIs, Design).
Porém, esse suprir de necessidades acaba deixando o programador preguiçoso, a partir de você dominar o básico e criar uns 3 Games simples sozinho, recomendo buscar focar na Linguagem de forma pura, ou seja, com auxilio de uma IDE, crie seus projetos criando sua própias Física, Manipulação de imagens, entre outros...

A linguagem C# é uma linguagem forte e robusta, ela pode parecer complicada no ínicio, mas depois de um tempo você será capaz de dominar ela, na Unity ela muito prática para games.

 

No desenvolvimento de games, comece criando Jogos 2D, não tente ir de primeira no desenvolvimento 3D, pois pode acabar se frustrando e perdendo o rumo, siga o ritmo do 2D pra depois ir avançando.

 

 

OBS: Há varias linguagens para desenvolvimento de games, caso não se adapte ao C# sinta-se a vontade de utilizar outras, irei passar as principais aqui...

Unity: C# e JavaScript - (javascript é uma línguagem web, ela é bem fácil de aprender).

 

Html5(Canvas) +CSS3 + JavaScript - Dizem que é o futuro, linguagens 100% Multiplataformas.

 

Java - Linguagem também multiplataforma (só que não é 100% multiplataforma), existem várias bibliotecas que ajudam na criação de games, mas não recomendo ela justamente pra ser voltada para desenvolvimento de games no principio.

 

Game Maker Studio - Assim como a Unity, é uma engine totalmente voltada para games (com suporte a criação de sprites), linguagem GMK (Game Maker Language), linguagem utilizada somente na Engine e está tendo muitos avançados com as ultimas atualizações da engine.

 

Adobe Flash - Software de produção de animações,site,games,etc... Ao contrário que dizem, o flash não morreu, Linguagem Action Script 3.0, parecido com o JavaScript.

 

 

Bom, está ai tudo que precisa saber por enquanto, na minha opinião: - Aprenda Unity, é a mais profissional para games, e não é tão difícil de mexer nela, caso contrário recorra ao Game Maker Studio, todo Suporte, Biblioteca, Linguagem é voltada especificamente para GAMES.

 

Extras (Não voltadas para games, só para Sintax da linguagem):

 

.Para aprender JavaScript: http://www.codecademy.com/pt-BR/learn

 

.Para aprender Html5 (sem canvas):

 

.Para aprender GMK:

 

.Para aprender Action Script 3.0:

 

 

Extras 2 (Arte e Design):

.Tile Studio (Própia para pixel art)

.Spriter (Própia para animação(profissional e grátis) em Riggy)
.Piskel App (pixel art online)
.Photoshop (Não preciso falar)

 

Boa sorte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.