Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

programador_30

Flash para Mobile

Recommended Posts

Senhores,

boa tarde!

 

Antes de mais nada, peço desculpas se este não for o local correto para esta postagem. Sou novato aqui e este é meu primeiro post.

 

Também andei procurando alguma coisa a respeito no fórum e não encontrei muita coisa a não ser o tópico " Arquivos SWF do meu site não roda em mobile" do Lucas Martinez. Lá tem uma resposta da Elektra com algumas dicas que já havia feito:

 

 

Então, sugiro inicialmente, experimente salvar sua animação para o Flash Player 9. Essa medida é adequada até para uso no desktop, conforme o público alvo (muitos users tem versões mais antigas e verão o conteúdo tranquilamente).

 

Bom, vamos aos fatos:

 

Não tenho conhecimento aprofundado em desenvolvimento web e gostaria de obter algumas informações:

 

Crio sites utilizando o Dreamweaver CS5.5 e recentemente adiquiri a versão CC (mas não tem o Flash). Nesta última versão ainda estou me habituando. Também utilizo o Flash Professional CS5.5. Recentemente um cliente me contratou para criar um site. Até ai, tranquilo, rs.. Na semana passada ele me disse que não consegue visualizar o banner do site em flash (.swf) pelo celular. Confesso que nem havia me lembrado desse detalhe. Como disse antes, sou desenvolverdor esporádico e dou meus pulos, mas não tenho grande conhecimento.

 

Andei verificando o erro e levantando algumas informações e descobri que já a algum tempo a Adobe não daria mais suporte ao flash em dispositivos móveis. (Me perdoem se isso já faz muito tempo...).

 

Gostaria, se possível, da ajuda e orientação de vocês sobre como devo proceder para que esse banner seja visualizado de forma correta. Existe alguma forma de publicação no Flash Professional CS5.5 para que a saída seja publicada tanto para PC's quanto para mobile? Como devo proceder? Teria como me dar um passo-a-passo?

 

Desde já agradeço pela atenção e ajuda,

 

Programador_30

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Elektra,

Boa noite!

 

Antes de mais nada te agradeço pela atenção e orientação e peço desculpas pela demora em responder.

 

Vamos lá... Se entendi direito, o artigo informa sobre um recurso que a Google disponibiliza para a conversão automática de arquivos criados no Flash para HTML5, seria isso? Tentei converter o banner que já havia criado para o site do cliente (que está em *swf) mas infelizmente não deu certo pois o arquivo tem mais de 1Mb e no Swiffy só permite utilizar arquivos até 1 Mb.

 

Como disse antes, não sou exímio programador e gostaria, se possível, de orientação passo a passo sobre como criar um arquivo no Flash que fosse compatível tanto para pc's quanto para dispositivos móveis. Ou a forma (com código fonte de exemplo) que eu pudesse inserir nas páginas criadas de forma a identificar quando é pc e qdo é dispositivo móvel. Por exemplo: O internauta acessa via pc então carrega o arquivo "X", se ele acessa via tablet ou celular com Android (por exemplo) então carrega o arquivo "Y".

 

Outro detalhe: Se a Adobe descontinuou o suporte do Flash Player para dispositivo móvel, então que tipo de arquivo devo usar e onde criar? Antes usava o Flash Professional e criava um SWF, e agora? Existe alguma forma simplificada no HTML5? Se eu simplesmente usar a opção "inserir> Mídia> Flash SWF" dentro do Dreamweaver CC, ao criar um arquivo HTML5, isso já resolveria meu problema ou realmente existe uma forma específica de se criar o arquivo no Flash Professional? Pergunto isso pois acredito que seria muito mais fácil criar (ou adaptar) apenas o arquivo SWF do que ter que recriar todo o código-fonte de todas as páginas.

 

Só mais uma coisa, não sei se ajudará, mas... Neste final de semana, instalei a versão CS6 do Flash Professional, mas confesso que não encontrei muita diferença da minha versão CS5.5 antiga.

 

Mais uma vez agradeço pela atenção e ajuda!

 

Programador_30

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer arquivo swf pesado nunca é recomendável, mas, se for totalmente indispensável, um preloader criativo fica muito elegante.

 

Para dispositivos que não suportam o Flash Player sugiro pesquisar sobre o uso do SWFObject, há como passar um segundo parâmetro para substituir o 'swf' por uma imagem estática.

 

Tive instalado o CS3, CS4, CS5 e atualmente o CS6 (todos licenciados). Dispenso a versão CC.

 

 

abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.