Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Pulse

Comparar diversas variáveis

Recommended Posts

Em uma eleição sindical concorreram ao cargo de presidente três candidatos (A, B e C). Durante a

apuração dos votos foram computados votos nulos e votos em branco, além dos votos válidos para

cada candidato. Deve ser criado um programa de computador que efetue a leitura da quantidade de

votos válidos para cada candidato, além de efetuar também a leitura da quantidade de votos nulos e

votos em branco. Ao final o programa deve apresentar o número total de eleitores, considerando votos

válidos, nulos e em branco; o percentual correspondente de votos válidos em relação à quantidade de

eleitores; o percentual correspondente de votos válidos do candidato A em relação à quantidade de

eleitores; o percentual correspondente de votos válidos do candidato B em relação à quantidade de

eleitores; o percentual correspondente de votos válidos do candidato C em relação à quantidade de

eleitores; o percentual correspondente de votos nulos em relação à quantidade de eleitores; e por último

o percentual correspondente de votos em branco em relação à quantidade de eleitores.




Eu sei que o problema não pede pra fazer comparação de valores ou exibir os resultados da eleição mas eu tenho um pouco de dúvida nisso, nos outros exercícios que fiz sobre esse assunto fiz comparações usando if e && porém, isso torna o código maior e toma mais tempo. Como posso fazer pra tipo, comparar os valores de A, B, C, brancos e nulos, sem usar vetores e de maneira mais prática?

OBS: Não postei código porque não há um, tenho essa dúvida e peguei a questão só pra "ilustrar" mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não entendi a dúvida. Se o enunciado não pede comparação, como ele está ilustrando a dúvida relativa a comparações?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu sei que não pede comparações mas dá pra fazer comparações utilizando essa questão.

Por exemplo, pra saber qual deles (A, B ou C) ganhou a eleição. Como eu poderia fazer a comparação sem precisar de tantos ifs e &&.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faça uma tabela de valores A,B,C, escreva os números e numa coluna à parte a conclusão.
Escreva a primeira versão e depois refine.

if (B==C) {
  if (A>B) vencedor=A;
  else printf("inconclusivo");
} else if (A==B) {
  if (C>B) vencedor=C;
  else printf("inconclusivo");
} else if (A==C) {
  if (B>C) vencedor=B;
  printf("inconclusivo");
} else if ((A<B && B<C) || (B<A && A<C)) { vencedor=C; }
else if ((A<C && C<B) || (C<A && A<B)) { vencedor=B; }
else if ((B<C && C<A) || (C<B && B<A)) { vencedor=A; }

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.