Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

diasgabrie

como fazer backup e quando trocar computadores?

Recommended Posts

Bom dia amigos,

 

Tenho um site em minha empresa onde vendemos diversos produtos online e resolvemos criar nosso próprio servidor para ele.

temos lá 1 computador dedicado para o site.

 

Nesse site os usuários enviam fotos para mostrar nos comentários dos produtos, e temos sempre um tanto bom de fotos no hd do servidor já. Nosso banco de dados esta grande, com registro de compras, comentários... enfim.

 

O computador é novo, mas ele pode um dia dar pau no HD, pode dar problema em algum componente...

 

Minha pergunta é como fazer backup automaticamente disso? Como os servidores de internet fazem isso?

qual o melhor método? ter um raid1? ou seja, um outro HD no mesmo computador espelhando os arquivos ou um outro computador espelhando esse meu?

 

De quanto em quanto tempo devo trocar esse computador? devemos ter mais de um computador para evitar indisponibilidade do site, etc?

 

Muito obrigada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A politica de backup e redundância vai depender do quanto a indisponibilidade ou a perda desses dados por afetar a empresa, bem como a dificuldade em obter esses dados novamente.

 

Tem empresas que realizam o backup uma vez por semana, outras uma vez por dia, outras a cada 3 hrs, tem empresas que o backup é feito sempre que houver alteração no banco de dados ou nos arquivos que compõe o sistema utilizado.

 

O mesmo vale para ter mais maquinas para manter as operações funcionando caso a principal caia.

Depende.

 

De forma geral, pessoalmente não recomendo manter um site por conta própria, pois como você mesmo apontou, existem implicações que podem impactar mais do que o que é cobrado pelo plano de hospedagem.

Num plano do hospedagem, preocupações como ter mais uma máquina, backups de bancos de dados, mais de um acesso a internet, gerador para o caso de falta de energia, tudo isso fica delegado para a empresa de hospedagem e vocês enquanto empresa podem se preocupar exclusivamente com o negócio da empresa e não com algo que não faz parte do foco da empresa.

 

Mas se preferir hospedar por conta própria, recomendo outro hd como backup, outro computador como escravo, backups diários, backups enviados para uma máquina remota, uma boa politica de segurança para evitar hacks e invasões, outra forma de acesso a internet além da que já é utilizada.

Raid 1, 2, 3, 5... isso dependerá da demanda que esse sistema tem, e isso só você pode determinar.

 

Não é possível dar uma receita de bolo, pois cada caso possui necessidades especificas, e isso só o gestor do sistema pode determinar qual solução é o melhor para o caso em mãos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muito obrigada!

 

então, meu chefe preferiu o computador na empresa pois disse que fica mais fácil de gerenciar o site com o pc físico, que tem muita coisa que é bloqueada em servidores (uma vez contratamos um que não aceitava o engine do mysql em InnoDB, não conseguíamos criar nossas tarefas agendadas...). por isso ele contratou um ip fixo e hospedou localmente. talvez se tentássemos um servidor dedicado poderia ter essas vantagens, mas...

 

muito obrigada pelas dicas todas, ajudou muito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.