Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ronaldoflopes

elaboração de relatórios para clientes de ecommerce

Recommended Posts

Pessoal, atualmente tenho algumas dúvidas em relação a geração de relatórios para clientes de uma plataforma de ecommerce.

1 - Gostaria de sugestões de quais dados vocês considerariam relevantes em um relatório de pedidos por exenmplo.

Atualmente exibo os seguintes dados:

- Total em pedidos novos (sem confirmação de pagamento).

- Total em pedidos com pagamento confirmado.

- Total em pedidos enviados (a mercadoria já foi enviada pelo correio).

- Total em pedidos finalizados (o cliente pagou e já recebeu a mercadoria).

- Total em pedidos cancelados.

- Total em pedidos não concluídos. (o cliente não escolheu uma forma de pagamento, ou optou por realizar outra tentativa de pagamento e não prosseguiu com o pedido).

- Total (total somando todos os pedidos da loja)

- Frete (total de despesas de frete para envio dos pedidos)

Nenhum dos clientes sugeriu nenhuma mudança, mas gostaria de saber se existe algum outro dado que poderia ser interessante aos clientes.

 

2 - Outra dúvida é com relação a consulta SQL. Atualmente tenho que fazer várias consultas com SUM no MySQL pra me retornar esses totais e a consulta está muito pesada, tanto que só funciona se eu exibir os dados de um mês por vez em cada vez que o relatório é gerado. Na tabela de pedidos existem os seguintes campos onde faço as consultas com SUM: valor_produtos, valor_frete, e status do pedido. O status é usado pra saber se o pedido está cancelado, pago, ou em aberto. Existe alguma forma de melhorar essa consulta.

 

3 - Tenho outro relatório onde necessito fazer uma consulta e obter os 10 produtos mais vendidos no mês. Já tentei fazer isso de duas formas. Uma percorrendo os pedidos do mês e capturando a quantidade de produtos vendidos de dentro do xml dos produtos. TYambém tentei criar um log onde cada pedido gera um registro com a quantidade vendida do produto especificando a data onde o produto foi vendido. Mas em ambos os casos o relatório fica pesado demais.

 

Caso alguém possa me ajudar, ou conheça uma ferramenta que gere estes relatórios serei muito grato. Procurei aqui no fórum, mas não encontrei nenhum post semelhante ao meu que me ajudasse.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - Estes são os mais comuns, porém vc deve atentar-se para a finalidade que o cliente quer, ou seja, a real necessidade do relatório. Para não tornar estes relatório só papel, apenas para ter estatísticas e não tiver a ação. Se trabalha com Omni-Channel, dae terá que ver a importancia real.



2 - Reveja sua string SQL, pode ser que esteja mal estruturada, causando uma perda de performance



3 - Utilize a cláusula Limit do MySQL

SELECT column_name(s)
FROM table_name
LIMIT number;

Examplo

SELECT *
FROM Persons
LIMIT 5;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.