Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Erik Castilho

Tentando voltar a programação

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de uma opinião da comunidade se possível. Estou há alguns anos afastado do mundo de programação e desenvolvimento web devido ter assumido outras funções no decorrer dos últimos 7 anos, acontece que tive uma ideia de desenvolver um sistema web voltado para a área da empresa que trabalho, porém é uma solução onde quero tentar desenvolver 'por fora' para depois vender para empresa e ganhar 'por fora' também.

 

Primeiramente vou me dedicar algumas semanas para estudar lógica e algorítimos e gostaria de saber com relação as linguagens, na época que eu cheguei a trabalhar com algo, estava usando um pouco de cada, ASP, PHP e JSP bem puro mesmo, nada de frameworks. Gostaria de saber como que esta as linguagens hoje em dia, existe alguma que seja mais intuitiva, de fácil desenvolvimento e aprendizado? Python, Ruby, o que vocês me falam?

 

Qualquer comentário é bem vindo.

 

Obrigado.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu trabalho bastante com PHP. Há quem odeie PHP, mas é uma das linguagens mais usadas hoje e tem evoluído bastante, tendo ótimos frameworks, como Laravel, Zend e outros

 

ASP já era. A M$ o matou com o .NET. Não que seja algo muito bom... :P

 

Java eu odeio e não falarei bem de JSP...

 

Python e Ruby cresceram bastante nos últimos anos. O Django é o principal framework web pra Python. Nunca o usei, mas é simples de aprender. O Rails é o principal framework web pra Ruby. Também é bem simples de aprender. Ambas as linguagens têm sintaxe um pouco diferente da usada em PHP ou Java, que seguem o padrão C. Então é um pouco estranho no começo, ams depois acostuma

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beraldo, grato pela resposta. Então estava pensando em Python mas não sei se na minha situação atual compensa eu investir em uma nova linguagem e/ou tentar retomar através do PHP mesmo.

 

Vou pensar mais uns dias e aguardar se terei outras respostas no fórum para ver se 'clareia' algo.

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua situação Erik, é a mesma pela qual passei entre 2008/2009 quando estava retornando a programação (que amo) após passar de 2000 a 2007/2008 trabalhando em outras áreas - O que ao meu ver, não foi ruim, pelo contrario, me deu uma visão muito mais ampla de mercado, fornecedores, clientes, comportamento de consumidor, etc... do que teria sendo apenas programador.

O retorno não foi fácil, mas valeu a pena.

 

Recomendo o php pois a maioria dos serviços de hospedagem tem suporte a ele como padrão.

Além disso, muitas vezes nos deparamos com clientes que desejam algo simples e rapidamente implementável, o que nos permite usar algo como o wordpress e customizá-lo para o que o cliente deseja.

Customização que pode ser feita por plugins ou mexendo no código que é em php.

Sem falar em clientes que pedem pequenos ajustes em seus sites, e a maioria é em php.

 

Como o Beraldo falou, ASP foi morto pela MS e por estar sujeito aos humores da Microsoft, não quis aprender .NET.

 

Java tem um bom mercado atualmente, mas para quem está recomeçando, não acho que compensa iniciar por ele.

Em algum momento futuro, se tiver interesse, ai sim, pode valer a pena, dependendo do que planeja.

 

Python é uma linguagem em ascensão atualmente.

 

Além de estar sendo adotado por varias startups, ele também tem sido muito usado na chamada big data, seja pela analise matemática, seja pela diversidade de possibilidades de interagir com outras soluções.

 

Se estivesse nessa situação atualmente, iniciaria pelo php por ter um bom mercado já consolidado e em seguida aprenderia python pelo grande potencial que ele possui num futuro bem próximo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.