Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

slotos

Migração de Servidor e o Banco?

Recommended Posts

Boa noite pessoal.

 

Tenho uma dúvida que me surgiu depois de uns longos pensamentos...

Exemplo: Tenho uma aplicação podendo ser Web, Mobile, etc... e tem um banco de dados cadastrando tudo nele, desde compras, cadastros, etc etc etc, me veio na cabeça, se eu criei essa aplicação no inicio em um servidor, onde o requisitos de sistemas é baixo, devido a uma margem de exemplos, 1.000 á 10.000 mil usuários, e preciso migrar pra um servidor dedicado, mais robusto, como é feito essa migração? Pois fiquei pensando, a aplicação não pode parar, não posso colocar uma pagina em manutenção dizendo que está havendo a migração de servidor...etc...Como por exemplo o Facebook, como ele fez isso? no inicio em um servidor mais fraco, creio que eles não ficaram fora do ar para essa migração? Estou certo?

E se sim, como é a lógica para se fazer isso?Passar os dados do banco para o novo, na mesma ordem sem ficar OFF

Teria como fazer isso?

 

Obrigado desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Facebook deve ter uma implementacao propria de NoSQL ( http://imasters.com.br/artigo/17043/banco-de-dados/nosql-voce-realmente-sabe-do-que-estamos-falando/) , alem disso é sempre possivel para qualquer compontente de um sistema se fazer clusterizacao, seja dum sistema, de hardware ou de um software especifico.

 

No caso o cluster costuma fazer um balanceamente do carga e "empurra" a solicitacao para o nó menos carregado, caso um dos nós caia o resto assume e tudo fica transparente para o usuario (com excessao da possivel lentidao, caso a falta daquele nó impacte a performace da solucao)

 

 

Caso tenha interesse em NoSQL sugiro que de uma olhada no mongoDB ou couchDB

https://www.mongodb.org/

http://couchdb.apache.org/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.