Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Motta

A computação quântica está prestes a mudar a Internet

Recommended Posts

A computação quântica está prestes a mudar o equilíbrio de forças da segurança na internet

 

 

_________________________________________________________________________________________________

 

 

Eu vejo um erro de avaliação pois um computador quântico teria a capacidade de gerar uma criptografia muito mais complexa , ou seja o equilibrio de forças seria mantido.

 


Mas temo a CQ por suas consenquências a Inteligência Artificial....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve Motta,

 

A computação quântica está prestes a mudar o equilíbrio de forças da segurança na internet

 

 

_________________________________________________________________________________________________

 

 

Eu vejo um erro de avaliação pois um computador quântico teria a capacidade de gerar uma criptografia muito mais complexa , ou seja o equilibrio de forças seria mantido.

 

 

Eu não diria "gerar" e sim decifrar ou realizar uma operação de criptografia. Uma vez que as chaves criptográficas são criadas a partir de algorítimos feitos por nós, humanos.

 

A grande questão é, as chaves atuais serão (já são) facilmente quebradas pela tecnologia (atual) quântica e devemos demorar algumas décadas para desenvolver algum algorítimo sobre a tecnologia quântica, e, nesse vácuo do espaço estaremos ferrados.

 

Penso eu.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que acho é que o processamento ficará mais forte mas em bos os lados , algo que ocorreu com quando os computadores passaram a ser usados para criptografia , as chaves manuais ficaram obsoletas contra algoritmos computacionais , o que eu acho é que final o jogo "empata" , em um nível mais alto mas empata.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você não deixa de ter razão sobre o assunto. Uma vez que, aumenta-se o poder de processamento das coisas, aumenta-se também o poder de fogo de ambos os lados. Isso é facto e notório.

 

O grande X da questão é, teremos criptografia para segurar esse processamento todo? Acho que não. Dica gratuita para nossos queridos professores de matemática que pensam em poder auxiliar a humanidade além da educação básica e média. :D

 

Se, atualmente chaves são quebradas com auxilio de GPIs, o que me dirás usando o processador quântico, a RAM, as GPIs e todos os outros barramentos disponíveis da CPU; além dos agragados.

 

Nessa hora, até a ponte Norte e ponte Sul farão parte das descobertas....;)

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...)

"Por sua vez, a computação quântica permite que estes problemas “computacionalmente difíceis” de se solucionar sejam resolvidos em pouco tempo – chegando à ordem dos segundos – pois várias soluções podem testadas ao mesmo tempo, de forma análoga a uma computação paralela, mas com apenas um processador."

(...)

 

http://segurancadainformacao.modulo.com.br/a-era-da-computacao-quantica

 

Acredito que o conceito exposto pelo Lord tenha sido corretamente interpretado sobre essa questão.

 

[ ]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

(...)

 

Por fim, destaca-se que a criptografia quântica – técnica criptográfica que pode fazer frente à criptoanálise efetuada por computadores quânticos – é um ramo evolutivo da criptografia tradicional, utilizando princípios da física quântica para garantir a segurança da informação.

 

(...)

 

Este é o ponto o poder do lado de quem quervesconder a informação também aumenta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

podem me explicar esse assunto mas facil ???, o q vai acontecer se isso ocorrer ??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rapaz , já li sobre algoritmos quânticos e pouco entendi , mas básico é que os multi-estados permite uma "computação em paralelo".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.