Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AlissonLinneker

API para retorno de dados pelo CPF ou CNPJ

Recommended Posts

 

6.1 - O CONTRATANTE neste ato declara que não é integrante do portfólio de clientes da SERASA EXPERIAN, declarando ainda que não contratará os serviços diretamente da SERASA EXPERIAN enquanto vinculado a este contrato.

[...]

 

6.3 - Fica expressamente proibido ao CONTRATANTE a menção do nome comercial da SERASA EXPERIAN em suas relações comerciais e afins.

 

[...]

 

2.1 - A consulta "PACOTE CPF" utiliza o "banco de dados" da SERASA EXPERIAN.

 

[...]

 

2.1 - A consulta "PACOTE CNPJ" utiliza o "banco de dados" da SERASA EXPERIAN.

 

Meio obscuro tais termos não? O qual, quando contrata os serviços prestados fica proibido (o que, juridicamente, não existe) de contratar outra empresa. Sendo que esta outra empresa é que fornece a informação real.

 

Enfim, retornando ao questionamento: no meu caso, não existe necessidade para tal.

 

A ferramenta, ao meu ver, se dá apenas para instituições que necessitam comprovar o crédito para um dado CPF ou CNPJ. Nem lojas onlines realizam este tipo de consulta. :bye:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu compreendo a necessidade de alguns nichos em comprovar tais dados e a ferramenta pode conseguir atender com sucesso tais nichos sim.

 

Mas, e a questão das mudanças? Vou me citar como exemplo: nos últimos 4 anos:

- Mudei de endereço 4 vezes;

- Minha mãe mudou de nome;

- Eu mudei de nome.

 

Muitas destas informações ficam desatualizadas por um tempo indefinido (se são atualizadas corretamente), e podem não representar a situação real (e atual) da pessoa.

 

Enfim, é meio tosco a dúvida, já que ela se equivaleria ao modelo atual de comerciantes também que consultam o banco do SPC/Serasa, mas é algo que pode ajudar a instigar um novo modelo para comprovar crédito para as pessoas e/ou empresas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já entendi o funcionamento do todo antes, mas ainda não vejo utilidade para um uso geral. É querer complicar o que já existe. Entretanto, vejo chances em usos estritos, em nichos específicos. Ex.? Sistemas automatizados de empréstimos, consignações, financiamentos etc.

 

Imagine que eu digite um CPF erroneamente em um cadastro, e este CPF exista. O cadastro irá alimentar as informações de outra pessoa e eu as verei? Chance pra fraude, não?

 

E um adendo: o nome só altera na Receita Federal caso ele seja atualizado no CPF. E CPF não é o único documento de identificação, e não é exigido para atualização de: certidão de nascimento, casamento e RG, abrindo uma lacuna de possibilidades e divergências de informações.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.