Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

digoleonardi

Somar total de itens em um determinado mês

Recommended Posts

Ola pessoal, to ficando doido ja kkkk

 

preciso que me ajudem sobre um código.

 

Eu tenho uma pagina de cadastro de itinerário de um motoboy na minha empresa, e cadastro por empresa, marco qual região, o que vai levar etc...

 

Meu chefe pediu para eu fazer um relatorio por exemplo.. mês 06 queria saber quantas vezes ele foi na regiao A, quantas vezes foi na regiao B, etc... mesma coisa pra Empresa... quantas vezes foi na empresa 1, quantas vezes foi na empresa 2, mas tudo isso com base no mês que eu selecionar, mas ja dando certo o relatorio pela regiao, ja consigo fazer pela empresa.

 

Preciso que apareça isso numa tabela em ASP(então preciso uma variavel X para jogar por exemplo o valor total por regiao, não sei onde coloco essa variavel X na linha de codigo) eu fiz uma linha de SQL no asp, porém ele ta dando um erro.

 

Segue código do SQL, tenho uma tabela cadastrada as regioes, e uma tabela do itinerario que são os lugares onde o motoboy foi...

 

Dim rspesquisa, sqlpesquisa
Set rspesquisa= Server.CreateObject("ADODB.RecordSet")
sqlpesquisa = "SELECT motoregiao.regiao COUNT(motoitinerario.regiao) motoitinerario.mes FROM motoregiao INNER JOIN motoitinerario ON (motoregiao.idregiao = motoitinerario.regiao) GROUP BY motoregiao.regiao"
rspesquisa.Open sqlpesquisa, Conexao
esse código ele ta dando um erro::: "Erro de sintaxe(operador faltando) na expressão de consulta 'motoregiao.regiao COUNT(motoitinerario.regiao) motoitinerario.mes'
por favor me ajudem de verdade, estou precisando muito, faz meses que procuro na internet, estou enroscado com isso faz meses, e nao acho solução...
ME AJUUUUDEEEEM. Obrigado
Obs: se precisarem de mais codigos da pagina me avisem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se entedi bem, você está exibindo várias colunas..
ex:

select nome, count(id), telefone, e-mail, endereço, pedidos,
nome-da-esposa, nome-da-sogra, endereço-do-viznho from pessoas

então separe os nomes das colunas com virgulas, exceto antes da palavra "from".

 

faz meses que procuro na internet, estou enroscado com isso faz meses, e nao acho solução...

 

http://www.google.com.br/search?q=sql&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&gfe_rd=cr&ei=f7qeVegtj8CABPfhgfgE

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/75/principais-instrucoes-em-sql.aspx

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você quer somar ou contar. Para somar use o Sum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

praticamente uma soma, quero somar qtas vezes o motoboy foi em um determinado lugar, porem quero lista-los em uma tabela, todas as empresas, ai do lado de cada empresa o valor de qtas vezes ele foi no mês que selecionei...

 

ai precisava criar uma variável "total" para colocar na coluna qtidade de X no mês. mas nao sei onde coloco ela na linha do comando da soma....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode usar a função SUM () do SQL, ela retorna a soma total de uma coluna numérica.

SELECT SUM (column_name)AS total FROM nome_tabela WHERE
ped
.idStatusPedido = sPedido.idStatusPedido AND
ped
.idCliente = cli.idCliente AND
ped
.idFormaPagamento = formaP.idFormaPagamento AND
NOT ped
.status = 'C'
ORDER BY dataPedido DESC

 

ou também direto no code, se estiver com problemas para agrupar

 

soma=""
total=""
while not rs.eof
if total = "" then
soma = rs("totalCompra")
total = CDBL(soma)
else
soma = rs("totalCompra")
total = CDBL(total) + CDBL(soma)
end if
wend
response
.write FormatNumber(total,2)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia, outra duvida, na hora que ele lista a tabela, ele ta listando as regioes em ordem alfabética, eu precisava listar ordem decrescente nessa variavel valor ao inves alfabetica, mas essa variavel ta criada na linha do banco só, nao tem no ela cadastrada no BD, ai quando coloco order by valor, ele fala que nenhum valor foi fornecido, em qual momento coloco pra ele listar em ordem do numero maior pro menor na linha que eu coloquei no começo do tópico em negrito?

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

coloque ORDER BY DESC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então mas ele da erro de sintaxe.... no final da linha ja tem o group By BD.nome_campo ai ele fala que da erro de sintaxe mesmo eu colocando group by antes do order by, ou ao contrario....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dá um response.write na sua string SQL para ver o que está sendo passado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ele me passa somente os valores normal como ordem alfabetica das regioes, ai os numeros segue essa sequencia alfabetica, mas nao tem nada de order by regiao pra ser por essa ordem... coloco no final da linha sql order by valor?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites


SELECT ProductID, Name, Color

FROM Production.Product

ORDER BY ListPrice

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por digoleonardi
      Ola pessoal, to ficando doido ja kkkk
       
      preciso que me ajudem sobre um código.
       
      Eu tenho uma pagina de cadastro de itinerário de um motoboy na minha empresa, e cadastro por empresa, marco qual região, o que vai levar etc...
       
      Meu chefe pediu para eu fazer um relatorio por exemplo.. mês 06 queria saber quantas vezes ele foi na regiao A, quantas vezes foi na regiao B, etc... mesma coisa pra Empresa... quantas vezes foi na empresa 1, quantas vezes foi na empresa 2, mas tudo isso com base no mês que eu selecionar, mas ja dando certo o relatorio pela regiao, ja consigo fazer pela empresa.
       
      Preciso que apareça isso numa tabela em ASP(então preciso uma variavel X para jogar por exemplo o valor total por regiao, não sei onde coloco essa variavel X na linha de codigo) eu fiz uma linha de SQL no asp, porém ele ta dando um erro.
       
      Segue código do SQL, tenho uma tabela cadastrada as regioes, e uma tabela do itinerario que são os lugares onde o motoboy foi...
       
      Dim rspesquisa, sqlpesquisa Set rspesquisa= Server.CreateObject("ADODB.RecordSet") sqlpesquisa = "SELECT motoregiao.regiao COUNT(motoitinerario.regiao) motoitinerario.mes FROM motoregiao INNER JOIN motoitinerario ON (motoregiao.idregiao = motoitinerario.regiao) GROUP BY motoregiao.regiao" rspesquisa.Open sqlpesquisa, Conexao esse código ele ta dando um erro::: "Erro de sintaxe(operador faltando) na expressão de consulta 'motoregiao.regiao COUNT(motoitinerario.regiao) motoitinerario.mes' por favor me ajudem de verdade, estou precisando muito, faz meses que procuro na internet, estou enroscado com isso faz meses, e nao acho solução... ME AJUUUUDEEEEM. Obrigado Obs: se precisarem de mais codigos da pagina me avisem...
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.