Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eriksonsr

forma correta de modelar tabelas do banco de dados

Recommended Posts

Bom dia galera!

 

Estou com a seguinte dúvida, vou criar um sistema que gerencia propostas para possíveis clientes (prospectos) ou para pessoas/empresas que já são clientes, um possível cliente pode ser tanto uma empresa quanto uma pessoa fisíca. Quando uma dessas propostas é aceita, se a pessoa/empresa ainda não é cliente ela se torna um cliente.

 

Minha dúvida é a seguinte, a forma mais correta de fazer isto é criando tabelas separadas para pessoas/empresas que já são clientes das que ainda podem ser? Ou coloco tudo na mesma tabela, tanto pessoas/empresas que já são clientes quanto pessoas/empresas que ainda não são clientes.

 

OBS: pessoas/empresas que já são clientes tem atributos diferentes de quem ainda não é e, cada uma dessas entidades se relaciona com diferentes partes do sistema.

 

Tenho certeza que isso tudo deve ficar em tabelas separadas, uma para clientes e outras para não clientes, to perguntando isso mais porque gostaria de ver opiniões de outros, porque estou tendo uma divergência interna aqui com pessoas que querem deixar tudo na mesma tabela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não caia em um erro comum , fazer diretamente a Modelagem Física antes da Lógica, outra coisa é definir que Metodologia de Modelagem será usada (UML, DER etc) , aí sim se parte para o físico , onde a preocupação com desempenho , espaço etc cabe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra modelagem vai ser só um ER mesmo, por isso que perguntei pois estou na fase de começar a definir as tabelas que vão fazer parte desta parte do sistema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende do negócio , tem negócio como seguros , plano de saúde etc que só se é cliente quando um contrato é assinado , mas se eu vendo pneus por exemplo posso cadastrar um possível cliente sem ele nunca ter feito um pedido.

 

No segundo caso um atrributo classificando o cliente permite identificar um "prospecto" de um cliente regular.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.