Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

josenilson

comunicação de um objeto entre dois forms

Recommended Posts

Bom dia ! boa tarde ! Boa noite !

meu nome e josenilson pereira sou estudante de ADS (Analise e desenvolvimento de sistemas 2º semestre)

 

Tenho um trabalho para entregar na faculdade e estou desesperado, tenho que executar uma determinada função nesse projeto e não tenho achado solução por favor me ajudem.

 

obs: sou iniciante em C# e peço desculpa caso tenha postando lo lugar errado

 

o problema e o segunte, tenho dois forms, o form1 neste tenho um painel com a sua propriedade visible como false.

e no form2 tenho um checkBox.

 

ate ai tudo bem, o que quero fazer é, quando clicar no checkBox e setalo o painel que esta no form1 seja abilitado , sendo que o checkBox esta no form2, a logica para isso eu tenho seria atravez de um if , if (checkBox3.check ) { painel.visible = true } sendo que o painel esta no form 1 e o checkbox no form 2.

a minha limitação no nomento e que no nomento de fazer o if no checkbox não sei como chamar o painel que esta no form 1 .

 

como funciona isso ?

 

deis de já agradeço e peço uma humilde gentileza quem postar á ajuda, favor detalhar pois sou iniciante então detalhe bem o codigo, não sei tambem se minha logica da condição esta correta digo não sei se seria mesmo pelo IF.

 

att: josenilson pereira.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Você pode tentar assim, se o seu modificador do painel for público.

if(sua condição) {
 Form1.painel.visible = true;
}

Boa tarde ! KaosDoctor .

 

eu já alterei o painel para public porem o painel não esta no form 1 esta no form 2.

quando eu abro o scritp com form1. não aparece o painel de alguma maneira os objetos do form1 não estão se comunicando com o form2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por janir.matheus
      Bom dia,
       
      Preciso de ajuda ajuda para resolver o problema de SIGSEGV, basicamente tennho um zconection dentro de uma classe e recebo erro quando tento acessá-lo. Segue um trecho da classe:
      unit unt_classconexao; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, ZConnection, ZDataset; type { tConexao } tConexao = class private public vConector : TZConnection; function Listar_Usuarios:TZReadOnlyQuery; procedure Conectar_Banco; end; implementation { tConexao } function tConexao.Listar_Usuarios: TZReadOnlyQuery; var zrquery : TZReadOnlyQuery; begin Conectar_Banco; try zrquery := TZReadOnlyQuery.Create(nil); zrquery.Connection := vConector; zrquery.SQL.Clear; zrquery.SQL.Text := 'SELECT * from tbl_profissionais'; zrquery.Open; Listar_Usuarios := zrquery; finally end; end; procedure tConexao.Conectar_Banco; begin //vConector := TZConnection.Create(nil); vConector.HostName := 'localhost'; vConector.Port := 3306; vConector.Database := 'Caps'; vConector.Protocol := 'mysql-5'; vConector.User := 'root'; vConector.Password := ''; vConector.Connected := true; end; end. Após isso tento fazer uso dessa classe para popular um DBGrid:
      unit unt_frmprincipal; {$mode objfpc}{$H+} interface uses Classes, SysUtils, DB, Forms, Controls, Graphics, Dialogs, Menus, DBGrids, ZConnection, unt_classconexao; type { Tfrm_principal } Tfrm_principal = class(TForm) DataSource1: TDataSource; DBGrid1: TDBGrid; MainMenu_frmPrincipal: TMainMenu; MenuItem_AplicativoSair: TMenuItem; N1: TMenuItem; MenuItem_AplicativoLogin: TMenuItem; MenuItem_Aplicativo: TMenuItem; procedure MenuItem_AplicativoLoginClick(Sender: TObject); private public vConexao : tConexao; end; var frm_principal: Tfrm_principal; implementation {$R *.lfm} { Tfrm_principal } procedure Tfrm_principal.MenuItem_AplicativoLoginClick(Sender: TObject); begin //vConexao := tConexao.Create; DataSource1.DataSet := vConexao.Listar_Usuarios; end; end. A mensagem de erro que recebo dá a entender que o problema ocorre logo que o zconnection começa a ser configurado, como vocês podem ver pelos trechos comentados eu tentei instanciar o componente também sem sucesso. Não tenho experiencia com POO e tenho certeza que estou cometendo um erro bobo, então peço uma explicação sobre como resolver isso. Agradeço de antemão a quem puder me ajudar.
       
      PS. Estou usando o Lazarus.
    • Por Giovanird
      Olá a todos!

      Abaixo lista minha estrutura em Json. Há grupos que faltam um objeto (TIPO) e ao listar recebo o erro  por não encontrá-lo.
      Existe alguma maneira de verificar se este objeto existe e caso não, ignorar?

      Desde já agradeço a atenção.

       
      ESTUTURA JSON: [ { “titulo”: “JSON”, “data”: “20/10/2020”, “ano”: 2020, “tipo”: novo }, { “titulo”: “HTML”, “data”: “20/10/2020”, “ano”: 2020, “tipo”: usado }, { “titulo”: “PHP”, “data”: “20/10/2020”, “ano”: 2020 } ] CAPTURANDO OS DADOS: $titulo = $decode->titulo; $data = $decode->data; $ano = $decode->ano; $tipo = $decode->tipo;  
       
    • Por vinicius59
      Então... há algum tempo venho pesquisando em vários sites sobre a duvida que eu tenho, ela se consiste em como eu posso fazer (2 botoes) que ao ser acionado cria-se um quadrado pequeno de uma cor que eu vou escolher! Se alguém poder responder 'Me desculpem se essa duvida não for relacionada ao php sou novo aqui'.
    • Por lucas01andre
      Olá pessoa, estou aprendendo JavaScript e quero aprender também boas práticas. Ao olhar de vocês, ao declarar uma função em um objeto é melhor usar a forma tradicional ou a arrow? Por que usar e quando usar uma das duas? Desde já agradeço a ajuda!
    • Por Lucas Natan Cavichioli
      Boa noite galera, estou com uma dificuldade de lógica aqui.. rsrs. Estou consultando uma api de cnpj. Ele me traz um array que contém valores simples e alguns objetos
      exemplo:   
      "atividade_principal": [ { "text": "Atividades de televisão aberta", "code": "60.21-7-00" } ], "data_situacao": "03/11/2005", "nome": "GLOBO COMUNICACAO E PARTICIPACOES S/A", "uf": "RJ", "telefone": "(21) 2540-2623", "atividades_secundarias": [ { "text": "Reprodução de vídeo em qualquer suporte", "code": "18.30-0-02" }, { "text": "Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na internet", "code": "63.19-4-00" }, { "text": "Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação", "code": "73.12-2-00" }, { "text": "Programadoras", "code": "60.22-5-01" } ] ....  
      .... $var = json_decode($json);            // Bloco de código: Seta todos os valores da api menos o cnpj         //define delimitador do foreach em 0.         $jafoi = 0;         $receitawsmodel = new Receitaws();                 foreach($var as $valor){                         if($jafoi == 0){                               foreach($var->atividade_principal as $valor){                                 $receitawsmodel->setRec_atv_prin_code($valor->code);                                 $receitawsmodel->setRec_atv_prin_text($valor->text);                             }                             foreach($var->atividades_secundarias as $valor){                                 var_dump($valor);                                 $array = array($valor->code, $valor->text);                                                                  var_dump($array);                                //aqui eu setava o array com todos os valores tipo: $receitawsmodel->setRec_atv_secundarias($str);                             }                                             $jafoi = 1;                         }                      } .... Tenho que armazenar essas informações no banco. No meu php está assim:
      O primeiro foreach, da certo, pois todo cnpj vai ter apenas uma atividade principal, porém, no segundo foreach a atividade secundária pode ter varios ou nenhuma. 
      Eu criei uma variavel "$jafoi" como um delimitador pra mim conseguir separar os objetos dos valores simples dentro do array. Como está ali eu crio 4 arrays(óbvio porque ele tem 4 atividades secundárias), gostaria de alguma ideia de como eu poderia fazer para que eu juntasse tudo isso em um array só e usasse um implode pra armazenar uma string com todos esses valores.
      Alguém pode me ajudar?
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.