Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

DiegoMexíca

Programação para iniciantes

Recommended Posts

Hoje comecei a pesquisar sobre Programação e queria que vocês me auxiliassem como podem neste tópico.

 

A princípio devemos voltar nossos esforços à lógica de programação.

Depois partimos ao aprendizado da linguagem que escolhermos por quaisquer motivos.

Obs.: Aprender inglês é muito importante pois é a língua de todas as linguagens de programação de peso do mercado.

 

Tendo isso em vista, tracei alguns passos iniciais:

1 - Compre um livro

Pesquisei bastante e gostei desse:

Use a cabeça - Programação (alguém indica um melhor?)

 

2 - Aprenda lógica de programação e logaritmos (em conjunto)

Achei um curso grátis sobre lógica de programação na Escola da Fundação Bradesco. (alguma outra indicação?)

 

Para lógica de programação também achei o Visualg (outra indicação?) e seguirei a seguinte lista de aulas:

https://goo.gl/l14Uaj (mais indicações?)

 

Quanto ao inglês ainda não sei bem... Vocês conhecem o Mairo Vergara? Baixei a apostila de inglês dele...

 

Por enquanto é só... O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, achei bem interessante seu post já que vi que foi a fim de ajudar pessoas menos experientes ou iniciantes na programação em geral, também gostei das suas indicações e gostaria de adicionar mais algumas coisas. Eu, atualmente, estou programando em AdvPl que é um nível digamos mundial, que como você falou utiliza o inglês como base, por isso que eu começo falando disso. Para chegar a programação em AdvPl, eu não fiz nenhum curso profissionalizante nem em inglês nem em AdvPl, mas mesmo assim temos que seguir uma linha do tempo, um degrau de cada vez, eu aconselho muito o site Duolingo que é graças a ele que eu tenho um nível considerável no inglês. Também aconselho o livro: Aprendendo a programar em portugol. Que visa bastante a programação em VisuAlg que é o início para qualquer um começar a programar. Abaixo vou estar deixando uma "linha do tempo" que vi em um site e achei muito interessante (há mais ou menos 3 anos atrás que eu levo comigo até hoje):

 

1 - Exercitar muito lógica (Exemplo: escrever todos os passos necessários para realizar um ato do cotidiano como: escovar os dentes, lavar as mãos, trocar um pneu furado, entre outros).
2 - Exercitar muito lógica de programação com programas como: VisuAlg.
3 - Aprender um idioma importante para programação em geral como o inglês (Minha sugestão: Doulingo).
4 - Aprender a programar numa linguagem mais complexa como C ou C++.
5 - Aprender a programar numa linguagem mais complexa e mais avançada em relação ao mercado de trabalho com AdvPl.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os livros da série use a cabeça são muito bons, tem também os da Casa do Código (http://www.casadocodigo.com.br) que também são excelentes, eles possuem livros exclusivos de lógica de programação e algoritmos básicos já voltados a uma linguagem de mercado.

 

VisualG é para algoritmos, é bastante util, mas não é uma linguagem, você só vai conseguir fazer Mockups ou modelos para transpor para outras linguagens, hoje isso sinceramente não é tanto usado quanto antigamente, mas é bom para treinar o pensamento lógico.

 

Na questão do inglês, isso é realmente necessário, porque todas as linguagens são em inglês, os erros e tudo mais são todos escritos em inglês. Eu não aconselho aplicativos e aulas em casa (OpenEnglish e EnglishTown por exemplo), o melhor é você ter um professor e fazer aulas de fato em uma escola física, a WiseUp é uma boa pedida para um inglês rápido, porém você não vai sair de lá fluente, mas vai conseguir entender e ler bem.

 

Mas acima de tudo, o aluno é o que importa, programar e trabalhar nessa área é algo que requer paixão pelo que se faz. Se você não sente que isto é o que você quer fazer então você terá problemas na hora de cair nesse mundo, mas se você tem certeza que programação é a sua praia, ai você vai evoluir muito rápido e terá muito sucesso. É uma área que está em constante mudança e que necessita de estudo eterno, então você vai ter que ficar sempre comprando livros e correndo atrás de estudos.

 

Cursos profissionalizantes são de muita ajuda, e vão te guiar no caminho das pedras pelo menos no inicio da jornada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por leonardorafaeldev
      Boa noite pessoal estou com um problema que o icone do meu site não aparece no mobile segue uma foto do problema o meu codigo esta assim
       
      <!-- icones -->   <link href="icones/favicon.ico" rel="icon">   <link href="icones/favicon.ico" rel="shortcut icon">    <link rel="apple-touch-icon" sizes="57x57" href="icones/apple-icon-57x57.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="60x60" href="icones/apple-icon-60x60.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="72x72" href="icones/apple-icon-72x72.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="76x76" href="icones/apple-icon-76x76.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="114x114" href="icones/apple-icon-114x114.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="120x120" href="icones/apple-icon-120x120.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="144x144" href="icones/apple-icon-144x144.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="152x152" href="icones/apple-icon-152x152.png">   <link rel="apple-touch-icon" sizes="180x180" href="icones/apple-icon-180x180.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="192x192"  href="icones/android-icon-192x192.png" >   <link rel="icon" type="image/png" sizes="36x36" href="icones/android-icon-36x36.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="48x48" href="icones/android-icon-48x48.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="96x96" href="icones/android-icon-96x96.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="144x144" href="icones/android-icon-144x144.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="72x72" href="icones/android-icon-72x72.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="32x32" href="icones/favicon-32x32.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="96x96" href="icones/favicon-96x96.png">   <link rel="icon" type="image/png" sizes="16x16" href="icones/favicon-16x16.png">   <link rel="manifest" href="icones/manifest.json">   <meta name="msapplication-TileColor" content="#ffffff">   <meta name="msapplication-TileImage" content="icones/ms-icon-144x144.png">   <meta name="theme-color" content="#ffffff">   <meta charset="utf-8">   <meta content="width=device-width, initial-scale=1.0" name="viewport">
    • Por Onaita
      Boa noite, preciso de uma ajuda com o código abaixo:
      - Dentro da variável '$dados' tenho uma array em que o id repete com datas diferentes, preciso descartar uma das duas arrays repetidas com o mesmo 'id', mantendo a de menor data, ou seja, o resultado final seria:
      "Array ( [0] => Array ( [id] => 12 [data] => 2020-07-02 ) , [1] => Array ( [id] => 13 [data] => 2020-06-10 ) ) "
      - já tentei de tudo um pouco a princípio estou trabalhando com a ideia de loop dentro de loop, para varrer e comparar, mas como vcs podem ver estou deixando passar alguma coisa;
      <?php
      $dados =     [array("id" =>12, "data"=>"2020-07-02"),
                  array("id" =>13, "data"=>"2020-06-10"),
                  array("id" =>13, "data"=>"2020-06-15"),
                  array("id" =>12, "data"=>"2020-05-12")];
      $total = count($dados);
      foreach($dados as $item){
          for($i=1; $i < $total; $i++){
              if($item['id'] == $dados[$i]['id']){
                  if(strtotime($item['data']) <= strtotime($dados[$i]['data'])){
                      unset($dados[$i]);
                      $dados = array_values($dados);
                      $total = count($dados);
                      
                  }    
              }    
          }    
      }
      print_r($dados);
      Array ( [0] => Array ( [id] => 12 [data] => 2020-07-02 ) ) //resultado
       
      Se alguém achar o erro, ou uma forma de resolver esse problema ficarei muito agradecido!
      Obrigado e Um grande abrs a todos!
    • Por Licht
      Quero um programa que leia vários numeros e informa quantos pares foram digitados. Quando o número 0 (zero) for digitado ele para a execucao. O programa entra num loop e nao funciona como gostaria <?php             $cont= 0;             do {                 echo "<form method='GET' action='exemplo.php'><br/>";                 echo "<h1>Quantidade de numeros pares</h1><br/>";                 echo "<label for='num'>Numero: </label><br/>";                 echo "<input type='number' name='num'/><br/><br/>";                 echo "<input type='submit' value='Verificar'>";                 echo "</form>";                 echo "Contador: $cont";                 $num_verificar = isset($_GET["num"]) ? $_GET["num"] : ' ';                 if($num_verificar%2 == 0)                     $cont ++;             } while ($num_verificar != 0);             echo "Quantidade de numeros pares eh $cont! <br/>"; ?>             
    • Por G_Celebrini
      Eu tô no primeiro ano de faculdade e tenho que criar um jogo da velha com as seguintes regras: Desenvolver o Jogo da Velha utilizando matrizes. O jogo deve ser preparado para a interação entre dois usuários. Os usuários deverão escolher os símbolos que utilizarão no jogo. Cada partida deverá ser composta de três rodadas. O resultado final deve considerar que ganhou duas ou três partidas como vencedor. Havendo um empate e uma vitória para cada lado, o sistema deverá propor uma partida final. Caso os usuário declinem desta partida deverá ser considerado empate técnico. Deve haver rotina específica para que os usuários optem pelo abandono do jogo dando, nesse caso, a vitória da rodada ao adversário.
      Eu ainda sou bem iniciante em programação e tenho esse código até agora:
       
      <!DOCTYPE html>
      <html>
      <head>
          <meta charset="UTF-8"/>
          <title> Bagulho é doido memo </title>
          <style type="text/css">
      #text {
         
         font-size: 45px;
      }
      </style>
      </head>
      <body>
          <input type=submit value="1"
          onclick = "location.href = 'testes.php?id=1'">
          <input type=submit value="2"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ad=1'">
          <input type=submit value="3"
          onclick = "location.href = 'testes.php?bd=1'">
          <input type=submit value="4"
          onclick = "location.href = 'testes.php?cd=1'">
          <input type=submit value="5"
          onclick = "location.href = 'testes.php?dd=1'">
          <input type=submit value="6"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ed=1'">
          <input type=submit value="7"
          onclick = "location.href = 'testes.php?fd=1'">
          <input type=submit value="8"
          onclick = "location.href = 'testes.php?gd=1'">
          <input type=submit value="9"
          onclick = "location.href = 'testes.php?hd=1'">
          <input type=submit value="10"
          onclick = "location.href = 'testes.php?jd=1'">
          <input type=submit value="20"
          onclick = "location.href = 'testes.php?kd=1'">
          <input type=submit value="30"
          onclick = "location.href = 'testes.php?ld=1'">
          <input type=submit value="40"
          onclick = "location.href = 'testes.php?md=1'">
          <input type=submit value="50"
          onclick = "location.href = 'testes.php?nd=1'">
          <input type=submit value="60"
          onclick = "location.href = 'testes.php?od=1'">
          <input type=submit value="70"
          onclick = "location.href = 'testes.php?pd=1'">
          <input type=submit value="80"
          onclick = "location.href = 'testes.php?qd=1'">
          <input type=submit value="90"
          onclick = "location.href = 'testes.php?rd=1'">
          <h1></h1>
          <?php

      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //início do código php, que começa com a declaração do array multidimensional que vai ser o jogo da velha
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          $hash_game = array(
           array("barra1" => "|","espaço1" => "---","barra2" => "|","espaço2" => "---","barra3" => "|","espaço3" => "---","barra" => "|"),
           array("barra4" => "|","espaço4" => "---","barra5" => "|","espaço5" => "---","barra6" => "|","espaço6" => "---","barra_" => "|"),
           array("barra7" => "|","espaço7" => "---","barra8" => "|","espaço8" => "---","barra9" => "|","espaço9" => "---","barra__" => "|")
          );
          $vitoria_x = 0;
          $vitoria_o = 0;
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //procedimento responsável por exibir o array
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          function exibir_jogo ($hash_game) {
              echo $hash_game[0]['barra1'];
              echo $hash_game[0]['espaço1'];
              echo $hash_game[0]['barra2'];
              echo $hash_game[0]['espaço2'];
              echo $hash_game[0]['barra3'];
              echo $hash_game[0]['espaço3'];
              echo $hash_game[0]['barra'];
              echo "<br/>";
              echo $hash_game[1]['barra4'];
              echo $hash_game[1]['espaço4'];
              echo $hash_game[1]['barra5'];
              echo $hash_game[1]['espaço5'];
              echo $hash_game[1]['barra6'];
              echo $hash_game[1]['espaço6'];
              echo $hash_game[1]['barra_'];
              echo "<br/>";

              echo $hash_game[2]['barra7'];
              echo $hash_game[2]['espaço7'];
              echo $hash_game[2]['barra8'];
              echo $hash_game[2]['espaço8'];
              echo $hash_game[2]['barra9'];
              echo $hash_game[2]['espaço9'];
              echo $hash_game[2]['barra__'];
          }
          exibir_jogo ($hash_game);
          
          echo "<br/>";
          echo "<br/>";
          echo "<br/>";
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais para fazerem os botões exibirem "x" ou "o"
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

          if(isset($_GET['id']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço1'] = "-x-";
       echo "<br/>";    
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ad']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço2'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['bd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço3'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['cd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço4'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['dd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço5'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ed']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço6'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['fd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço7'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['gd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço8'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['hd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço9'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
      if(isset($_GET['jd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço1'] = "-o-";
       echo "<br/>";    
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['kd']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço2'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['ld']) == 1){
       $hash_game[0]['espaço3'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['md']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço4'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['nd']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço5'] = "-o-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['od']) == 1){
       $hash_game[1]['espaço6'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['pd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço7'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['qd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço8'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
          if(isset($_GET['rd']) == 1){
       $hash_game[2]['espaço9'] = "-x-";
       echo "<br/>";        
       exibir_jogo ($hash_game);
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais que determinam a vitória de x
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      if (($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[0]['espaço2'] == "-x-" && $hash_game[0]['espaço3'] == "-x-") || ($hash_game[1]['espaço4'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-x-") || ($hash_game[2]['espaço7'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço4'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço2'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-x-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-x-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-x-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-x-")){
          $vitoria_x = $vitoria_x + 1;
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //condicionais que determinam a vitória de o
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

      if (($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[0]['espaço2'] == "-o-" && $hash_game[0]['espaço3'] == "-o-") || ($hash_game[1]['espaço4'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-o-") || ($hash_game[2]['espaço7'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço1'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço4'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço7'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço2'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço5'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço8'] == "-o-") || ($hash_game[0]['espaço3'] == "-o-" && $hash_game[1]['espaço6'] == "-o-" && $hash_game[2]['espaço9'] == "-o-")){
          $vitoria_o = $vitoria_o + 1;
      }
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//
      //----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------//

      echo "<br/>";
          ?>
      </body>
      </html>
       
       
      Eu criei a matriz e tentei usar botôes pra chamar funções dando "ids" para eles, mas toda fez que eu aperto um botão a página recarrega, perdendo todas as informações colocadas antes, esse é o meu principal problema agora. Se alguém puder me ajudar...
    • Por Th14g0
      Novato em php, está dando erro ao enviar e-mail
       
      Código do form:
      <form action="contato.php" method="post" id="orcamento">
                              <div class="input-field">
                                  <input type="text" name="name" id="name" required="true">
                                  <label for="name">Nome</label>
                              </div>
                              <div class="input-field">
                                  <input type="email" name="email" id="email" required="true">
                                  <label for="email">E-mail</label>
                              </div>
                              <div class="input-field">
                                  <input type="text" name="assunto" id="assunto" required="true">
                                  <label for="assunto">Assunto</label>
                              </div>
                              <select class="browser-default" name="service" id="service" required="true">
                                  <option value="" disabled selected>Selecione o serviço:</option>
                                  <option value="1">Industrial e Comercial</option>
                                  <option value="2">Imóveis</option>
                                  <option value="3">Jurídico</option>
                                  <option value="" disabled="">Outros</option>
                                  <option value="4">Sugestões</option>
                                  <option value="5">Dúvidas</option>
                                </select>
                              <div class="input-field">
                                  <textarea id="message" name="message" class="materialize-textarea"></textarea>
                                  <label for="message">Mensagem</label>
                              </div>
                              <button class="btn color-y" type="submit">Enviar</button>
       
      php
       
      <?php
      // Recebendo dados do formulário
      $name = $_POST['name'];
      $email = $_POST['email'];
      $assunto = $_POST['assunto'];
      $service = $_POST["service"];
      $message = $_POST['message'];

      $headers = "Content-Type: text/html; charset=utf-8\r\n";
      $headers .= "From: $email\r\n";
      $headers .= "Reply-To: $email\r\n";
      // Dados que serão enviados
      $corpo = "Formulário da página de contato <br>";
      $corpo .= "Nome: " . $name . " <br>";
      $corpo .= "Email: " . $email . " <br>";
      $corpo .= "Assunto: " . $assunto . " <br>";
      $corpo .= "Serviço: " . $service . " <br>";
      $corpo .= "Mensagem: " . $message . " <br>";
      // Email que receberá a mensagem (Não se esqueça de substituir)
      $email_to = 'contato@saudetotalvendasonline.com.br';
      // Enviando email
      $status = mail($email_to, mb_encode_mimeheader($service, "utf-8"), $corpo, $headers);
      if ($status):
        // Enviada com sucesso
        header('location:index.php?status=sucesso');
      else:
        // Se der erro
        header('location:index.php?status=erro');
      endif;
      ?>
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.