Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

matheusmarson

Servidores para hospedagem caseira

Recommended Posts

Olá a todos.


Estou com a intenção de montar um servidor web caseiro para fins de estudo e posteriormente fazer com que o negócio parta par algo profissional.

Primeiramente gostaria da opinião de todos sobre como criar a estrutura física para iniciar

Tenho 2 links de fibra ótica com ip fixo

Tenho 2 servidores com 2 hds em anos que vou configurar como raid 1 para garantir a publicidade dos dados.

Vou usar o debian como o servidor

Em ambos os servidores vou colocar 2 placas de rede, sendo uma para receber a conexão da fibra otica e outra para comunicar entre site (2 servidores) via crossover.

Meu objetivo de interligar diretamente ambos os host seria fazer com que o servidor slave ficasse "monitorando" o servidor principal para que quando este falar o slive imediatamente assumisse a função


Minha dúvida seria a seguinte:

Como eu configuro o servidor slave para ficar de sobreaviso e assumir a função de hospedagem caso o principal falhe e como faço para este host slave manter uma copia exata dos arquivos que o host principal contem? Importante sempre estar atualizado.


Agradeço a todos desde ja

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, acho interessante sua iniciativa , mas apenas para fins de estudo, pois para montar um host profissional é preciso mais que redundância de link e servidores, é necessário um ambiente com segurança física e lógica, geradores de energia, sem esquecer da climatização do data center e rotinas de backups periódicos, dando prioridade para redundância entre cidades ou estados, ou seja servidores em locais distintos.

 

Recomendo que contrate um plano de Cloud ou dedicado para fins profissionais o custo beneficio será bem mais vantajoso.

 

A sua pergunta de configuração pode ser respondida estudando RAID e NAS.

 

Veja um tutorial abaixo:

 

http://www.hardware.com.br/tutoriais/das-nas-san/

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.