Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Joaopedro23434we

Já estou desanimado...

Recommended Posts

Blz pessoal? eu tenho 16 anos, desde os 13 eu comecei a gostar dessas coisas de programação. Primeiro aprendi html e css, posteriormente eu comecei com php, mas sem nenhuma lógica, é tanto que tinha muita dificuldade e mal conseguia utilizar os comandos de condições if, else para fazer alguma coisa útil, naquele tempo meu código era de umas 4 linhas e me achava o máximo por isso, em 2014(Quando tinha 14 anos), é que percebi minha burrada e comecei estudar lógica, estudei uns 2 meses, mas sem práticar muito e fui aprendendo php junto, porém nunca me senti que realmente sabia programar. Eu consigo fazer muitas coisas legais, já criei um site sozinho para vender designes, com painel de controle, sistema de compras(Com pagseguro), sistema de postages, mas eu nunca fiz se quer 1 fluxograma ou um pseudo-código para montar isso, eu ia utilizando a lógica do php mesmo, mas eu sei que isso não é o certo, então quero realmente aprender lógica, de verdade, eu faço isso porque amo, eu adoro programar, adora ver um site e dizer: fui eu quem fez ele, me arrepio sem em dizer isso a vocês, o problema é que sinto um pouco de dificuldade em lógica, eu consigo criar alguns algoritmos legais, por exemplo: quase terminei isso http://wiki.python.org.br/ListaDeExerciciosProjetos só não fiz direito porque não lembro de alguns comandos do php, pois fiquei um tempinho sem pc, e demorei quase uma hora para resolver isso:

  1. Faça um programa que pergunte o preço de três produtos e informe qual produto você deve comprar, sabendo que a decisão é sempre pelo mais barato.

Tô me sentindo muito mal, pois é uma das únicas coisas que amo(além da astrônomia), e simplesmente não consigo resolver um probleminha desses. Eu também não sou muito bom em matemática, mas percebo que quando se trata de programação eu consigo resolver alguns problemas que seriam complexos pra mim se estivesse em sala de aula, resolvendo matemática pura. Ainda posso melhorar? tem como? ou já é tarde? me arrependo de ter ignorado comentários como: "Aprenda lógica primeiro, pois ela sim é a programação, o php é apenas o que vai te ajudar a torna aquilo um programa". O que vocês achem? como posso melhorar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Não desanime. É natural para a grande maioria das pessoas começarem a programar indo diretamente para aprender a linguagem em sí e colocando a mão na massa, mas isso realmente é um erro capital.

Um bom analista/programador antes de mais nada deve aprender a logica e os requisitos/regras do negocio para então, depois codar.

É uma fase complicada e demorada; você ainda é novo e tem tempo de começar a caminhar pela trilha certa.

Esqueça as linguagens por enquanto e estude o que você está com dificuldades para melhorar o seu código.

 

Recomendo baixar essas duas apostilas, imprimi-las e estuda-las com afinco! Tenho certeza que em dois meses você irá deslanchar em seu raciocínio e os seus códigos.

 

Não fique bitolado, apenas estude umas 4 horas por dia e depois disso vá jogar bola, namorar, tomar sorvete, andar de bicicleta, etc. Volte no dia seguinte, estude mais 4 horas seguidas e faça tudo aquilo que disse novamente.

 

Faça isso por apenas 60 dias. Só então volte à codar.

 

Você irá perceber/ver que a lógica está no dia-a-dia das coisas mais simples da vida. Observe!!!

 

http://www.inf.ufsc.br/~vania/teaching/ine5231/Logica.pdf

 

http://www.k19.com.br/downloads/apostilas/basica/k19-k01-logica-de-programacao

 

Bons estudos e boa sorte.

 

[ ]´s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma das maiores dificuldades das pessoas que estão aprendendo a programar agora é que elas querem correr logo para fazer seu primeiro programa funcionar. Isso não é o certo porque você não tem base em nada, você vai conseguir fazer algumas coisas mas não vai conseguir montar algo realmente complexo.

 

O ideal é você não aprender nenhuma linguagem, porque se você já começa focando em uma unica linguagem (como no seu caso o PHP) você não vai conseguir abrir sua mente para outras, isso vai fazer você ficar fixo nela. O que eu recomendo é baixar apostilas ou então fazer um curso técnico de informática, que vai te ensinar lógica de programação e algoritmos em visualG ou fluxogramas, que podem ser transpostos para qualquer linguagem.

 

Matemática não tem muito a ver com isso também porque não é obrigatório que você saiba matemática para poder programar, o importante é você saber pensar como o computador pensa.

 

O essencial é você não desanimar, você pode curtir programar mas estar no caminho errado, lembre-se que você sozinho dificilmente vai conseguir saber tudo. A programação é uma comunidade de pessoas que se ajudam mutuamente, estamos aqui para te auxiliar e te dar o caminho, saber aproveitar é com você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também sou iniciante cara, porém , ainda sendo novato eu vi que voce tentou correr para linguagem antes de aprender a lógica. Eu conheço um canal do youtube bem bacana que ensina Algoritmos estruturados básicos usando o VisualG (Portugol). Eu também sofri muito tentando aprender algoritmo, eu já sei um pouquinho, mas uma dica é : Nunca tente aprender uma linguagem sem saber a lógica de programação primeiro. Não adianta nada querer saber C, Java ou mesmo o php sem saber lógica. E tipo ter as ferramentas e não saber usa-las. Tenho certeza que se voce der uma olhada nesse canal entenderá pelo menos um pouco de lógica. E outra dica : Pratique muito, mas tipo, muuuuuuuito mesmo, pois é praticando que voce consegue ver onde esta os seus erros.

https://www.youtube.com/user/cursosemvideo

 

Outra dica e ler livros sobre algoritmos, o problema é que não tenho nenhum, então não sei qual recomendar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, não desanime também sou iniciante e sempre é difícil man...recomendo você procurar no youtube o canal

Cursos em vídeo do Prof. Guanabara, tem me ajudado muito a entender os algoritmos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.