Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelo.98

Problemas no update de dados de perfil de usuário

Recommended Posts

Olá!

Sou novo aqui no fórum e também novo na área de programação PHP. Estou desenvolvendo um projeto para o Trabalho de Conclusão de Curso do curso técnico. Me deparei com um problema aqui com a atualização de dados do usuário; no caso, de alteração do nome.

 

Minha ideia é ter uma página de configurações, onde é passado o valor em um input e que depois é enviado para um arquivo PHP que faz todo o processo. Eu fiz exatamente isso, mas o problema é que quando testo, o browser me retorna uma mensagem e não faz o update no banco. Como eu poderia resolver? Não encontro em lugar algum algo que possa resolver o meu problema; já tentei de tudo também.

Não sei se o problema é com a passagem de dados de sessão (no caso, utilizo o username, que é único de cada usuário) para comparar com o que está no banco de dados. Será?

 

Informações:

Estou utilizando o WAMP Server 2.5 e banco de dados MySQL.

 

Arquivo referente a página HTML que recebe os dados:

<?php
    include("php/verificaLogin.php");
?>
<!DOCTYPE html>
<html>
  <head>
  	<title>Página de Configurações</title>
  </head>
  <body>
  	 <div class="conteudo">
        <h1>CONFIGURAÇÕES</h1>
        <div class="secao-config">
            <h4>Alterar nome:</h4>
                <div class="input-group">
                    <form method="POST" action="php/alterar_nome.php"> <!--formulário de envio para alteração de Nome do usuario!-->
                        <input type="text" class="form-control" name="nome_novo">
                        <span class="input-group-btn">
                        </span>
                        <button class="btn btn-default" type="submit">Salvar</button>
                    </form>
                </div>
        </div>
  </body>
</html>

Formulário que altera os dados do usuário:

Como podem perceber, a variável $username recebe os dados da sessão de username que criei durante o login.

<?php
	include ("verificaLogin.php");
	include ("conexaobd.php");

	$nome_novo = $_POST['nome_novo']; 

	if ($nome_novo == "") {
		echo "<script>alert('Campo vazio, tente novamente.');</script>";
	}
	else 
	{
		$username = $_SESSION['username'];
		$sql = "UPDATE usuarios SET nomeUsuario = $nome_novo WHERE username_Usuario = $username";

		$altera = mysqli_query($con, $sql);

		if ($altera)
		{
			header("Location: ../index.html");
		}
		else
		{
			echo "Não foi possível.";
		}
	}
?>

Quem puder me ajudar, ficarei muito grato! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em primeiro lugar, dê echo nas variáveis para ver se elas estão preenchidas, depois coloque '' naquelas variáveis da query:

$sql = "UPDATE usuarios SET nomeUsuario = '$nome_novo' WHERE username_Usuario = '$username'";

O if está passando no true ou false? Se estiver entrando no false, debugue com o erro com:

mysqli_error($con);

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Em primeiro lugar, dê echo nas variáveis para ver se elas estão preenchidas, depois coloque '' naquelas variáveis da query:

$sql = "UPDATE usuarios SET nomeUsuario = '$nome_novo' WHERE username_Usuario = '$username'";

O if está passando no true ou false? Se estiver entrando no false, debugue com o erro com:

mysqli_error($con);

 

Então cara, eu dei echo nas variáveis do código e todas elas mostram os devidos dados e são preenchidas.

Também coloquei '' no comando de query.

 

O 'if' está passando false, mas agora, ao invés de mostrar a mensagem, nada mais aparece. A página aparece toda em branco e com o seguinte link na barra do browser:

http://localhost/weShareOK/php/alterar_nome.php

 

OBS: 'weShareOK' é o nome da pasta onde está os meus arquivos do projeto. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a página aparece em branco pode existir um erro, ative a exibição de todos erros.

 

Se cair no false o mysqli_error deve retornar alguma coisa também, então exiba ele.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a página aparece em branco pode existir um erro, ative a exibição de todos erros.

 

Se cair no false o mysqli_error deve retornar alguma coisa também, então exiba ele.

 

Então cara, eu fiz isso aí que tu me disse, de exibir o msqli_error, e aparece isso:

Unknown column 'username_Usuario' in 'where clause'

O que poderia ser?

O pior é que o atributo 'username_Usuario' existe no banco de dados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então cara, consegui aqui! O erro estava no nome da coluna do bando de dados.

Eu estava colocando o nome errado da coluna no código, logo o mesmo não encontrava e deixava a página toda em branco. Até me senti estúpido por tal ação, hahaha.

Obrigado pela ajuda, se não fosse tu, não encontraria onde estava o problema. Muito obrigado mesmo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.