Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

darleicordeiro

Como eu crio um servidor? Do que preciso?

Recommended Posts

Olá pessoal, este é meu primeiro tópico no forum.

Bom estou com muitas dúvidas referente ao assunto (sou leigo).

 

Sou programador, tenho empresa e tenho servidor na GoDaddy onde hospedo vários sites, porém desejo futuramente migrar para um servidor próprio. Quero também fornecer hospedagem para clientes, hospedagem de sites e hospedagem de arquivos (FTP).

 

De muita coisa que preciso já sei, porém não sei configurar:

- Sei que preciso de licença no CPanel (caso tenham alguma alternativa ótima ao CPanel para me indicarem);

- Sei que preciso de um computador ótimo e exclusivo para isto;

- Sei que linux mata a pau contra o Windows em quesito servidor de hospedagem;

- Sei que preciso de conexão boa de internet;

 

O que preciso:

- Configurar o linux para servidor;

- Configurar DNS;

- Apontar domínios para meu DNS;

- Configurar IP;

- Configurar um WHMC (CPanel, Zpanel, etc);

- Configurar nome de máquina;

- Configurar Emails;

- Etc;

 

Como vocês viram, preciso de algo que me ajude praticamente do ZERO.

Se tiverem video-aulas ou algum curso peço que me indiquem pois realmente desejo me aprofundar no assunto Linux Servidor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ter um servidor próprio não é tão simples assim. Só máquina e conexões boas não resolvem

Precisará de redundância de link, redundância de fonte elétrica (ou até gerador), local climatizado e por aí vai.

 

Veja se realmente precisa de um servidor próprio. Talvez um VPS seja mais recomendável. Uma máquina na Amazon, por exemplo, sai bem barato e toda a infra é gerenciada por eles, sem dores de cabeça.

 

E outra: se você não tem bons conhecimentos de Linux, pode ser um tiro no pé fazer tudo isso sozinho. Servidor dá trabalho, exige manutenção.

 

Pense bem. Analise os custos e por que realmente quer um servidor próprio. Talvez não seja a solução ideal pra você.

 

Quanto aos links de referências, comece estudando comandos linux e shell script. Sem isso, todo o resto ficará bem complicado.

Principais comandos do Linux

Trabalhando com Shell Script

Curso completo de Shell Script

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo totalmente com o Beraldo, infraestrutura, segurança e redundância são os pilares fundamentais.

 

Servidor próprio nos dias atuais não é um bom custo beneficio, as benesses do Cloud computing estão ao seu dispor.

 

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.