Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

codercss

Site com fundo preto e com bastante texto

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Preciso criar um site que terá muito texto para ler. Páginas bastantes grandes e com muitas linhas de texto.

Pensei um fundo preto, não cansa os olhos! A cor que estou a utilizar para o texto é branco, não tem muita margen né!? :P Mas o tipo de letra não gosto nada, coisa que ainda não percebo bem!

 

Que tipo de letra, espaçamento entre linhas, espaçamento entre carecteres e tamanho de letra é que aconselham para este tipo de ambiente?

 

Obrigado e bons códigos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Codercss,

Existem muitos estudos sobre fontes, espaçamentos, forma como são criados os caracteres... E por incrível que pareça, de acordo com estudos (não sei se isso já mudou), a Comic Sans era a melhor fonte para leitura, inclusive para pessoas com déficit de atenção, alguma deficiência visual e por ai vai. (Essa foi só uma informação genérica que queria passar).

Por mais que o fundo preto seja neutro (ausência de cor), as letras em branco forçam bastante os olhos, já que possui uma "luminosidade" muito alta. Tente sempre deixar o texto em cores escuras, já que prejudicam menos e evitam a fadiga ocular.

Mantenha um fundo branco ou cinza claro (#F1F1F1, #F9F9F9...) e os textos em preto, com espaçamento de 1,5 entre as linhas. Fontes como Roboto, Lato, Arial, Helvetica, Times new Roman e etc. são boas para leitura. Veja o novo site do Google Fonts e analise as que mais gostar: fonts.google.com

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

 

Vou optar pela cor preta. Descobri, no link que partilhou, o tipo de letra Ubuntu! Vou optar por essa, já a utilizo no sistema operativo, e gosto bastante dela.

 

Para utilizar o tipo de letra Ubuntu coloque assim, no body:

 

font-family: 'Ubuntu', sans-serif;

 

Mas devo adicionar o link de download da mesma, para o caso de o utilizador não ter esta fonte, certo?

 

Em relação à cor de fundo, experimentei ambas as cores que me passou mas não consigo ver diferença alguma entre elas. Parecem ambas branco! Aliás, entre essas e o branco padrão das páginas não vi diferenças alguma. :P

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.