Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

djeico

Fatal error: Call to a member function query() on null in

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

 

Estou com um pequeno problema:

Fatal error:  Call to a member function query() on null in

Sei bem o que significa, mas não sei porque está ocorrendo.

 

Explico:

Tenho uma classe DAO com os principais métodos (CRUD). Tenho um Listar que obviamente lista os dados do banco e "joga" em linhas de tabela html. Isso está funcionando perfeitamente.

 

Então precisava listar dados do banco para popular um select (html). Aí começaram os problemas. Fiz exatamente o mesmo código só por descargo de consciência, mas estranhamente passou a dar esse erro de query null.

 

Realmente não entendi foi nada.

 

Se alguém puder me ajudar a desvendar esse mistério.

 

Seguem os códigos:

<!-- abastecimento.view.php (esta parte funciona perfeitamente!)-->
                <div class="col-lg-12"><p></br></p>
                    <div class="panel panel-primary">
                        <div class="panel-heading">
                            Cadastro de Postos de Combustíveis
                        </div>
                        <!-- /.panel-heading -->
                        <div class="panel-body">
                            <div class="dataTable_wrapper">
                                <table width="100%" class="table table-striped table-bordered table-hover table-condensed" id="dataTables-example">
                                    <thead>
                                        <tr>
                                            <th width="3%"></th>
                                            <th width="3%"></th>
                                            <th width="14%"><pr>  Nº Abast. </pr></th>
                                            <th width="10%"><pr>  Placa </pr></th>
                                            <th width="15%"><pr>  Data </pr></th>
                                            <th width="19%"><pr>  KM do veículo </pr></th>
                                            <th width="19%"><pr>  Litragem Total </pr></th>
                                            <th width="14%"><pr>  R$ Total </pr></th>
                                            <th width="30%"><pr>  Posto </pr></th>
                                        </tr>
                                    </thead>
                                    <tbody>
                                        <?php
                                            include_once("../app/dao/abastecimento.dao.php");
                                            $abastecimento = new AbastecimentoDAO();
                                            $abastecimento->listar();
                                        ?>
                                    </tbody>
                                    <p><a href="#" class="btn btn-success" data-toggle="modal" data-target="#adicionar_posto" data-whatever="@adicionar"><span class="glyphicon glyphicon-plus"></span><pr> Adicionar novo registro</pr></a></p>
                                </table>
                            </div>
                            <!-- /.table-responsive -->
                        </div>
                        <!-- /.panel-body -->
                    </div>
                    <!-- /.panel -->
                </div>

        
           // LISTAR INICIO (funcionando ok) **********************************************************************
            function listar() { 

               include_once('conexao.php'); //utilizei em alguns o global $conn e funcionou, mas em outros não. :(                    

                try {       
                   

                    $result = $conn->query('SELECT *, p.posto_nome FROM abastecimento a, posto p where a.posto_id = p.posto_id');
                    $dados = "";

                    if($result){

                        while ($row = $result->fetch_assoc()){
                            $dados .= "<tr class='gradeA'>"
                                        ."<td><a href=\"#\" onclick='preencheModal({$row['abastecimento_id']}, \"{$row['abastecimento_data']}\")' \" class=\"btn btn-primary\" data-toggle=\"modal\" data-target=\"#editar_abastecimento\" data-whatever=\"@editar\"><span class=\"glyphicon glyphicon-pencil\"></span></a></td>"
                                        ."<td><a href=\"#\" onclick='preencheModal({$row['abastecimento_id']})' \" class=\"btn btn-danger\" data-toggle=\"modal\" data-target=\"#deletar_abastecimento\" data-whatever=\"@deletar\"><span class=\"glyphicon glyphicon-trash\"></span></a></td>"
                                        ."<td>".$row['abastecimento_id']."</td>"
                                        ."<td>".$row['tmp_placa']."</td>"
                                        ."<td>".$row['abastecimento_data']."</td>"
                                        ."<td>".$row['abastecimento_km_abastecido']."</td>"
                                        ."<td>".$row['abastecimento_litragem']."</td>"
                                        ."<td>".$row['abastecimento_valor']."</td>"
                                        ."<td>".$row['posto_nome']."</td>"
                                     ."</tr>"; 
                        }

                        $result->free();
                    }

                    $conn->close();

                    echo $dados;                    

                } catch(Exception $e) {
                        echo "Erro: ".$e->getMessage();
                }        
            }
        // LISTAR FIM *************************************************************************

Estes dois códigos acima funcionam perfeitamente. Agora vamos à parte onde está dando problema:

<!-- abastecimento.view.php (esta parte não funciona. estou listando da mesma forma que funcionou lá no inicio...!)-->    
<!-- Modal FORM ADICIONAR -->
    <div class="modal fade" id="adicionar_posto" tabindex="-1" role="dialog" aria-labelledby="adicionar_postoLabel">
      <div class="modal-dialog" role="document">
        <div class="modal-content">
          <div class="modal-header">
            <h4 class="modal-title" id="adicionar_postoLabel">Adicionar registro</h4>
          </div>
            <form id="form_adicionar" name="form_adicionar" action="../app/controller/posto.controller.php" method="post">
              <div class="modal-body">
                  <div class="form-group">

                    <div class="row"></br>
                      <div class="col-md-4">
                        <label for="abastecimento_numero_add" class="control-label">Nº Abs.:</label>
                        <input required onkeyup="evento(this);" type="text" class="form-control" id="abastecimento_numero_add" name="abastecimento_numero_add">
                      </div>
                      <div class="col-md-4">
                        <label for="abastecimento_data_add" class="control-label">Data:</label>
                        <input required onkeyup="evento(this);" type="date" class="form-control" id="abastecimento_data_add" name="abastecimento_data_add">
                      </div>
                    </div>

                    <div class="row"></br>
                      <div class="col-md-8">

<!-- adicionei essa tabela apenas para testar a listagem dos dados, que é a mesma do código anterior -->

                                <table width="100%" class="table table-striped table-bordered table-hover table-condensed" id="dataTables-example">
                                    <thead>
                                        <tr>
                                            <th width="3%"></th>
                                            <th width="3%"></th>
                                            <th width="14%"><pr>  Nº Abast. </pr></th>
                                            <th width="10%"><pr>  Placa </pr></th>
                                            <th width="15%"><pr>  Data </pr></th>
                                            <th width="19%"><pr>  KM do veículo </pr></th>
                                            <th width="19%"><pr>  Litragem Total </pr></th>
                                            <th width="14%"><pr>  R$ Total </pr></th>
                                            <th width="30%"><pr>  Posto </pr></th>
                                        </tr>
                                    </thead>
                                    <tbody>
                                        <?php
                                            require_once("../app/dao/abastecimento.dao.php");
                                            $abastecimento = new AbastecimentoDAO();
                                            $abastecimento->listar();
                                        ?>
                                    </tbody>
                                    <p><a href="#" class="btn btn-success" data-toggle="modal" data-target="#adicionar_posto" data-whatever="@adicionar"><span class="glyphicon glyphicon-plus"></span><pr> Adicionar novo registro</pr></a></p>
                                </table>
                      </div>
                      <div class="col-md-4">
                        <label for="abastecimento_placa_add" class="control-label">Placa:</label>
                        <input required onkeyup="evento(this);" type="text" class="form-control" id="abastecimento_placa_add" name="abastecimento_placa_add">
                      </div>
                    </div>
                    
                    <div class="row"></br>
                      <div class="col-md-4">
                        <label for="abastecimento_km_add" class="control-label">KM:</label>
                        <input required onkeyup="evento(this);" type="text" class="form-control" id="abastecimento_km_add" name="abastecimento_km_add">
                      </div>
                      <div class="col-md-4">
                        <label for="abastecimento_litragem_add" class="control-label">Litragem:</label>
                        <input required onkeyup="evento(this);" type="text" class="form-control" id="abastecimento_litragem_add" name="abastecimento_litragem_add">
                      </div>
                      <div class="col-md-4">
                        <label for="abastecimento_total_add" class="control-label">R$ Total:</label>
                        <input required onkeyup="evento(this);" type="text" class="form-control" id="abastecimento_total_add" name="abastecimento_total_add">
                      </div>
                    </div>
                  </div>
              </div>
              <div class="modal-footer">
                <button name="fechar" type="button" class="btn btn-warning" data-dismiss="modal"><span class="glyphicon glyphicon-remove"></span><pr> Fechar</pr></button>
                <button name="cadastrar"  id="cadastrar" type="submit" form="form_adicionar" class="btn btn-primary"><span class="glyphicon glyphicon-floppy-disk"></span><pr> Salvar</pr></button>
              </div>
            </form>
        </div>
      </div>
    </div>
    <!-- Modal FORM ADICIONAR FIM -->

esse código gera o erro:

Notice: Undefined variable: conn in C:\xampp\htdocs\salbego_n\app\dao\abastecimento.dao.php on line 90
Fatal error: Call to a member function query() on null in C:\xampp\htdocs\salbego_n\app\dao\abastecimento.dao.php on line 90
Alguém pode me dar um norte?
Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses erros estão descritos aqui:

http://rberaldo.com.br/as-mensagens-de-erros-mais-comuns-do-php/

 

Cuidado com escopo de variáveis. Variáveis criadas dentro de funções só existem ali. Variáveis criadas fora de funções não existem dentro de funções (a não ser que sejam declaradas globais)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal.

 

Não sei o que houve. Refiz o script do <select></select> e agora funciona como o esperado.

O estranho é que eu havia testado criando apenas um arquivo simples de php e colocando o trecho que lista os dados do select e havia funcionado, mas onde eu queria não funcionava.

 

De qualquer forma, segue trecho do listar_select que funcionou:

        // LISTAR INICIO **********************************************************************
            function lista_select() {
                              
                include("../app/dao/conexao.php");
                 
                try {       

                  $result = $conn->query('SELECT * FROM posto p');
                  $dados = "";

                  if($result){

                      while ($row = $result->fetch_assoc()){
                          $dados .= "<option value='{$row['posto_id']}'> {$row['posto_nome']}</option>";
                      }

                      $result->free();
                  }
                  
                  $conn->close();

                  echo $dados;                    

                } catch(Exception $e) {
                      echo "Erro: ".$e->getMessage();
                }      
            }
        // LISTAR FIM *************************************************************************

Na verdade eu apenas retirei a parte onde eu listava apenas postos que estivessem no registro de abastecimento.

De qualquer forma eu agradeço o rápido retorno do Beraldo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por ILR master
      Fala galera.
      Espero que todos estejam bem.
      Seguinte: Tenho um arquivo xml onde alguns campos estão com : (dois pontos), como o exemplo abaixo:
       
      <item>
      <title>
      d sa dsad sad sadasdas
      </title>
      <link>
      dsadas dsa sad asd as dsada
      </link>
      <pubDate>sadasdasdsa as</pubDate>
      <dc:creator>
      d sad sad sa ad as das
      </dc:creator>
      </item>
       
      Meu código:
       
      $link = "noticias.xml"; 
      $xml = simplexml_load_file($link); 
      foreach($xml -> channel as $ite) {     
           $titulo = $ite -> item->title;
           $urltitulo = $ite -> item->link;
           print $urltitulo = $ite -> item->dc:creator;
      } //fim do foreach
      ?>
       
      Esse campo dc:creator eu não consigo ler. Como faço?
       
      Agradeço quem puder me ajudar.
       
      Abs
       
       
    • Por First
      Olá a todos!
       
      Eu estou criando um sistema do zero mas estou encontnrando algumas dificuldades e não estou sabendo resolver, então vim recorrer ajuda de vocês.
      Aqui está todo o meu código: https://github.com/PauloJagata/aprendizado/
       
      Eu fiz um sistema de rotas mas só mostra o conteúdo da '/' não sei porque, quando eu tento acessar o register nada muda.
      E eu também quero que se não estiver liberado na rota mostra o erro de 404, mas quando eu tento acessar um link inválido, nada acontece.
      Alguém pode me ajudar com isso? E se tiver algumas sugestão para melhoria do código também estou aceitando.
       
       
      Desde já, obrigado.
    • Por landerbadi
      Olá pessoal, boa tarde
       
      Tenho uma tabela chamada "produtos" com os seguintes campos (id, produto) e outra tabela chamada "itens" com os seguintes campos (id, prod_01, prod_02, prod_03, prod_04).
       
      Na tabela produtos eu tenho cadastrado os seguintes produtos: laranja, maçã, uva, goiaba, arroz, feijão, macarrão, etc.
       
      Na tabela itens eu tenho cadastrado os itens da seguinte maneira:
       
      1, laranja, uva, arroz, feijão;
      2, maçã, macarrão, goiaba, uva;
      3, arroz, feijão, maçã, azeite
       
      Meu problema é o seguinte: 
      Eu escolho um produto da tabela "produtos", por exemplo "uva".  Preciso fazer uma consulta na tabela "itens" para ser listado todos os registros que contenham o produto "uva" e que todos os demais produtos estejam cadastrados na tabela "produtos".
       
      No exemplo acima seria listado apenas dois registros, pois o terceiro registro não contém o produto "uva". 
       
      Alguém pode me ajudar? Pois estou quebrando a cabeça a vários dias e não consigo achar uma solução.
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.