Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fimiani_lucas

SELECT de 2 FK na mesma tabela

Recommended Posts

Tendo em vista este cenario:


Imagine um cenário no ramo da oceanografia, onde a tabela_A , além da chave primaria, precise guardar também a direção do vento(dir_vento) e a direção da ondulação(dir_ondulacao). Sabendo que a tabela_ventos(id_vento, desc_vento) possui todas as direções possíveis, e ambos os campos dir_vento e dir_ondulacao também são ventos, seria possível que eles guardassem a id_vento, para futuramente eu resgatar a dsc_vento da tabela vento a partir deles, ou seja, seriam os campos dir_vento e dir_ondulacao chaves estrangeiras da tabela_ventos.


como faço para executar o select?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  • Conteúdo Similar

    • Por FabianoSouza
      Tenho a tabela VAGAS e a tab INSCRITOS.
       
      Preciso fazer um SELECT para retornar as Vagas e a quantidade de candidatos inscritos para cada VAGA.
       
      Fazendo isso retorna duplicidade de Vagas... :-(
       
      select V.empresa, COunt(CIV.cdVaga) AS insc from dbo.vagas AS V LEFT JOIN dbo.inscVaga AS CIV ON V.codigo = CIV.cdVaga GROUP BY V.codigo, V.empresa Como monto essa consulta??
    • Por Omar~
      Estou com a tarefa de elaborar uma leitura no banco de dados e não estou conseguindo achar uma solução para a instrução de leitura.
      Basicamente tenho uma tabela que de produtos, nela tenho uma coluna para registrar o vendedor e outra para registrar o comprador assim associar esses valores com a tabela de usuários.
      Digamos assim:
      SELECT produto.id, produto.vendedor, produto.comprador, usuarios.id, usuarios.nome FROM produto INNER JOIN usuarios ON produto.vendedor = usuarios.id Com isso tenho a informação do vendedor na tabela de usuários, mas como faria para obter os dados do comprador também?
       
      Uma forma seria executar dois joins na tabela de usuários porém acho que assim me parece mais gabiarra do que o jeito mais coeso de se fazer  (e na verdade foi gabiarra sim porque não sei como proceder)
      Tipo assim:
      SELECT produto.id, produto.vendedor, produto.comprador, a.id AS a_id, a.nome AS a_nome, b.id AS b_id, b.nome AS b_nome FROM produto INNER JOIN usuarios AS a ON produto.vendedor = a.id INNER JOIN usuarios AS b ON produto.comprador = b.id Tem outro jeito? Como?
    • Por Omar~
      Blz...?
      Vejamos essa query:
      SELECT postagem.id, postagem.link, postagem.autor, postagem.editor, usuario.id, usuario.nome FROM postagem INNER JOIN usuario ON postagem.autor = usuario.id Então estou buscando pelos dados da postagem e o autor da mesma.
      A questão é:
      Tenho uma tabela "postagem" que guarda informação do "autor" da postagem e quem a editou "editor"
      Com essa query consigo trazer o resultado da tabela usuario dano a referencia do autor.
      Mas como eu faria para ter os dados do "autor" e do "editor" na tabela "usuario"?
      Preciso obter os nomes de quem criou e quem editou.
    • Por r.guerra
      Salve galera, boa tarde a todos.
      estou tendo um problema que ainda nao consegui enxergar... faço uma consulta mysql que funciona normalmente no proprio ambiente(mysql) mas ao solicitar a exibição do campo via php gera nao exibe e me tras um alerta.
       
      ****codigo php
      function monta_avaliacao($cpf){
          $query = mysqli_query($_SESSION["conector"],"SELECT c.*, a. cliente AS clientes FROM clientes AS c INNER JOIN avaliacoes AS a ON c.id = a.cliente WHERE c.cpf='$cpf'");
           $dados = mysqli_fetch_assoc($query);
          print $dados['c.cpf'];
           }
       
      *****sainda no html
      Notice: Undefined index: c.cpf in C:\xampp\htdocs\acus\inclusoes\funcoes.php on line 29
      Notice: Undefined index: a.pe in C:\xampp\htdocs\acus\inclusoes\funcoes.php on line 30
       
      tenho um arquivo com as funções, e apenas mando os parametros.
    • Por andreygsantos
      Pessoal, normalmente faço modelagem de banco de dados usando o CA ErWin, mas precisei utilizar a ferramenta de modelagem do MySQL Workbench 8.0 Community.
      O problema ocorre quando a ferramenta começa a "enfeitar o pavão" quando se trata de FK. Vou mostrar um exemplo básico:

      Temos aqui 3 tabelas representando condomínio, unidades e vagas. As vagas pertencem ao condomínio, assim como as unidades. As vagas podem pertencer a unidades diferentes no decorrer do tempo porque não são vagas fixas, portanto não posso pendurar vaga na unidade.
      Problema 1: FK recebe o nome da tabela origem automaticamente.
      Até aqui posso renomear o atributo ou alterar as configurações de modelagem.
       

      Atributos renomeados, temos o seguinte modelo representado acima. Agora vamos levar a PK da entidade UNIDADE para ser FK não identificação na entidade VAGA.
       

      E agora temos o Problema 2: a ferramenta não entende que o atributo CondomínioID já existe e cria novamente com o prefixo da entidade origem. Parece um problema besta e fácil de resolver apagando o atributo duplicado e mantendo apenas UnidadeID, mas ao sincronizar com o banco de dados, começam a surgir erros com índices.
      Abaixo mostro como fica a modelagem no ERWin sem qualquer interferência:
       

      Como podem ver, a modelagem fica perfeita. O ErWin entende que o atributo já existe na entidade e leva apenas o atributo que vai diferenciar para fazer o relacionamento.
       
      Vocês devem estar se perguntando por que eu não uso o ErWin então... Mas a versão do ErWin que tenho não suporta MySQL após a versão 5.x e uma licença nova dessa ferramenta vai me custar 1 rim, senão os 2... Teoricamente, o Workbench deveria fazer essa modelagem sem problemas, mas eu não conheço bem e talvez possa ser alguma configuração. Alguém teria uma luz?
      Obrigado.
       
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.