Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Estou iniciando um trabalho e meu cliente pediu que ele mesmo pudesse inserir fotos e vídeos no site dele, ou seja, ele mesmo fazer as atualizações de conteúdo. Gostaria de saber se isso é possível se eu fizer em Flash e se existe algum tutorial ou livro bom para eu estudar e poder fazer isso.
Marco Rougeth,
Não estou fazendo o site totalmente em Flash, justamente por causa dessas questões de o meu cliente inserir seu proprio conteúdo. Então estou usando o Photoshop para fatiar e inserir essas áreas que tem Flash no HTML com o Dreamweaver.
Tenho uma galeria de fotos no site que é a área de Portifólio do meu cliente, e serão exibidos o evento de 4 casamentos. Então na página se você escolher Casamento da Noiva X+Noivo Y ele exibe a miniatura das 50 fotos com scroll no lado esquerdo e quando você vai clicando em cada miniatura ele exibe o ampliado ao lado direito. Se eu fosse fazer isso no Flash somente, seria tranquilo pois tenho uma galeria que funciona. O problema é que não sei como e o que usar para ter o mesmo layout mas com alguma integração de outra linguagem que seja segura e mantendo o meu design sofisticado que criei.
Como você diz que não é seguro, você sugere alguma outra forma de fazer isso e deixando com um visual legal?
Você pode criar um sistema sem ser em Flash pro cliente adicionar as fotos, e esse sistema gerar um xml que o Flash lê.
Ou pode fazer tudo em flash sim, usando php+mySQL fica tranquilo.
Você conhece algum tutorial ou livro bom?
Livro bom??
Só em inglês =(
sites bons e lugares para ler e se aprender coisas do genero:
www.pontoflash.com.br
www.gotoandlearn.com
help do proprio flash
www.php.net
e o proprio forum na parte de artigos e tutoriais tem milhares de exemplos
E assim vai...
se quiser alguns exemplos eu faço algums integrações php flash em meu blog
berseck.wordpress.com
anda meio desatualizado... mas quando der volto a escrever com frequencia.
Abraços
Eh como ja citaram ai, claro que não precisa ser necessariamente em php+Mysql, isso vai de dominio, se você tiver um dominio maior em ASP e access você pode fazer. Voce pode criar a parte administrativa toda usando o flash,xml,access(banco),e asp ou php ou asp.net ou o que for linguagem do lado do server que você dominar.Se for simples as alteracoes que o cliente precisar fazer, basta usar xml.
Abs
Opa... Não é querendo corrigir ninguém..
Mais essa semana descobri um source que edita xml.. Ele só usa as e php..
é uma espécie de gambiarra..
O conteúdo é dinâmico mais não é..
http://flashden.net/item/flash-xml-editor/full_screen_preview/7588
Eu tenho o mesmo sistema ;)
Você pode usar dom para isso...
Um exemplo
Você cria campos no flash que vai enviar noticia titulo e id
ai no php você fazer assim:
<?php
$noticias = utf8_encode($_POST['noticia']);
$titulo = utf8_encode($_POST['titulo']);
$id = utf8_encode($_POST['id']);
$dom = new DOMDocument('1.0', 'iso-8859-1');
$lista = '';
if(file_exists('noticias.xml')){
$dom->load('noticias.xml');
$lista = $dom->getElementsByTagName('noticias')->item(0);
} else {
$lista = $dom->createElement('noticias');
}
$item = $dom->createElement('noticia');
$tituloAtt = $dom->createElement('titulo');
$tituloAtt->appendChild($dom->createTextNode($titulo));
$noticiasAtt = $dom->createElement('noticias');
$noticiasAtt->appendChild($dom->createTextNode($noticias));
$item->appendChild($tituloAtt);
$item->appendChild($noticiasAtt);
$lista->appendChild($item);
$lista->appendChild($dom->createTextNode("\n"));
$dom->appendChild($lista);
header('Content-type: text/xml');
if($dom->save('noticias.xml')){
echo "&ok=1&";
echo $dom->saveXML();
}
?>Abraços
Como você se preocupa com o layout eu sugiro você estudar FLEX.
Só que não é de uma hora pra outra que você vai aprender a mexer, mas como você quer uma sugestão pra estudo eu indico este.
Dá pra fazer muita coisa sem precisar usar uma outra linguagem. Apenas Action Script 3.
É possível sim.
Flash + php + MySQL.
Dá pra fazer só em Flash, mas não recomendo porque não é seguro.