Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal tenho os seguintes scripts, um de cadastro de pedidos e um de relatório de pedidos! O problema é o seguinte, a conta eu sei como faz, não sei jogar isso pro PHP!
Preciso q ele puxe os dados do cadastro de pedidos, o valor e leve o lucro pro relatório, pois é mais ou menos assim o esquema!Eu compro um produto por 10 reais, e vendo ele por 25 reais, eu preciso jogar no relatorio o lucro q eu obtive nessa venda não o mesmo valor que vendido! Alguém pode me ajudar??? o.O
Obrigada.!
Veja:
Lucro é a diferença entre o preço de custo e o preço de venda, então se temos um produto com custo de 100 e vendemos por 120:
$venda = 120;
$custo = 100;
$lucro = $venda - $custo;
Temos um lucro de 20, a margem de lucro é a porcentagem que foi jogada sobre o preço de custo para chegar no preço de venda:
$margem = ( $venda / $custo ) - 1;
Os campos da tabela pedidos são:
ped_cod serial
ped_cli_cod integer
ped_data date
Aaa e eu possuo sim o valor q foi vendido e o valor q comprado o produto, tipo, no cadastro de produtos eu trato isso, ai na hora q a venda sera realizada, não aceita menos do q o valor cadastrado, mesmo q o produto tenha sido comprado por 10 e vendido por 11!
Você pode fazer o seguinte:
if($valor_venda < $valor_produto) { // se o valor da venda for menor que o valor do produto
echo "Valor da venda precisa ser maior que: $valor_produto";
}Na hora de fazer os selects no relatórios você pode até mesmo fazer esta conta direto no SELECT:
exemplo:
SELECT receita, custo, (receita - custo) as lucro FROM vendas
Abraços
Concordo com o lucas, isso pode ser feito no select, e melhor ainda você pode fazer isso diretamente no lado do bd, você pode fazer uma procedure que armazene os dados e ja jogue o lucro, sem problemas de desempenho, para isso teria que passar as tabelas as quais você possue, pode até inserir o insert na procedure para que ele faça isso tudo sozinho...
Oi gente....obrigada pelas dicas! Ainda não consegui fazer funcionar rsrs, mas já tenho uma noção! Bom, jah me disseram mesmo q eu poderia fazer td atraves do BD, mas eu não faço a minima ideia de como rsrs!
A formula q estou usando é esta (1-($custo/$venda))*100. To acumulando td em variaveis,
olha:
include "item.php";
include "../produtos/cad_produtos.php";
$venda = $_REQUEST['valor'];
$custo = $_REQUEST['txtvalmin'];
$total = (1-($custo/$venda))*100 = $total;
um poko confuso pra mim, concerteza tem algo errado.... sou totalmente nova nisso td! O q estou aprendendo é dessa forma, pesquisando e com ajuda do forum!
Obrigada gente pela força =D!
Ateh mais!
Ellendinha,
faça assim:
include "item.php";
include "../produtos/cad_produtos.php";
$venda = $_REQUEST['valor'];
$custo = $_REQUEST['txtvalmin'];
$lucro_liquido = ($venda - $custo); // obtêm-se o lucro líquido da venda.
$porc_liq_lucro = ($lucro_liquido / $custo) * 100; // obtêm-se a porcentagem de lucro sob esta venda.
Abraços!
Tá... quais campos você tem na tabela?
>
Eu compro um produto por 10 reais, e vendo ele por 25 reais, eu preciso jogar no relatorio o lucro q eu obtive nessa venda não o mesmo valor que vendido!
$lucro = $valor_vendido - $valor_produto;
você possui de antemão o valor que foi vendido ? e o valor do produto?