Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Tenho este css e gostaria de adicionar a class .borda em h1 e h2 por referencia tem como?
Ou como fazer de modo eficiente/correto
e caso mudar alguma coisa na class borda as outras nao ia precisar mudar no caso o nivel de radio da borda.
<style type="text/css">
.borda {border-radius:6px;-moz-border-radius:6px;-webkit-border-radius:6px;-opera-border-radius;}
h1 {color:#990000;display:block;font:bold 14px Arial, Helvetica, sans-serif;padding-left:10px;text-decoration:none;border-bottom:1px dotted #999}
h2 {color:#00F;display:block;font:normal 11px Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif;line-height:125%;margin-bottom:5px;padding-left:10px;background-image: url(site/img/seta2.gif); background-repeat:no-repeat; background-position:left;text-decoration:none;}
/*
faco assim:
h1 {color:#990000;display:block;font:bold 14px Arial, Helvetica, sans-serif;padding-left:10px;text-decoration:none;border-bottom:1px dotted #999;border-radius:6px;-moz-border-radius:6px;-webkit-border-radius:6px;-opera-border-radius;}
*/
</style>
abraço!
eu gostaria de chamar a classe .borda na h1 pela pagina css
sei que pode ser feito assim:
<h1 class="borda"> </h1>
h1 ira assumir suas referencias e a da classe .borda tambem
mas teria alguma forma no codigo css tambem?
assim eu nao preciso alterar o html
Você pode fazer por espscificidade
imagine isso
<div id="header"><h1>ccc</h1></div>
ai no css
#header h1 { code }
dessa forma somente o H1 que tiver dentro de algum ID de nome header receberá esses estilos
Entendeu
PauloRJ, se estiver pensando em referências de classes como fazemos com programação, tenho que lhe avisar que CSS não é uma linguagem de programação.
Ela é baseada em cascateamento e sobreposição de regras, quem vier por último manda.
Provavelmente o que você quer fazer é aplicar uma regra já criada a uma série de elementos sem ter que, no html sair definindo a classe em questão em todos os elementos desejados. Para isso, utilize a dica do Paulo, envolva todos os elementos que receberão a nova formatação em um container pai, e aplique a regra de maneira que ela só acione elementos dentro do container.
um exemplo:
<ul id="menu">
<li>menuitem</li>
<li>menuitem</li>
<li>menuitem</li>
<li>menuitem</li>
</ul>
para adicionar bordas em todos os itens da lista, ao invés de adicionar a classe 'borda' em cada um dos LI, apontamos ela para seu pai (o UL) e assim referenciamos todos os itens de lista contidos nele:
#menu li { border: 1px solid #000 }
No seu caso você tem uma borda pré-definida. Se quiser aplicá-la a todos os H1 e H2, é possível definí-las no seletor da regra assim:
h1, h2, .borda { border-radius:6px;-moz-border-radius:6px;-webkit-border-radius:6px;-opera-border-radius; }
Se não, você terá que envolver os H1 e H2 que receberão a borda sempre em um elemento pai:
.comborda h1, .comborda h2 { border-radius:6px;-moz-border-radius:6px;-webkit-border-radius:6px;-opera-border-radius; }
<div class="comborda"><h1>Este título aparece com borda</h1></div>
<h1>Este título aparece sem</h1>show, imaginei isso mesmo mas pensei qeu poderia ter outras formas de fazer. ok!
grato! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif
não entendi o que você quer fazer
seja mais claro