Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Bem pessoal, a minha dúvida é a seguinte:
Tenho alguns clientes que desenvolvo websites, mais eu contrato uma empresa de hospedagem,
essa empresa cadastra o dominio e faz a hospedagem do site me repassando Login e senha FTP e CPANEL.
Até ai tudo bem.
Eu mudando as senhas que me foi repassada, adianta de alguma coisa para evitar que ele faça o donwload dos
meus projetos?
Ou não adianta, o dono da hospedagem querendo pode acessar minha pasta raiaz e fazer o que bem entender?
Caso alguém possa dar uma orientação para evitar isso seria legal!
E esse é, acredito eu,o maior temor de quem desenvolve algo e pretende cobrar por isso.
Não há garantia de que NINGUÉM da empresa, que tenha acesso aos servidores não vá copiar os arquivos e distribuir em tantos e tantos blogs de warez que se vê por aí.
Acredito que a única solução não definitiva, mas que pelo menos ajude a refrear tal situação,seria codificar os arquivos.
Apesar de haver possibilidades de obter o código original através de Engenharia Reversa, acredito que pelo menos faça o aspirante a cracker desanimar em fazê-lo, já que levaria algum tempo até que pudesse ter algum lucro com o fruto do roubo.
Pois é Bruno, eu mesmo já tive um sistema grande que levei meses desenvolvendo roubado e vi sendo usado em vários outros sites.
E como sempre usei senhas complexas no FTP e cuido da segurança do meu PC para evitar invasões, tenho certeza que o meu sistema foi pego e distribuído pela internet por um próprio funcionário do empresa de hospedagem.
Agora tenho mais cuidado na hora de colocar arquivos na internet, só envio pro servidor arquivos criptografados com o IonCube.
A empresa de hospedagem tem acesso total ao servidor onde seu site está hospedado, inclusive aos seus arquivos.