Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Pessoal, estive pensando em cheguei em uma possível conclusão:
Com o lançamento do Chrome OS, Aplicativos Web Based, Arquivos na Internet e tudo mais baseado na rede, será que ainda sobra lugar daqui cerca de 5 ~ 10 anos para a programação em C, C++, Python (Não vale o Django) e outras linguagens de programação para desktop?
Sei que sobra, pois o navegador e os sistemas operacionais são feitos nestas linguagens, mas não tem vagas suficientes em apenas nesses quesitos.
Grato, Bruno Alano.
Mas então, sugere que eu continue com a programação (C, C++, Python, Java) ou é melhor ir para linguagens Web-side (PHP, Rails, Django...) ??
Olá!
Acredito que saber as duas é algo importante. Saber tanto linguagens de programação para computador (como C++ ou Java) quanto linguagens usadas na internet (eu digo do lado do servidor, não do cliente) são interessantes para se saber, pois então você terá a possibilidade de integrar seu programa que executa no desktop com o que executa na página da web / navegador.
Eu, por exemplo, estava fazendo um programa para Remoção de Malwares interligado nesse estilo: C++ com PHP.
Abraços :D
Mas se eu aprender as duas, talvez eu não seja o melhor em um tipo ou em outro.
Eu iria para linguagens Web.
+ claro sempre é bom conhecer de tudo um pouco.
Na minha opinião esse é o futuro.
[]s
Acho interessante ter noções de linguagens baseadas em Desktop e focar o máximo em Web.. pois hj tudo é web.. bom quase tudo. e a tendência é essa.. tipo hj você tem videos, conversores de arquivo, editores de texto,et; tudo online.. até Antivirus.etc... acho que o futuro é web..inclusive a nuvem indica tudo isso. você pode apostar tb em mobile.
Abcx,
LCS
Nunca será possível utilizar aplicativos acessíveis pela web sem ter um sistema e cliente sólidos. E este sistema é, geralmente, construído em linguagens como C e C++. O próprio aplicativo web pode ser nada mais que uma interface para um aplicativo pesado nestas linguagens, ou em Java, ou em C#, ou em Lisp, etc. Java pode, já há algum tempo, ser usada pra programar sistemas rodando inteiramente integrados em servidores como o Apache (pesquise por "Java Server Pages").
A capacidade ou não de construir "aplicativos web" ou "aplicativos desktop" existe em qualquer linguagem. Não é a linguagem que limita o que se pode produzir, e sim implementações. PHP pode ser, e é, usada para desenvolvimento de aplicativos para desktops e workstations (pode-se inclusive criar interfaces gráficas com o GTK).
Aprender nunca é demais.
>
Nunca será possível utilizar aplicativos acessíveis pela web sem ter um sistema e cliente sólidos. E este sistema é, geralmente, construído em linguagens como C e C++. O próprio aplicativo web pode ser nada mais que uma interface para um aplicativo pesado nestas linguagens, ou em Java, ou em C#, ou em Lisp, etc. Java pode, já há algum tempo, ser usada pra programar sistemas rodando inteiramente integrados em servidores como o Apache (pesquise por "Java Server Pages").
A capacidade ou não de construir "aplicativos web" ou "aplicativos desktop" existe em qualquer linguagem. Não é a linguagem que limita o que se pode produzir, e sim implementações. PHP pode ser, e é, usada para desenvolvimento de aplicativos para desktops e workstations (pode-se inclusive criar interfaces gráficas com o GTK).
Aprender nunca é demais.
Para complementar,
qualquer linguagem que tenha um suporte a networking pode ser usada para ser o server-sided de uma aplicação web, inclusive C/C++ :)
Mas imagino que aplicações desktop são mais "raras" do que as web. No sentido de que tem mais trabalho e mais espaço no web. Claro sempre há espaço para quem realmente é bom e tenha grandes talentos. Mais pode-se muito bem focar num segmento mais rentável ou com mais mercado.
Abcx,
LCS
Mas imagino que aplicações desktop são mais "raras" do que as web. No sentido de que tem mais trabalho e mais espaço no web. Claro sempre há espaço para quem realmente é bom e tenha grandes talentos. Mais pode-se muito bem focar num segmento mais rentável ou com mais mercado.
Discordo completamente. Cara, olha o número de aplicações desktop hoje em dia. Talvez, em um futuro próximo, o que você disse se torne verdade, mas não viaje ao ponto de falar que existem mais aplicações web do que para desktop.
PS: não vale dizer que uma calculadora na WEB ou um programa que checa se um número é primo é uma aplicação web, pois isso é ridículo. Do mesmo modo em que não se considera isso um programa sério em programação para desktop, não se deve considerar para web também. Eu estou falando de programas sérios, como o Google, o Twitter, Facebook, etc.
Compare o número. Verá a diferença abismal.
É talvez você tenha razão. Mas olhando o movimento da tecnologia nos últimos 20 anos, vemos que as coisas estão aceleradissimas. Pois bem acredito que é melhor focar em web, pois considero como o ramo mais promissor hoje e com certeza no futuro. Resumindo se fosse indicar algo, indicaria web! Essa é minha opinião.
Abcx,
LCS
É talvez você tenha razão. Mas olhando o movimento da tecnologia nos últimos 20 anos, vemos que as coisas estão aceleradissimas. Pois bem acredito que é melhor focar em web, pois considero como o ramo mais promissor hoje e com certeza no futuro. Resumindo se fosse indicar algo, indicaria web! Essa é minha opinião.
Sim, não...
No momento de transição em que estamos a demanda torna necessário que saibamos saber os dois. O mais normal é saber o básico da que está para ser deixada de ser usada e especializar na que passará a ser usada. É claro que tem as excessões, como gente que trabalha para empresas que desenvolvem softwares para desktop (ou games, como a Ubisoft)...
É claro que tem uns trolhas que sempre querem fazer o contrário, mesmo quando está tudo evidente...
o Excel,word e etc demora pra abrir em desktop. Imagina em navegador
conheço um cara q é programador de Excel, isso msm nunk tinha visto.
Ele tem um programa que gera uma tabela maior do que no número máximo de linha do excel, então pula pro lado e continua a tabela.
Pra gerar essas linha o computador demora uns 3 minutos. (core 2 duo o notebook dele com 3gb ram), imagina se fosse no navegador
Olá!
Programação para computadores... err, toda programação para computadores é para computadores '-'
Tanto java, C++, php, todas são programações para computadores...
Quanto a binário, pode até chegar a ser usado somente pelos navegadores mas acho que não vai acontecer isso. Assembly é essencial.
Cara, não dá para os navegadores assumirem tudo em um computador. Simplesmente não dá. Não conseguimos o desempenho necessário para isso. Caso isso um dia acontecer, os navegadores serão sistemas operacionais, que proporcionarão integração com todas essas linguagens, pois precisa-se do desempenho na maioria dos programas.