Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal, sou meio iniciante em PDO e gostaria de implanta-lo no site da empresa em que trabalho. Na minha opinião acho que seria meio que arriscado montar uma do zero para instalar em uma aplicação de grande porte (Pelo fato de ser iniciante). Por isso venho pedir ajuda a vocês, se puderem me indicar uma Classe PDO nem tão simples, nem tão avançada, mas que já contasse com CRUD e fosse de fácil implementação.
Desde já agradeço! :D
Você está confundindo PDO com DAO
É cara acho que acabei me confundindo um pouco...
Na maioria das vezes uma DAO envolve diversos outros Padrões de Projeto relacionados à banco de dados e por isso desenvolver do zero é, na minha opinião, muito difícil.
Pensei nisso também... Ainda mais sendo iniciante como eu.
E se quiser "algo pronto" dificilmente encontrará algo bem simples. Os frameworks mais famosos tentam simplificar ao máximo, mas ainda assim você terá uma boa caminhada até aprender a forma certa de utilizar.
Qual Framework me aconselha usar? Um nem tão simples, nem tão complexo.
Seria possivel eu extrair somente a classe do banco de dados de um framework para usar separadamente? Se sim, qual? e como?
Eu sou suspeito para aconselhar alguém a usar um framework em particular por dois motivos:
Abstrair o ORM de um framework modular é bstante possível, mas por não entender bem a mecânica do Framework, você pode demorar muito se quiser abstrir só o que te interessa -OU- pode acabar com muita gordura, istoé, com muitos arquivos e classes desnecessários para a sua aplicação.
Criar do zero a partir de outro framework pode ser ainda pior (no sentido de complexidade), pois além de saber programar bastante, deve ter um bom domínio de Orientação a Objetos e Design Patterns.
Mas, uma coisa que ninguém nega, é que o Zend Framework possui a maior curva de aprendizado dentre os frameworks existentes.
Cara, vlw, não sabe o tanto que me ajudou! :D
Você está confundindo PDO com DAO
PDO é uma biblioteca nativa de acesso aos bancos de dados. Ênfase em acesso porque ela por si só não vai abstrair o SQL gerado, isto é, se um SQL feito para MySQL for incompatível para Firebird, a PDO não vai consertá-lo para você.
DAO (Data Access Object) normalmente é uma classe para cada "grupo" de informações para que você tenha acesso às mesmas de forma Orientada a Objetos.
Na maioria das vezes uma DAO envolve diversos outros Padrões de Projeto relacionados à banco de dados e por isso desenvolver do zero é, na minha opinião, muito difícil.
E se quiser "algo pronto" dificilmente encontrará algo bem simples. Os frameworks mais famosos tentam simplificar ao máximo, mas ainda assim você terá uma boa caminhada até aprender a forma certa de utilizar.