Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Simplesmente não consegui entender como funciona e par que server a autenticação com acl e aros no cakephp. E nem os tutorias dos outros blogs dá para entender. Alguém ai por favor, tem algum tutorial ou alguma explicação boa?
Olá,
Complementando com mais uma dúvida, não entendi muito bem como funciona uma parte com relação a autenticação.
Dependendo da área de tentativa de acesso ele vai autorizar ou não autorizar o acesso correto? A minha dúvida é como esse componente de autenticação pára o fluxo de execução do cakephp ou seja bloqueia a execução da action que foi chamada?
Pergunto isso porque, tenho parado aqui um componente próprio incompleto que estou escrevendo para autenticação, decidi escrever um por vários motivos e necessidades especificas.
O ponto é que da maneira que fiz, não consigo parar o fluxo natural do cakephp, principalmente parar a execução da action, pois, mesmo eu não mostrando o resultado, a view, consigo sim mostrar um mensagem mas, ele continua executando o conteúdo da action.
Então galera realmente eu também não fui muito com a cara deste ACL do CakePHP Fiquei três semanas e não conseguir fazer este treco funcionar, ainda mais quando encontrei em um forum por ai um cara falando que ele é um pouco lento, existem até plugins para ajudar, de uma olhada neste blogo do Pedro Elsner
Pensei comigo então, porque vou gastar mais tempo tentando fazer funcionar uma coisa que vai deixar minha aplicação mais lenta, e depois terei que buscar formas e adaptações para regularizar isto e fazer funcionar? Talvez o m@dDog que é mais experiente possa me corrigir por ter mais experiência. Mas eu procurei outra forma de trabalhar com ACL cakephp
Estou construindo minha própria ACL para o Cake. Seguindo acredito que a mesma idéia, quem pode acessar o que, quando e onde. Deem uma olhada no meu MER
/applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://instinfo.com.br/app/webroot/files/community/users-permissaos.png&key=607b8f1b861801a778ca501e35cf71fb2c6038f5bb729fed47d4358c4a6c340a" alt="users-permissaos.png" />
Ele ja esta funcionando, mas fui construindo ele dentro de uma aplicação de um cliente, vou extrai-lo e colocar no github para a comunidade trabalhar em cima, se alguns visualizar alguma coisa na imagem e quiser opinar fique a vontade.
A primeira vez que eu utilizei o ACL do CakePHP, eu segui o tutorial do site e funcionou tranquilamente.
No github existem alguns plugins para ajudar a criar as actions, sem que você precise cadastrá-las manualmente.
Eu acredito que o tutorial do site do CakePHP comenta sobre o plugin.
Mas diz para mim m@dDog o treco é lento mesmo ou não?
É uma lista de controle de acesso, para permitir que usuários de determinados grupos, tenham ou não acesso a uma parte do sistema.
ACL
Exemplo de aplicação:
Parte 1
Parte 2