Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Boa Tarde,
Gostaria de Saber se para aprender PHP precisa saber logica de programação?
grato
Joey
É possível programar EM QUALQUER LINGUAGEM sem saber lógica de programação? :rolleyes:/>
Para aprender somente PHP,penso que não.Porém pra que você entenda como funciona as coisas (assim como toda linguagem de programação), é necessário saber lógica sim.
A não ser que ele só copie e cole códigos encontrados por aí, É CLARO QUE PRECISA.
Se deseja ser um programador, Logica de programação é tão basico e fundamental, quanto respirar.
Não importa a linguagem que vai trabalhar, pouco importa se ela é server-sided, pré-processada, compilada ou qualquer outra coisa.
Você precisa saber logica sim, pois se apresentar um problema qualquer para resolver programaticamente, como o fará se não souber logica ?
Logica de Programação e Algoritimos é preciso sim, saber para poder dizer que deseja um dia, ser um programador.
qualquer coisa relacionada a programação, QUALQUEEER.
um programador cria soluções em sotfwares, se você não tiver lógica como vai pegar o problema e transformar em solução?
mesmo PHP que é para web, o cliente pede um cadastro de usuário no site dele separados por grupo de acesso e cada um com menus diferentes disponíveis.
Cliente deu problema.
ai você como PROGRAMADOR fala:
"Eu posso resolver isso meu caro senhor"
sem lógica, sem programa.
Sou programador PHP a alguns anos, eu criei meu primeiro sistema pegando códigos da net, e naturalmente foi consiguindo entende-los. Após criar um sistema relativamente "grande", os próximos projetos eu vou utilizando o meu primeiro sistema como base, até hoje é assim. E olha, que meus sistemas são bons!
E nunca tirei um tempo só para estudar PHP, MySQL ou lógica de programação, foi só na prática. Auto didata! Hehe.
E olha, que meus sistemas são bons!
desculpa cara mais não é bom não.
eu não te conheço, nunca te vi, jamais vi um programa seu mas te afirmo com toda certeza do mundo que não são bons.
não é simplesmente por que eu sou chato, é por que eu estudei PHP e estudei muito e ainda não sei NADA.
cerca de 2 anos atrás criei um script de compras coletivas do 0 achando que era praticamente perfeito, depois de 1 ano troquei o sistema e se eu tivesse oportunidade de refazer seria TOTALMENTE diferente.
detalhe
um dia que um cliente tiver um problema que ninguém teve a solução não vai estar disponível na web, como você vai fazer?
Cara , na boa , eu estou me mantando de estudar PHP e todos seus conceitos e ainda não sei 1% do que ele tem . Se você , sem estudar , apenas na prática cria sistemas bons . Parabéns.
Desculpa, mas não é ser auto-didata, é ser auto-copista.
Você pegou códigos pela web que podem ou não ser bons, mas que faziam aquilo que precisava ser feito.
E entendeu mais ou menos o que o sentido daqueles comandos e o que faziam, mas como não parou para estudar php, mysql e outras ferramentas que usa ou possa vir a usar um dia, você não tem como saber ou afirmar com plena certeza se os codigos e sistemas feitos por ti são realmente bons.
Muito provavelmente, vários trechos de seu codigo poderiam ser reescritos de forma a se tornarem mais eficientes e economicos (tanto em numero de linhas como também em recursos consumidos).
Auto ditada para mim, é aquela pessoa que compra um livro para aprender sobre o assunto, lê a documentação oficial, tutoriais na net e está sempre estudando para evoluir como profissional, pois tem consciencia de que sempre tem algo para aprender e melhorar.
>
desculpa cara mais não é bom não.
Assim amigo, não falei que os códigos são ótimos, ou bons, mas eu programo a anos, estudo códigos toda hora. Faço procedural. Eu não sei nada cara. Eu disse que o resultado dos meus códigos são bons. Meu amigo, eu gostaria que você aprendesse uma coisa, isso serve a todos que programam e também para todas outras profissões: De nada serve ter o conhecimento se não tiver a inteligência de utilizar esse conhecimento. Não adianta apenas "o saber", tem que ter a inteligência de como usar este saber.
Esse foi meu primeiro sistema, aos 11 anos de idade: www.pegaja.com.br.
Ele é todo funcional, os códigos não são dos melhores, eu tinha onze anos. A segunda versão dessa dai é só pesquisar no YouTube "Projeto DoPress.org". Tenho muito que aprender ainda. MUITO. Mas eu trabalho em uma empresa programando, e infelizmente você entendeu errado minha resposta, eu disse que não é preciso saber a lógica de programação por experiẽncia própria, pois no ínicio não precisei, foi apenas prática e pegando códigos da internet, mas hoje, raramente pesquiso códigos da internet, geralmente, normalmente crio os meus próprios códigos e algoritmos.
Não dependo de códigos prontos por outros programadores para programar, para trabalhar nos dias atuais. Espero ter deixado um pouco mais clara as coisas! :)
Só um detalhe caros colegas, primeiramente devemos nos focar ao tópico do nosso amigo e parar de discutir se eu sei ou não, o foco não é este. Eu respondi minha experiência e cada um deveria levar consigo a conclusão disso, não há o porque de eu mentir, mas, não é para ser um caso de discussão. Afinal, o tópico original se refere a lógica de programação e não se eu sei ou não PHP.
E, vocês mal me conhecem, como podem julgar-me ser eficiente ou não no PHP? Estão me dizendo que é impossível ser bom da maneira que iniciei? Bom, não disseram isso, mas quantos impossíveis já vi serem destruidos e conquistados, o meu não é difícil. Ah! Por fim, só Deus pode me julgar!
Hehe, pessoal não levem tudo tão a sério, relaxem! :)
eu disse que não é preciso saber a lógica de programação por experiẽncia própria
essa resposta é válida, nascer sabendo lógica e complicado porém que isso é um requisito mais do que necessário é a pura verdade.
Esse foi meu primeiro sistema, aos 11 anos de idade: www.pegaja.com.br.
sistema aparentemente bom.
no meu 4(Quarto) clique eu vi um erro e dai consegui achar esse erro em vários lugares.
colocou uma saida html antes de um header.
erro esta em uma página na raiz chamada sub_categoria.php na linha 51.
De nada serve ter o conhecimento se não tiver a inteligência de utilizar esse conhecimento
de nada serve não ter conhecimento para utilizar, de alguma coisa server ter o conhecimento mesmo que usas habilidades de uso da mesma não são boas.
não estou querendo dizer que sei tudo, eu sou um mer** e estou ralando muito só que sem estudo você não conseguira ser bom no que faz, não estudar códigos prontos e sim conceitos e aplicalos em exemplos e em um caso real.
um detalhe importante é que quando você vai fazer algum curso de TI, programação quando os alunos não tem conhecimento a linguagem iniciada é o portugol, ela é uma linguagem PT-BR só para se adaptar a lógica e depois você passa para linguagem.
a lógica é a chave de tudo.
é bom uma discussão pois aumenta nossa capadidade, nada disso é briga é simplesmente argumentos de opinião oposta, isso é frequente aqui.
nossa discussão esta dentro do tópico, estamos discutindo sobre a importancia da lógica para construção de sistemas, você com suas ideias e eu com as minhas.
mais algumas navegadas naquele site vi que não existe dinamismo entre as páginas, ou seja, para cada página daquela de fato existe uma página daquela o que um simples algoritimos você faria uma página dinamica assim levando menos tempo para construção de novas páginas de download.
Cara eu tinha onze anos quando finalizei o sistema, iniciei aos 9 (quando comecei na web)! /applications/core/interface/imageproxy/imageproxy.php?img=http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ohmy.gif&key=3037acdff9a5e1c8075c9362e59105c1ddb47572f08d78ed5212e31878cfd5de" alt="ohmy.gif" /> Todo erro deve ser aceitável. (eu acho).
Eu conheço esse erro, tenho o sistema desde os 11 anos, hehe. Ah! Eu ia me esquecendo, tenho 16 anos. Não que isso influa em algo, mas que é um desconto caso eu ainda seja muito "ruim" no PHP. Ah, sim, esse sistema aí tem área administrativa para gerenciamento de páginas, programas, usuários, comentários, etc.
Também sou iniciante em PHP , mas posso afirmar , lógica é muito importante e não é difícil , é só questão de pensar em como funciona !
primeiramente quero deixar claro que não é uma critica a você e seu sistema, na verdade é minha opinião baseada em experiencias.
eu comecei aos 14 e fui sobrinho até as 17.
hoje tenho 19 anos e estou trabalhando em uma empresa de consultoria(gestão empresarial), a ferramenta trabalha com PHP, JQUERY, POSTGRES, SQL, ORACLE, HTML, CSS etc...
a empresa me fez um teste de lógica, igual aquele do Eisten e disseram que o importante para eles é entender o problema e resolver pois a linguagem era só ir consultando a documentação.
segunda recebi um problema e tinha que aplicar a solução no postgres porém em stored procedure, até lá nem sabia o que era isso e com um pouco de estudo sobre isso eu consegui realizar minha tarefa hoje e tudo por causa da lógica a questão da sintaxe foram consultas a doc
Pessoal, não disse que não é fundamental, não disse que não é preciso, é óbvio que é preciso. No entanto, eu por minha experiência não estudei nenhum pouco lógica de programação. Eu só disse o que aconteceu comigo! :/
Todo erro deve ser aceitável. (eu acho).
De forma alguma. Principalmente quando tal erro pode gerar perdar financeiras ou de vidas humanas.
Claro que não é o seu caso, mas se você se acostumar com essa ideia e for trabalhar com isso pro resto da vida, uma hora vai surgir um projeto desafiador e você vai aceitá-lo com a filosofia do "se der problema, eu arrumo depois".
No entanto, eu por minha experiência não estudei nenhum pouco lógica de programação.
Eu fiz a mesma coisa, mas esse é o caminho das pedras... Eu fiz um curso de webdesign em uma desses famosos centros de ensino técnico e me ensinaram quase tudo errado.
Tive que engolir o orgulho e reconhecer que eu não sabia nada. Recomecei. E eu não recomendo esse caminho pra ninguém.
E, vocês mal me conhecem, como podem julgar-me ser eficiente ou não no PHP? Estão me dizendo que é impossível ser bom da maneira que iniciei
Com base na experiência que eu tenho e com contato que já tive com outros desenvolvedores, posso afirmar que há grandes chances de você não ser tão bom quanto pensa.
Não é uma crítica a você, na verdade, é algo normal até. Eu já passei por essa fase também, de achar que já sabia o suficiente, que eu já estava bom. Um dia a ficha cai e você percebe que quanto mais se aprende, menos se sabe. Você é um cara novo ainda, vai se dar conta disso.
Um programador é alguém que escreve o código a partir de um algoritmo, neste caso sem saber lógica não tem como.
No caso do desenvolvedor vai mais alem. Temos que ser capaz de criar soluções, analisar os requisitos para atender as necessidades do cliente, projetar e implementar.
Erro de sintaxe da para corrigir consultando um manual e pesquisando. Um erro de lógica é falha grave e pode comprometer um projeto.
Henrique seu discurso foi quase impecável.
acho que só
há grandes chances
é errado, eu vejo você como um programador 1000 vezes melhor do que eu em base nas suas respostas nos posts e por causa desse fato você sabe que é impossível ter um bom programa bem estruturado com uma boa performance com pedaço de códigos copiado e colado, é como você querer montar uma moto com peças de bicicleta(mobilete), vai ter o motor ele vai funcionar com gasolina mas será uma coisa extremamente escrota e errada.
por que funciona não significa que é certo, de todas lições que tive essa eu encaro como uma das melhores.
Não sabia que uma simples pergunta haveria tanta postagem.
peguei um curso que acho que vai me ensinar a logica pelo portunhol e alguns comandos de pascal estou no caminho certo?
Apesar do pensamento que plantei em todos vocês sem intenção, sou completamente diferente de suas conclusões. De forma alguma penso que sei tudo, eu disse que "as conclusões de meus projetos, são um bom resultado." - não disse que eu sou bom, muito menos que o código é bem escrito ou no mínimo bom. Eu tenho muuuuuito que aprender, nossa muito mesmo, vou continuar falando que pouco sei mesmo depois da faculdade de engenharia da computação. Falar em faculdade, qual a mais adequada que foque em PHP, MySQL, e tudo que engloba programação web.
E já que todos falaram ser impossível fazer sistemas sem saber lógica de programação eu sou a prova que não. No entanto, acredito imensamente (totalmente) que não é possível ser um profissional, um bom profissional sem saber lógica de programação, aliás, impossível seguir um grande conceito, em uma grande empresa, sem ter esse conhecimento.
Obrigado! :D
Joeydim
Está sim cara , independente da linguagem , fique bom na lógica !
Vou tentar dar um exemplo para você de como é a lógico ok? Se eu falar alguma m***** , por favor alguém me corrija.
Vou te dar um exemplo de um algoritmo de como seria para trocar a roda de um carro.
Quando é feita a pergunta , como troco a roda do carro ?
Uma pessoa comum responderia assim: Primeiro você pega o macaco , coloca em baixo do carro , ergue o carro com ele , então pega o step e troque a roda (Não sei trocar roda de carro, desculpe!)
Porém , o computador é "burro" , você tem que detalhar as coordenadas pra ele.
Como você deveria pensar para um algoritmo para trocar a roda de um caro ?
Primeiro, você está dentro do carro , logo tem que tirar o cinto de segurança
Segundo, abrir a porta
Terceiro, sair do carro
Quarto, ir até o porta mala
Quinta , abrir o porta mala
Sexto , pegar o macaco
Sétimo, colocar o macaco em baixo do carro
E assim vai , entende ? Você tem que tratar todas as ações que acontece.
É dessa maneira que devemos pensar quando faremos um algoritmo , pensar em todas as ações para se chegar ao resultado e ainda tratar os possíveis erros!
Espero que tenha compreendido um pouco !
Cleyton Garcia
Cara , estou na mesma ! Passei no vestibular para Eng. da Computação , porém minha paixão é desenvolvimento , principalmente web! Estou na dúvida se faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal , porém la é Tecnólogo! E também há o maldito medo de não ganhar dinheiro suficiente! haha
Obrigado Amigo e a todos pensei que não ia obter respostas mas vi que quando estiver uma duvida no php corro para cá rssrs
>
Joeydim
Está sim cara , independente da linguagem , fique bom na lógica !
Vou tentar dar um exemplo para você de como é a lógico ok? Se eu falar alguma m***** , por favor alguém me corrija.
Vou te dar um exemplo de um algoritmo de como seria para trocar a roda de um carro.
Quando é feita a pergunta , como troco a roda do carro ?
Uma pessoa comum responderia assim: Primeiro você pega o macaco , coloca em baixo do carro , ergue o carro com ele , então pega o step e troque a roda (Não sei trocar roda de carro, desculpe!)
Porém , o computador é "burro" , você tem que detalhar as coordenadas pra ele.
Como você deveria pensar para um algoritmo para trocar a roda de um caro ?
Primeiro, você está dentro do carro , logo tem que tirar o cinto de segurança
Segundo, abrir a porta
Terceiro, sair do carro
Quarto, ir até o porta mala
Quinta , abrir o porta mala
Sexto , pegar o macaco
Sétimo, colocar o macaco em baixo do carro
E assim vai , entende ? Você tem que tratar todas as ações que acontece.
É dessa maneira que devemos pensar quando faremos um algoritmo , pensar em todas as ações para se chegar ao resultado e ainda tratar os possíveis erros!
Espero que tenha compreendido um pouco !
Cleyton Garcia
Cara , estou na mesma ! Passei no vestibular para Eng. da Computação , porém minha paixão é desenvolvimento , principalmente web! Estou na dúvida se faço Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal , porém la é Tecnólogo! E também há o maldito medo de não ganhar dinheiro suficiente! haha
Eu tenho muuuuuito que aprender, nossa muito mesmo, vou continuar falando que pouco sei mesmo depois da faculdade de engenharia da computação. Falar em faculdade, qual a mais adequada que foque em PHP, MySQL, e tudo que engloba programação web.
Você não vai aprender NADA DISSO em um curso de Engenharia da Computação.
Se deseja realmente trabalhar apenas com isso, melhor procurar algum curso tecnológico com menor duração que vai ser mais focado nisso.
Nenhuma faculdade de cursos tradicionais, como Engenharia ou Ciência da Computação, Análise de Sistemas ou Sistemas de Informação tem como intuito formar PROGRAMADORES. Programação é só uma pequena parte do universo que é a TI. Esses cursos são mais genéricos, têm por intuito te dar uma base em tudo, mas é só isso, UMA BASE.
Apesar disso, hoje em dia sou um programador muito melhor graças à faculdade, não pelas aulas de programação (que são poucas), mas pela melhor compreensão do todo. Aprendi algoritmos (como disse, "aprendi" a programar antes de aprender a fazer algoritmos), aprendi os princípios da orientação a objetos, aprendi estruturas de dados (listas, listas encadeadas, árvores, etc), aprendi assembly, aprendi matemática e física (que julgava inúteis à época, mas hoje vejo o quanto isso é importante), aprendi teoria da computação, linguagens formais, grafos, compiladores, circuitos elétricos, eletrônicos e digitais e mais uma porrada de coisas, MENOS uma linguagem específica.
Linguagens são ferramentas, você não pode ser escravo de uma delas. Se você quiser aprender uma linguagem enquanto está na faculdade, não vai ter jeito, vai ter que aprender sozinho. É claro que implementamos coisas reais em linguagens reais, normalmente, Java e C. Entretanto, só aprendemos o básico da linguagem, o que for suficiente para realizar os trabalhos propostos.
Sei que isso tudo foge do escopo inicial do tópico, mas acredito que agrega algo.
>
.... Falar em faculdade, qual a mais adequada que foque em PHP, MySQL, e tudo que engloba programação web...
CleitonGarcia
Me formei em Sistemas de informação, e se eu pudesse voltar no tempo, faria diferente. Faria alguns cursos de especialização primeiro.
Falo isso porque na faculdade eu vi Delphi,VB,C#,Java mas pergunte se eu manjo mesmo,já sabe a resposta. Tudo que aprendi sobre WEB foi fora da Faculdade. Faculdade você aprende bastante é claro mas se quiser especificamente WEB e ter melhor aproveitamento dos estudos, curso de especialização seria a melhor escolha
+1 pro post #9
É necessário sim saber lógica. Conheço pessoas que conseguiu aprender a programar sem passar pos período de Portugal Viana, ou seja, só estudos de algorítmos. Cada um tem sua forma de estudar!
No meu caso não foi bem assim. Eu estudei sim nos livros de algoritmos, e aplicando-os no PHP, e muitos fazendo no papel. Acredite amigo, você desenvolver algorítmos no papel, fazendo os debugs na cabeça sem um computador é para mim, a melhor forma de estudar lógica, pois parace que mente (a minha) consegue enxergar melhor certos problemas.
>
Você não vai aprender NADA DISSO em um curso de Engenharia da Computação.
Se deseja realmente trabalhar apenas com isso, melhor procurar algum curso tecnológico com menor duração que vai ser mais focado nisso.
Tem razão. Mas não é tão assim também. Tive matérias em minha graduação para desenvolver sistema PHP com MySQL, noção bem básica do Zend Framework, CSS, entre algumas outras. Mas não adianta ter essas matérias se não estudar em casa, ou seja, ser exatamente um auto-didata.
Como posso dizer, foram matérias em que o professor explicava na teoria e prática alguns conceitos, até mesmo alguns padrões de projetos para serem aplicados no sistema, mas quem realmente faz é o aluno, se vira nos 30 e pronto, não tem xororô. É como eu digo: Faça ou pague quem sabe fazer (é.. eu lucrei um pouco!) :grin:
Aliás, em uma matéria tivemos de desenvolver um sistema básico de E-Commerce além de fazer toda a documentação, tais como Casos de Uso, Diagrama de Classes.
>
Boa Tarde,
Gostaria de Saber se para aprender PHP precisa saber logica de programação
grato
Joey
Para aprender somente PHP,penso que não.Porém pra que você entenda como funciona as coisas (assim como toda linguagem de programação), é necessário saber lógica sim.