Usamos cookies para medir audiência e melhorar sua experiência. Você pode aceitar ou recusar a qualquer momento. Veja sobre o iMasters.
Olá pessoal do fórum
sou novo aqui e estou tentando fazer um sistema de monitoramento de quilometragem e estou quebrando a cabeça para fazer uma subtração de um valor anterior de uma consulta sql
Veículo | Data | Km Inicial | Km Final | Km Rodado
Gol | 24/09/12 | 0 | 40 | 40
Gol | 25/09/12 | 40 | 150 | 110
Gol | 27/09/12 | 150 | 225 | 75
(km rodado = kmfinal - kminicial)
onde o km rodado é a subtração de km final por km inicial.
eu quero fazer o seguinte, fazer o km final ser subtraído pelo ultimo valor antes dele ao invés de pegar o valor do km inicial,
por exemplo quando lanço uma quilometragem maior no dia 26, ele vai pegar a ultima quilometragem lançada ao invés de seguir a sequencia do dia 25 ele vai pegar a do km 27 dai tenho que mudar o valor manualmente, queria que a subtração fosse automática
Veículo | Data | Km Inicial | Km Final | Km Rodado
Gol |25/09/12| 40 | 150 | 40
Gol |26/09/12| 225 | 160 | -65
Gol |27/09/12| 150 | 225 | 75
estou usando php com mysql
meu codigo é esse
<?php
$pesquisa = mysql_query("select * from kms where funcionario = '$func' and veiculo = '$veiculo' and ano = '$ano' and mes = '$mes' order by ano asc, mes asc, dia asc ;");
while ($result = mysql_fetch_array($pesquisa)) {
?>
<tr>
<td><?php echo $result[veiculo]; ?></td>
<td class="da0"><?php echo $result[dia]; ?>/<?php echo $result[mes]; ?>/<?php echo $result[ano]; ?></td>
<td><?php echo $result[kminicial]; ?></td>
<td><?php echo $result[kmfinal]; ?></td>
<td><?php echo $result[kmrodado]; ?></td>
</tr >
<?php } ?>Valeu mesmo pela ajuda Alaerte Gabriel
eu realmente não consegui expressar a minha duvida rs
EX:
resultados na ordem
10
20
30
queria fazer tipo assim:
<?php echo $result['km'] - $result['km']; ?>
que no caso ele só pega 30 - 30
mas eu queria 30-20
e se 20 for excluido dai seria 30 - 10 no caso sacas?
o que eu quero fazer é pegar o ultimo resultado antes do numero
o resultado anterior
Pra começar sua aplicação contém método incorreto, como por exemplo a não utilização dos apóstrofos nas variáveis array:
Errado:
$result[dia]
correto:
$result['dia']
Pois isso te geraria um erro de undefinedindex in... em servidores online.
Veja bem, seu problema é apenas "subtrair" os valores ? eu não consegui entender muito bem o que você quer não amigo.
Se o seu problema for fazer uma operação, após uma inserção, com o ID da última inserção, você pode utilizar o
mysql_insert_id()