Ir para conteúdo

Cascais51

Members
  • Total de itens

    18
  • Registro em

  • Última visita

Posts postados por Cascais51


  1. Em 26/06/2019 at 08:01, Motta disse:

    Não pensou em replicar os bancos ?

    Todas as tabelas são gerenciadas pelo cliente ?

     

    A ideia de fazer um SaaS com banco de dados único é justamente por causa da praticidade no desenvolvimento e manutenção do sistema. Se eu replicar o banco de dados, basicamente vou replicar o sistema. Então não é prático fazer um banco de dados pra cada cliente.
    Se eu tiver 100 clientes e fizer uma mudança na estrutura do banco de dados, terei que sair atualizando todos. E a ideia é um sistema em constante evolução.
    Quanto as tabelas, sim, todas gerenciadas pelo cliente através do sistema, com exceção da tabela "licenças" que é gerenciada somente por nós.


  2. Não sei se você não capitou bem a ideia ou se eu não capitei a sua.
    A ideia central é transformar um sistema para um um cliente, em um sistema "multi-cliente", ou seja, usar a mesma base e o mesmo sistema para vários, sendo o fator diferencial apenas uma coluna em cada tabela .
    exemplo:

    Licença 1 - "Supermercado Extra" - ID: 1

     

    Tudo que for movimentado em todas as tabelas do banco de dados terá uma coluna licenca com valor 1, ligando a Supermercado Extra. 

     

    nesse mesmo banco eu terei outras licenças como Farmácia Legal (ID: 2), Salão de Beleza (ID: 3), Loja Linha bela (ID: 4), Etc..


  3. Olá, pessoal!
    Tenho um banco de dados com 111 tabelas de um sistema de gestão feito para um cliente. Acontece que agora quero transformar esse sistemas em SaaS, Quero manter ele com a mesma base, apenas incluindo uma tabela "licencas" onde terei o cadastro de meus clientes na modalidade SaaS com as configurações necessárias e possíveis ligações com tabelas de mensalidades e etc.
    Pois bem, para não fazer grandes alterações nesse sistema, adicionei uma coluna de nome "licenca" em cada uma das 111 tabelas e fiz uma chave estrangeira em cada uma ligando a chave primária da tabela "licencas" (id_licenca).
    A ideia é com mais tempo organizar para apenas as tabelas chaves terem essa ligação com a tabela licencas, mas por enquanto tenho pouco tempo, mas gostaria de saber de vocês se ter essa coluna "licenca"  em todos as tabelas ligando a tabela licenças vai ser muito custoso em processamento para meu banco de dados, ou é indiferente?

    Acham que eu deveria deixar o campo sem chave estrangeira?

     

    Enviei a imagem com o diagrama de apenas 5 tabelas para ilustrar. são muitas tabelas para enviar todas.

    diagrama.png

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.