Ir para conteúdo

Cascais51

Members
  • Total de itens

    18
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Cascais51 postou

  1. Cascais51

    111 Tabelas com Chave Estrangeira

    Olá, pessoal! Tenho um banco de dados com 111 tabelas de um sistema de gestão feito para um cliente. Acontece que agora quero transformar esse sistemas em SaaS, Quero manter ele com a mesma base, apenas incluindo uma tabela "licencas" onde terei o cadastro de meus clientes na modalidade SaaS com as configurações necessárias e possíveis ligações com tabelas de mensalidades e etc. Pois bem, para não fazer grandes alterações nesse sistema, adicionei uma coluna de nome "licenca" em cada uma das 111 tabelas e fiz uma chave estrangeira em cada uma ligando a chave primária da tabela "licencas" (id_licenca). A ideia é com mais tempo organizar para apenas as tabelas chaves terem essa ligação com a tabela licencas, mas por enquanto tenho pouco tempo, mas gostaria de saber de vocês se ter essa coluna "licenca" em todos as tabelas ligando a tabela licenças vai ser muito custoso em processamento para meu banco de dados, ou é indiferente? Acham que eu deveria deixar o campo sem chave estrangeira? Enviei a imagem com o diagrama de apenas 5 tabelas para ilustrar. são muitas tabelas para enviar todas.
  2. Cascais51

    111 Tabelas com Chave Estrangeira

    A ideia de fazer um SaaS com banco de dados único é justamente por causa da praticidade no desenvolvimento e manutenção do sistema. Se eu replicar o banco de dados, basicamente vou replicar o sistema. Então não é prático fazer um banco de dados pra cada cliente. Se eu tiver 100 clientes e fizer uma mudança na estrutura do banco de dados, terei que sair atualizando todos. E a ideia é um sistema em constante evolução. Quanto as tabelas, sim, todas gerenciadas pelo cliente através do sistema, com exceção da tabela "licenças" que é gerenciada somente por nós.
  3. Cascais51

    111 Tabelas com Chave Estrangeira

    Não sei se você não capitou bem a ideia ou se eu não capitei a sua. A ideia central é transformar um sistema para um um cliente, em um sistema "multi-cliente", ou seja, usar a mesma base e o mesmo sistema para vários, sendo o fator diferencial apenas uma coluna em cada tabela . exemplo: Licença 1 - "Supermercado Extra" - ID: 1 Tudo que for movimentado em todas as tabelas do banco de dados terá uma coluna licenca com valor 1, ligando a Supermercado Extra. nesse mesmo banco eu terei outras licenças como Farmácia Legal (ID: 2), Salão de Beleza (ID: 3), Loja Linha bela (ID: 4), Etc..
  4. Cascais51

    Relacionamento banco de dados

    Respondi no local errado
×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.