Jump to content

Cesar Melo

Members
  • Content count

    31
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

2 Comum

About Cesar Melo

  • Birthday 10/20/1985

Informações Pessoais

  • Sexo
    Masculino

Contato

  • Facebook
    cesar.melo.167

Recent Profile Visitors

797 profile views
  1. Cesar Melo

    O que estudar para PHP full stack?

    Legal.. obrigado pelas informações shadow... A principio, decidi conhecer o VueJs... vou tentar trabalhar com ele junto com Laravel. Nas minhas pesquisas de linguagens, notei também que Python está em alta... Conhecer Python é um plano futuro.. Grato Cara!!
  2. Cesar Melo

    O que estudar para PHP full stack?

    Olá. Gostaria de uma opinião sobre onde focar meus estudos para trabalhar com PHP. Atualmente tenho conhecimentos com a linguagem PHP, e os seguintes frameworks: Bootstrap e Jquery. Recentemente fiz um curso de Laravel+materialize e gostei muito desse framework. Meu primeiro contato com framework para backend e pretendo utilizar o Laravel daqui pra frente nos meus estudos. Minha questão é a seguinte, quero dar continuidade aos meus estudos para me qualificar para o mercado de trabalho, mas não sei exatamente os próximos cursos que vou estudar. Não sei se atualmente há uma combinação de frameworks mais utilizada ou requisitada no mercado de trabalho. Ex: Laravel+vue+bootstrap, ou laravel+angularjs+materialize, tipo isso. Dei uma pesquisada no google e youtube, e notei que não há muito conteúdo de cursos por exemplo de Laravel+angularjs. Procurando algumas vagas de emprego, notei que há grande procurar para profissionais com qualificação em Laravel, e tambem grande procura para profissionais com qualificação em AngularJs, porém vagas distintas. Acho que não vi nenhuma vaga que peça Laravel+AngularJs. Alguém aí pode me passar uma visão ou dar sua opinião sobre isso, para eu focar meus estudos? Alguém sabe o que andam usando bastante? Ou que seja indicado de trabalhar em conjunto com PHP? Ah, uma observação... atualmente meu foco são de projetos voltados para sistemas, admin, etc. Não tenho muito perfil para projetos de marketing ou que exijam um frontend "lindo". rsrs. Grato...
  3. Cesar Melo

    Atributo de um objeto recebendo uma classe

    Olá. Estou tentar fazer um atributo de um objeto receber um objeto de outra classe. Mas dependendo da forma que faço isso, recebo uma mensagem de erro. class PedidoFilho { public $id; public $tipo; } class PedidoPai { public $id; public $tipo; public $pedidoFilho public function getPedFilho() { $this->pedidoFilho= new PedidoFilho(); } } $pedido= new PedidoPai(); $pedido->getPedFilho();
  4. Cesar Melo

    Retorno de função com JSON

    Sim, é verdade, comentou sim sobre a variável fora da função.. porem isso não funcionou com o $.getJSON().. Só funcionou com $.ajax(). Uma outra coisa que não entendi foi: var pedido= funcPedido(); function funcPedido(){ //procedimentos... } A variável receber uma função vazia, e depois a função ser criada.. Tentei criar a função, e depois declarar a variável recebendo a função. Isso não funcionou. Vou pesquisar sobre isso para ter um melhor entendimento.
  5. Cesar Melo

    Retorno de função com JSON

    Angelo, pesquisei um pouco e consegui chegar ao resultado que eu queria. Eu encontrei um exemplo que achei que resolveria, mas não funcionou no meu caso.. mas tenho que fazer outros teste.. Veja só: var pedido=null; $.getJSON( "getters.php", {param1: "pedidoId"}, function(data){ pedido= data; } ); //porem isso não funcionou console.log(pedido.id); //imprime null console.log(pedodo.valor); //imprime null Abaixo segue o exemplo que funcionou: var pedido= funcPedido(); function funcPedido(){ var saida=null; $.ajax({ async: false, dataType: "json", url: "getter.php", data: {param1: "pedidoId"}, success: function(data) { saida= data; } }); return saida; } console.log(pedido.id); //isso funcionou console.log(pedido.valor); //isso funcionou \o/ Muito obrigado pela ajuda Angelo!!
  6. Cesar Melo

    Retorno de função com JSON

    Obrigado Angelo. Vou dar uma estudada nesse código de exemplos que postou e tentar fazer testes. E posto aqui novamente se deu certo ou não. Muito grato pela atenção!
  7. Cesar Melo

    Retorno de função com JSON

    Opa Angelo. Sim, o PHP devolve sim o que peço pelo GET, tanto que dentro da chamada getJSON, quando eu escrevo lá "console.log(pedido)", ele mostra o resultado que eu quero. Porem, isso só funciona dentro da "function" que está dentro do getJSON. Eu gostaria de ter essas informações fora dessa função, para que eu possa colocar os valores que eu preciso em div's separadas sem ter que ficar chamado a função getJSON toda hora. Minha intensão é chamar a função apenas uma vez, e ter um "array" ou um "objeto" com os valores de resposta da requisição.
  8. Cesar Melo

    Retorno de função com JSON

    Olá, gostaria de uma ajuda para retornar um resultado de uma função. Dentro dessa função, eu faço uma requisição através do $.getJSON(), e gostaria que função retornasse o resultado que obtido na requisição JSON. Ex: function pedidoGet() { var pedido; $.getJSON( "getters.php", {param1: "pedidoId"}, function (data) { pedido= data[0]; console.log(pedido) //aqui, ainda dentro da requisição, a variavel "pedido" tem o valores que foi //retornado pela requisição getJSON } ); console.log(pedido) //aqui, não retorna nada return pedido; //aqui, essa variavel pedido não tem mais os valores que a requisição getJSON retornou. } var pedidoTeste= pedidoGet(); //depois que chamar a funçõa, gostaria de ter os valores para usar como for melhor pra mim. console.log(pedidoTeste.id); console.log(pedidoTeste.valor); Conseguiram entender minha necessidade? Desde já, agradeço!
  9. Cesar Melo

    [Resolvido] Parâmetro nulos em uma função

    Muito Obrigado Matheus!!! Resolveu meu problema!! Show de bola!!
  10. Olá.. Alguém sabe me dizer se é possível eu criar uma função em PHP, e ao chamar a função, não passar alguns parâmetros? Exemplo: function teste_func($param1, $param2, $param3) { if ($param2==null) { $param2="EM BRANCO"; } if ($param3==null) { $param3="EM BRANCO" } //restante do código utilizando o "$param1" } //ao chamar a função eu gostaria de ter a opção de chamar a mesma passando apenas 1 parâmetro ou mais.. teste_func($varParam1); teste_func($varParam1, $varParam2); //para toda vez eu não ter que chamar a função com os três parametros teste_func($varParam1, "EM BRANCO", "EM BRANCO"); Pois eu tentei fazer essa função, e chama-la sem passar o segundo e terceiro parâmetro, e me retorna o erro de que a função espera 3 parâmetros e eu informei apenas 1 ou dois parâmetros. Fatal error: Uncaught ArgumentCountError: Too few arguments to function logdb(), 2 passed in D:\...\index.php on line 25 and exactly 3 expected in... Thanks...
  11. Cesar Melo

    Copiar estrutura de Banco de Dados Mysql

    Ola.. Alguém sabe me dizer se há uma forma de eu conseguir replicar apenas a estrutura da minha base de dados? Pela breve pesquisa que fiz, vejo que tem um recurso de replicar base de dados como master e slave, porem pelo que entendi, é feita uma replica identica do banco de dados. Meu cenário seria mais ou menos da seguinte forma. Ter uma base de dados principal e ter mais outras bases de dados no mesmo servidor, ou até mesmo em outros servidores. Só que cada base de dados seria de um cliente diferente. Então, eu gostaria de fazer uma alteração na base de dados principal (ex.: adicionar mais uma coluna na tabela "pessoas") e fazer com que essa atualização seja replicada em todas as outras bases de dados, mas sem interferir nas informações já inseridas nas bases dos clientes. Se não houver um recurso que faça isso, gostaria de saber se há um lugar no mysql que eu consiga ver o Log de alterações que realizei em determinada base de dados para que eu possa ver se é possível através do log gerar um script de atualização. Obrigado
  12. Ola.. Alguém sabe me dizer se há uma forma de eu conseguir replicar apenas a estrutura da minha base de dados? Pela breve pesquisa que fiz, vejo que tem um recurso de replicar base de dados como master e slave, porem pelo que entendi, é feita uma replica identica do banco de dados. Meu cenário seria mais ou menos da seguinte forma. Ter uma base de dados principal e ter mais outras bases de dados no mesmo servidor, ou até mesmo em outros servidores. Só que cada base de dados seria de um cliente diferente. Então, eu gostaria de fazer uma alteração na base de dados principal (ex.: adicionar mais uma coluna na tabela "pessoas") e fazer com que essa atualização seja replicada em todas as outras bases de dados, mas sem interferir nas informações já inseridas nas bases dos clientes. Obrigado.
  13. Ola Thiago.. Seguinte, eu faço da seguinte forma.. mas não sei se é a forma mais indicada... No meu formulário, cada registro tem um "name" diferente.. Ex.: <tr> <td>Pedro Henrique</td> <td><input type="text" name="idade_1" id="idade_1" /></td> <td><label for="idade_1"> <input type="text" name="obs_1" id="obs_1" /> </label></td> </tr> <tr> <td>Ana Claudia</td> <td><input type="text" name="idade_2" id="idade_2" /></td> <td><label for="idade_2"> <input type="text" name="obs_2" id="obs_2" /> </label></td> </tr> <input type="hidden" name="contador" value="2" /> No meu caso, quando vou fazer o insert no banco, no seu caso seria imprimir na tela.. eu uso um "for" para inserir os dados no banco. Ex.: for ($i=1; $i<=$_POST[contador]; $i++) { echo "Idade: ".$_POST[idade_.$i]." - Obs: ".$_POST[obs_.$i]."<br/>"; } Sacou? Isso resolveu meu problema, que é parecido com o seu. Obs.: Geralmente não se repete valor de ID.
  14. Cesar Melo

    [Resolvido] Segurança para requisições PHP

    @EdCesar obrigado pela dica cara. Quando eu for mexer com essa parte de segurança, vou começar dessa forma, utilizando sessions para dados importantes. Depois vou pesquisando sobre como ter mais segurança por requisições via ajax, pois há telas em que eu listo uma série de pedidos, ou produtos... então acho q não ficaria muito viável utilizar sessions nessas telas.. mas enfim... Uma coisa de cada vez.. Muito obrigado meu caro!
  15. Olá, estou com mais uma dúvida sobre segurança. Estou iniciando um projeto de desenvolvimento e ando preocupado com a segurança das minhas requisições. Exemplo: Tenho uma tela para editar um pedido já criado. Obviamente, esse pedido tem um ID como chave primaria no bando de dados. O que eu faço atualmente: Na tela de edição de pedido, tenho um <input type="hidden" name="pedidoID" value="13"> por exemplo. Aí quando mando o "submit" ele vai pra outra tela, e com base nesse pedido "13" o sistema fazer as alterações necessárias no banco de dados e etc. Em outras telas, faço algo parecido mas através de Ajax. Legal, funciona, mas ao usar esses inputs dessa forma é uma brecha de segurança certo? Pois alguém mal intencionado pode facilmente localizar e alterar o numero do pedido, causando uma alteração errada no banco de dados. Fiz uma breve pesquisa sobre segurança em PHP, e pensei em duas coisas: Fazer uma HASH de mão dupla para o valor do ID, que acredito que dificultaria um pouco a possibilidade de alguém alterar. Ou utilizar $_SESSION["pedidoID"] que penso ser mais seguro para ocultar o valor do ID de um pedido. Porem, utilizando $_SESSION["pedidoID"] ficaria dificil, ou impossível de fazer algumas requisições via Ajax. Foi o que eu consegui pensar. Alguém com experiência em PHP pode me dar uma orientação sobre como trabalhar melhor com segurança nesse caso?
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.