Jump to content

Gabarito

Members
  • Content count

    16
  • Joined

  • Last visited

Community Reputation

0 Comum

About Gabarito

  1. Olá a todos. Estou fazendo uma sequência de números de um contador para contagem regressiva, nos moldes daquelas placas de relógio digital. Em anexo, segue um singelo exemplo. Como são 10 números e vários frames de cada número para fazer a animação, eu pensei em criar uma sequência de ações. Criei as ações para um número e gostaria de aplicá-la nos nove restantes. Mas deparei-me com um sério impedimento: as ações usam o nome de cada layer e não se prestam para serem aplicadas nos outros layers. Por exemplo, eu criei o layer 9 que vai fazer a transição para o layer 8. Fiz transformações no layer 9, fiz seleções e fiz cópias do layer 8. Se eu aplicar isso no layer 1, de cara não vai dar certo, porque a ação vai procurar o layers 9 e 8. Pesquisando, encontrei referências ao uso de variáveis, no menu Imagem. Mas, pelo que pude entender, aquelas variáveis não vão ser úteis ao meu caso. Eu estava em busca de algo que fizesse as ações em layers que fossem referenciados por variáveis e não pelo nome de cada um. De forma que eu apenas trocasse a variável pelos layers "da vez", aplicando as ações genericamente nos layers 1 e 2, depois 2 e 3 e assim por diante. Segue também em anexo a minha paleta de ações para os colegas darem uma olhada no que eu estou fazendo. Agradeço qualquer sugestão e/ou mudança de procedimento. Por não ser um especialista em Photoshop, pode ser que eu esteja indo por um caminho mais complicado do que seria necessário. Aliás, até peço também uma opinião sobre as transformações que eu eu fiz tentando simular uma virada de placa em 3 dimensões. Como eu já disse não ser um especialista, somente hoje é que "descobri" os recursos em 3D do programa. Quem sabe essa animação que estou tentando fazer não seja melhor representada fazendo uso desse recurso? Aguardo sugestões. Obrigado. ================================ Orientação de como usar as ações: Abrir o arquivo "Placas".psd Executar Ação "Só número" Executar Ação "Estilo 1 - Bold" Executar Ação "Centralizar" Executar Ação "Separar no meio" Executar Ação "Fazer placas" Executar Ação "Transformação" -------------------------------------------------------------- Somente agora eu vi que o fórum não permite anexar arquivos PSD, do modelo, nem arquivos PSP, da paleta de Ações, que eu iria enviar para melhor ilustrar o que eu tentei explicar no post anterior. Aqueles que se interessarem pelos arquivos citados, o modelo e a paleta, por favor me enviem uma mensagem privada que eu os enviarei. Obrigado.
  2. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Almir, meu sincero agradecimento pela sua prestimosa atenção. Você desmistificou um problema que eu imaginei ser muito mais complicado. Assunto plenamente resolvido. Dou meus parabéns pela sua rápida visualização da solução e a maneira paciente e atenciosa com que explicou as perguntas. Abração.
  3. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Mas pensando melhor, acho que isso é fácil. Basta eu usar o copy(variável, 1, 1) etc e resolver. Podemos dar o tópico como RESOLVIDO. Acho até que é um recorde, uma questão resolvida em menos de uma hora de postada. Valeu, amigão!
  4. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Esqueci de dizer, mas só para reforçar: aquele 41.756.271 já não é mais aquele. Os segundos já mudaram enquanto a gente conversava. Ou seja, essa variável está em constante atualização. Na hora que eu rodar o programa, ele tem que pegar a variável e identificar seus números para preencher os valores do seu código.
  5. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Outra coisa: eu vou pegar uma variável que está mudando o tempo todo, a do tempo restante até uma determinada data. Como jogar essa variável no seu código? Veja o exemplo que eu dei lá em cima: Veja que tem uma data fixa. Eu tenho que jogar as variáveis de segundos, minutos, etc, que estão mudando, haja visto que o tempo muda e a data é fixa, dentro do seu código. Como?
  6. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Almir, meu amigo, você é o mago dos códigos! Mas eu teria mais umas perguntinhas antes de liberar o caríssimo colega. Você botou uma diretiva que meu compilador não aceitou: "Invalid compiler directive" O que significa {$mode objfpc}{$H+} ? Só rodou depois que eu tirei a diretiva.
  7. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Rapaz! Você matou a charada em poucos minutos desse nosso bate-papo! Que maravilha!
  8. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Almir, amigão, acabei de experimentar seu código. E ele funciona muito bem! Ao invés de usar o seu componentes a, b e c, eu usei simples TLabel. Deu certo. Eu não imaginei que fosse tão simples! Vou ver agora como tratar as imagens. Mais uma pergunta: Como vou começar a contagem? Você deu valor 9 às variáveis. No meu caso, eu vou ter um número grandão, como na imagem do meu primeiro post. Como quebrar o número a partir de uma variável que está mudando a cada segundo? Lá no exemplo, o número de segundos é 41.756.271. Isso está numa variável. Vou ter que quebrar essa variável em unidades para atribuir a u, d, cen, mil, etc. Como?
  9. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Dei uma olhada no código agora. Quem é a, b e c? Algum componente? Como você começa o contador para atribuir valores a "cen", "d" e "u"? Vamos supor que você tenha que iniciar a contagem em 1397.
  10. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    De modo a ter: 1.397 E lembrando que o número 7 logo iria virar para o 6, com a animação do TTimer e as imagens intermediárias da virada da placa.
  11. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Acho que não precisa de TCanvas, não. Eu pensei apenas em carregar a imagem de cada unidade para cada número com o componente Image mesmo. Só isso. O problema é conseguir associar cada número com suas unidades, dezenas, centenas, etc com arquivos de imagens diferentes. Releia meu primeiro post. Se o número de segundos num dado momento for 1.397, eu terei que ler esse número e colocar as imagens na ordem, para cada arquivo: Imagem 1 na casa 5 Imagem (ponto) na casa 4 Imagem 3 na casa 3 Imagem 9 na casa 2 Imagem 7 na casa 1
  12. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Rapaz, andei dando uma rápida olhada no seu blog e vi que só tem coisa interessante por lá. Parabéns! Edite o link de seu comentário onde tem "Veja o resultado aqui" porque está faltando um ":" e o navegador dá erro 404.
  13. Gabarito

    Contagem regressiva com uso de imagens - [RESOLVIDO]

    Ôpa! Obrigado, Almir, por uma resposta assim tão rápida! Mas eu não quero um contador digital. Eu já tenho um contador numérico mesmo e ele me basta para informar os tempos. O que eu gostaria era aperfeiçoar o layout e colocar aquele contador com placas que viram como num placar. Para isso, eu teria que trabalhar com imagens e não com componentes. O ideal também seria que fosse em Delphi: eu não tenho esse IDE Typhon.
  14. Olá. Já procurei bastante, mas ainda não achei um código que possa me adiantar ou dar ideia de como fazer um relógio digital numa contagem regressiva. Encontrei uns arquivos GIF que possam ajudar a explicar o desafio: Eu já tenho o código que faz a contagem regressiva a partir de uma data dada pelo usuário. O que eu teria que fazer agora é associar cada dígito da contagem a uma imagem separada. Tentei ajustar imagens GIFs que se adaptassem ao tempo real, mas sempre ocorre um pequeno erro nas frações de segundo que se acumulam e levam a dar uma grande diferença num intervalo de tempo maior. Portanto, pretendo criar uma forma de associar cada dígito de cada resultado a uma imagem diferente e fazer a ilusão do movimento de passagem da placa do exemplo acima. Quando o meu resultado dá 300 minutos, eu teria que "quebrar" o 300 em "3", "0" e "0". Depois, eu teria que associar o "3" a uma imagem que exiba o número 3. E assim por diante. A animação eu mesmo faria. Já separei as imagens de cada um dos dígitos do exemplo acima em arquivos diferentes. Encontrei uma pequena dificuldade porque a passagem de contagem regressiva é DIFERENTE da passagem de tempo crescente. A passagem da imagem 2 para a imagem 1 é diferente do seu inverso. A imagem 3 para a 2 também é e assim por diante. Por isso, não pude aproveitar as imagens separadas do exemplo dado acima. Tive que criar transições do 2 para o 1 no Photoshop. Mas esse não é o problema. Isso eu já tenho. O problema, e é esse o motivo desse tópico, é associar cada número da contagem em imagens diferentes. Para fazer a animação das transições, vou usar um componente TTimer. Portanto, o que apresento aos colegas é o desafio de fazer a associação entre número e arquivo de imagem. No exemplo que eu dei, vou ter que pegar a centena 3 e associar à imagem "3". Mas como saber que é uma centena? Eu pensei em testar se o resultado atual é maior do que 100. Código: If resultado > 100 then begin If resultado - 100 = 1 then image1.Picture.LoadFromFile('arquivo1'); If resultado - 100 = 2 then image1.Picture.LoadFromFile('arquivo2'); ... If resultado - 100 = 9 then image1.Picture.LoadFromFile('arquivo9'); ... If resultado > 1000 then begin If resultado - 1000 = 1 then image1.Picture.LoadFromFile('arquivo1'); Mas aí eu começo a me embaralhar. E como fazer com as dezenas dentro das centenas? Tem que fazer um tratamento meio matemático para testar unidade, dezena, centena, milhar, etc... Alguém poderia dar uma mãozinha aqui? Eu trago aqui a forma como já está funcionando o programinha: Esses números todos teriam que passar para placas que rolam no estilo da imagem GIF lá no começo do tópico. Os segundos mudam a cada instante, claro, e isso é bem visível. As placas teriam que rolar em números decrescentes. A parte gráfica, eu acho que já sei como fazer, animação e tudo. O tamanho do formulário teria que ser aumentado, claro. O nó agora é o código para ligar cada número a um arquivo de imagem diferente. Não entendo muito da coisa, mas seria o caso de usar um ImageList? A bola está com vocês agora. .
  15. Gabarito

    VU Meter - Medidor de áudio - Componente gráfico

    Quase uma semana depois e nenhuma resposta. Será que alguém que entende do assunto não chegou a ver a pergunta? Por isso, repito a questão.
×

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.