É bem por aí mesmo, @Leonardo B. Tosin, mas muitas vezes um currículo bem escrito e convidativo, pode ser porta de entrada em um novo trabalho. Ou mesmo o perfil do Linkedin e por que não um currículo Lattes?
Quando cheguei no 1º emprego, já contratado, fui abordado em uma entrevista onde estavam com meu currículo (o que fiz e enviei) e também o meu Lattes(!) impressos. Lá alguns cursos foram mencionados, além de uma certificação internacional que eu já possuía. Sei que foi algo incomum, mas ter cursos e/ou certificações no currículo agrega valor sim, principalmente nos primeiros empregos, quando não se tem como comprovar experiência.
Outro ponto fundamental é o networking. 80% das vezes que conhecidos meus conseguem novos empregos, é através de recomendações. Seja recomendações de amigos ou mesmo de colegas de trabalho!
Não importa qual a área, é importante "meter a mão na massa". Ir para a prática, mesmo que esteja desempregado, fazer alguma coisa, conhecer novas pessoas da área e mostrar a elas o que você sabe fazer.
Um portfolio pode ajudar a conseguir ao menos trabalhos temporários (freelas), e daí um freela pode levar a um trabalho com carteira assinada, onde pode fazer novos contatos e daí conseguir um trabalho ainda melhor, e sucessivamente. :)
Att,