Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alisson Rodrigues

Instalando PostgreSQL...

Recommended Posts

Instalando PostgreSQL no Windows

 

Para baixar o arquivo entre na seguinte URL e escolha o arquivo para baixar: http://web.cracco.com.br/postg/

 

1. Extraia o arquivo em uma pasta qualquer, eu recomendo a pasta c:/postgresql. Você pode extrair em qualquer local, esse local depois será lido pelos comandos que você fará no DOS agora.

2. Em uma janela do dos digite os seguintes comandos, vamos supor aqui que eu extraí os arquivos em c:/postgresql e que meu servidor de PostgreSQL irá se chamar localhost.

 

C:> set PGHOME = c:\postgresql (troque pela pasta do postgre)

C:> set PGDATA = %PGHOME%\data

C:> set PGLIB = %PGHOME%\lib

C:> set PGHOST = localhost

C:> set PATH = %PGHOME%\bin;%PATH%

 

* Em alguns casos (como o meu [prescot-san]) dessa maneira não funciona, se não der certo, tente ir ao Painel de Controles, Sistema, na Aba Avançado, variáveis de ambiente, em variáveis de sistema clique em Nova (ou New), e coloque:

Nome da Variável: PGHOME

Valor da Variável: c:\postgresql

E faça isso para as outras variáveis

 

ATENÇÃO!!!

- Quando você colocar o caminho para a pasta do PostgreSQL, indique-a usando as barras do UNIX “\”.

- Não se esqueça de colocar as variáveis entre os sinais de porcentagem, isso diz ao DOS para pegar o valor da variável entre esses símbolos e adicionar ao comando.

- Na variável “PGHOST” você põe qualquer nome, esse servidor será usado quando você for se conectar a ele por meio do PHP, por exemplo.

 

3. Para testar tudo digite “initdb”, desse jeito:

 

C:> initdb

 

Se tudo der certo várias linhas de comando automático serão impressas na tela, todas com um “...ok” no final. Quando ele estiver criando a estrutura de banco de dados (acho que no meio dessas linhas automáticas) você poderá achara que ele travou, mas não travou, aqui o comando demorou a processar mas tudo funcionou.

 

4. Para iniciar o serviço você pode ir pelo DOS ou pelo Painel de Controle. Pelo DOS:

 

C:> CD postgresql

C:/postgresql> CD bin

C:/postgresql/bin> post_svc –install  instala o serviço

C:/postgresql/bin> post_svc –remove  remove o service

 

5. Para iniciar o servidor depois de instalado vá em Iniciar  Painel de controle  Desempenho e manutenção  Ferramentas administrativas  Serviços  UltraSQL Database Service e inicie o serviço.*

 

* Eu estava usando o Windows XP Professional com o Painel de controle arrumado por categorias

 

6. Para gerenciar seus banco de dados eu recomendo baixar um programa que faça isso por você... espero que aproveite... boa sorte!!!

 

Tutorial feito por: giga_fire

ICQ: 197758522

MSN: thiagophp@hotmail.com

 

PS: Para usar o postgree com o PHP, você precisa habilita-lo, para isso entre no php.ini, procure pela linha ";extension=php_pgsql.dll" (sem aspas) e descomente-a tirando o ; (ponto e vírgula) do ínicio, reinicie o server e pronto.

 

Agora você pode usar o postgresql, para isso você pode usar o prompt ou uma ferramenta visual como o DBTools (http://web.psy.uwa.edu.au/dbtools/prosetup230EN.exe), antes de usá-lo você deve criar um usuário no postgresql, entre no prompt, na pasta do postgres, bin e use o arquivo createuser, digite "createuser --help" (sem aspas) para ver as opções, para criar um usuário sem senha use "createuser -a nome_usuario", se você quiser deletar um usuário use "dropuser -U seu_user" (esse seu_user não é o usuário que vai ser deletado e sim o admin), vai pedir o nome do usuário que você quer deletar digite e tecle entre, se tudo der certo vai aparecer "DROP USER", agora você pode criar um db usando o comando "createdb nome_db", se tudo der certo irá aparecer "CREATE DATABASE", agora entre no dbtools, irá aparecer uma tela de configuração, se não aparecer, no menu clique em "Tools/Server/Server Manager", Clique em "Server/Add", do lado direiro irá aparecer os dbs possíveis, escolha "PostgreSQL", em "Server Name" coloque o nome que você colocou na variável de sistema PGHOST (nesse tut foi usado localhost), em Host Name deixe como localhost, em Port Number deixe como 5432, em User ID coloque o nome de usuário que você criou, deixe a senha em branco, em Database coloque o banco de dados que você criou, os outros pode deixar com o padrão, clique em "Server/Save" (ou tecle F2), pra testar clique em "Test/Test Link", vai pedir a senha, deixe em branco e clique em OK, se tudo der certo aparecerá "Connection Successful", clique em Ok e feche essa janela, vai pedir pra atualizar a lista, clique em yes, no lado esquerdo irá aparecer as conexões criada, selecione a que você acabou de criar com o botão direito e em conectar, deixe a senha em branco de clique OK, Pronto, no lado direito irá aparecer informções do postgreSQL, você pode usar o DbTools pra gerenciar seu banco de dados postgreSQL.

 

Agora, você precisa conecta-lo pelo PHP, para isso, use o código abaixo:

PHP [/tr][tr]$con = pg_connect("host=localhost port=5432 dbname=nome_do_db user=user_criado");[/tr]

Para mais infos: http://br2.php.net/manual/pt_BR/ref.pgsql.php

por: prescot-san

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vlw mesmo cara.. pra aqueles q nao conseguiram startar o postgresql(tipo eu =D )digita isso no Prompt de Comando:c:\postgresql\bin\pg_ctl -D c:/postgresql/data -l logfile start*caso seu postgre esteja instalado no c:\postgresqlPara parar o serviço eh só ir no Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Serviços e procurar por UltraSQL Database Service.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí, pelo jeito vcs gostaram do tutorial né? :rolleyes:

 

Eu acho que agora é só curtição pra aprender o PostgreSQL, eu conheço um host free pra PostgreSQL, mas se não me engano ele libera apenas 800 registros por hora, já é alguma coisa né, é de graça... :blink: cliquem aqui!!!

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Valew.... fui

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E aí, pelo jeito vcs gostaram do tutorial né? :rolleyes: Eu acho que agora é só curtição pra aprender o PostgreSQL, eu conheço um host free pra PostgreSQL, mas se não me engano ele libera apenas 800 registros por hora, já é alguma coisa né, é de graça... :blink: cliquem aqui!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif Valew.... fui

Xiiiiii... deu problema aqui... alguém pode me ajudar?Tah tudo dano erro... tudo... alguém sabe o que eu faço ele não tá criando o usuário

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caros

 

Fiz tudo conforme posts acima.

Quando fui criar um usuário ele deu o seguinte erro :

 

psql : unknown host name : server_postgre

 

resumo : nem consigo conectar...nada , nem usando o DBtools.

O q será que esta faltando ?

 

Obrigado !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Senhores Fiz tudo Conforme manda o TutorialOlha o Erro que deu :C:\mysql\bin>createuser -a luizShall the new user be allowed to create databases? (y/n) ypsql: server closed the connection unexpectedlyThis probably means the server terminated abnormallybefore or while processing the request.createuser: creation of user "luiz" failed O que fazer ? Criei o Server como localhost

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahh..Eu só extrai o arquivo postgres_beta4.zipO outro "phptriad... " eu não instalei.]Será que é por isso q não esta funcionando ? Estou usando IIS.Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma dúvida de newbie, já que to kerendo aprender hehepara que serve o postgre?? :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

veilside o postgre é um banco de dados tipo o mysql, só que muito superior e com mais recursos

 

 

Pessoal vcs estao viajando ,esse jeito de instalar o postgre ja era

 

tem um jeito muito mais facil

 

só entrar no site oficial do postgre e baixar a ultima versao pra o windows

 

e instalar normal como qualquer outro programa

 

simples demais

 

qualquer duvida perguntem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

segue a dica do Fabyo..porém deve-se estar atento a um detalheas novas versões do postgree apresentam problemas durante a instalação em partições fat32, instale em partições ntfs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Estou com o seguinte problema, instalei o PostgreSQL em ambiente Windows 2000 na minha máquina, mas não consigo configurar um server para criar bancos...

 

Configurei da seguinte forma:

 

Adress: Localhost

Description:PSE1

Service:

Port:5432

Initial DB:template1

Username:postgres

Password:

 

Alguém pode me ajudar ae? O erro é:

 

Is the server running on host 127.0.0.1 and accepting TCP/IP, connections on port 5432?

 

 

Quem tiver alguma dica, favor mandar para meu e-mail, manoel@gtcon.com.br

 

Atenciosamente,

Manoel Alves da Costa Júnior - M4cJun1or

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

segue a dica do Fabyo..

porém deve-se estar atento a um detalhe

as novas versões do postgree apresentam problemas durante a instalação em partições fat32,

instale em partições ntfs

<{POST_SNAPBACK}>

Cara a minha instalação está com este problema, mas tipow... Tem algum recurso para instalar em FAT32 não?

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

segue a dica do Fabyo..

porém deve-se estar atento a um detalhe

as novas versões do postgree apresentam problemas durante a instalação em partições fat32,

instale em partições ntfs

<{POST_SNAPBACK}>

Cara a minha instalação está com este problema, mas tipow... Tem algum recurso para instalar em FAT32 não?

 

Obrigado!

<{POST_SNAPBACK}>

Respondendo a minha própria pergunta: hehehe...

 

Se você deseja instalar o diretório de dados em outro tipo de partição(o que não é recomendado e nem suportado) você deve inicializar o agrupamento de bancos de dados manualmentes, executando o programa initdb.exe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

FAT32Quando a instalação terminar, execute manualmente o programa 'initdb.exe' na partição FAT. Segurança e confiabilidade serão comprometidas, no entanto, e qualquer tentativa de criar tablespaces irá falhar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caro amigo estou com o seguinte problema.Quando dou o comando initdb ele nao encontra o arquivo libpq.dll da pasta lib do postgresql porem a variavel PGLIB está assim PGLIB= %PGHOME%\lib e ele diz q nao é possivel encontrar o arquivo mesmo assim..e o arquivo está realmente lá.Todas as variáveis foram configuradas no painel de controle nas variaveis ambiente de sistema.Caso possa me ajudar ficarei grato.José Antônio Castilho FernandesMSN: jose_acf@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fabio,

 

Tinha instalado no notebook de trabalho a versão 7.3.4 do postgre, porém ao tentar instalar a versão 8 para windows da um erro qdo a instalação vai executar o initdb, com a mensagem abaixo:

 

creating directory C:/Arquivos de programas/PostgreSQL/8.0/data/global ... initdb: could not create directory "C:/Arquivos de programas": File exists

 

initdb: removing contents of data directory "C:/Arquivos de programas/PostgreSQL/8.0/data"

 

Estou rodando winXp professional sp2, celeron 1.7Ghz 256Mb.

 

Pode me ajudar?

 

Agradeço desde já.

 

Assis Calazans

 

veilside o postgre é um banco de dados tipo o mysql, só que muito superior e com mais recursos

 

 

Pessoal vcs estao viajando ,esse jeito de instalar o postgre ja era

 

tem um jeito muito mais facil

 

só entrar no site oficial do postgre e baixar a ultima versao pra o windows

 

e instalar normal como qualquer outro programa

 

simples demais

 

qualquer duvida perguntem

<{POST_SNAPBACK}>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.