Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

punxgirl

melhor ide

Recommended Posts

punxgirl......assim como no PHP, eu comecei aprendendo no bloco de notas...é chato.... mas realmente vai te ensinar a mecher com a coisa...para melhorar um pouco.... você pode baixar o blueJ, ele trabalha comUML básico e na hora de programar ainda é igual um bloco de notas...aí tem Dreamweaver e EditPlus e alguns outros.... que vão te ajudarcom akeles esquemas de código colorido.... (eskeci como chama akilo)eu trabalho com o Netbeans3.6 , ele já tem um mundo de facilidadespra você trabalhar... completa código, você pode usar a API do JAVA junto com ele,muitos plugins (ANT), é muito bom pra trabalhar mesmoaí você tem o Eclipse, que a grande maioria prefere (quem já trabalha a mais tempo),ele é mais complexo, ganha muito do Netbeans por causa dos plugins que ele possuí.Mas se você está começando eu não recomendo.... é bom ter uma boa noção...mais ou menos isso.... minha recomendação Netbeans 3.6

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho q tu vai ter que fazer uns testes com algumas IDEs pra encontrar aquela q tu te adapta melhor...Eu já trabalhei com JBuilder, mas acho q ele é meio pesado... Hoje uso o Eclipse, que eu recomendo, mas concordo com o Realm qnto a iniciar utilizando o bloco de notas. Dá pra aprender muita coisa.Dani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá pra pegar uma boa noção também com IDEs como o SunOne e o NetBeans, a minha opinião já é diferente, acredito que o NetBeas é a IDE mais madura gratuita que você pode encontrar e ainda vai acelerar bastante o seu aprendizado. Normalmente as pessoas que eu conheço que começaram usando o Bloco de Notas tiveram mais dificuldades em aprender a liguagem.Em java, o que você deve aprender é Orientação a Objetos, se acostume a prograrmar assim, perca os hábitos estruturados e escolha uma boa IDE, quanto mais facilidades melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, qnto a dificuldade em aprender, acho q não tem nada a ver com usar o bloco de notas ou usar uma IDE. O bom do bloco de notas é que te obriga a escrever todo o comando e tomar cuidado com alguns detalhes da sintaxe do Java, como o uso de letras maiúsculas, a abertura e fechamento de escopo... Além disso, fica melhor para entender a estrutura da classe e ver o processo de compilação e interpretação da linguagem... Para quem está começando é bom. As IDEs já fazem uma boa parte do trabalho, como a declaração de alguns métodos. Fica muito mais fácil trabalhar com uma IDE, mas corre-se o risco de aprender a "usar a IDE" e não aprender a "programar em Java". Por isso acho que no início é melhor utilizar o bloco de notas. Mas é claro que depende de cada pessoa, porque cada um aprende de um modo.Dani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigada a todos =) vou tentar começar com o bloco de notas!!só mais uma duvida..vcs mencionaram o dreamweaver mas ele só serve pra criar as paginas .jsp né...não programas em java!? ta errado isso? =*

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho bacana o NetBeans e o Eclipse mas o SunOne é muiiiiiiiiiiiiiiito pesado, agora bloco de notas paciencia, não concordo não

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, o Dreamweaver só vai servir pra jsp.

 

Outra coisa, do fundo do meu coração, não começa com o bloco de notas, se o teu computador é bom usa o NetBeans, se não for, põe o eclipse, vai ser muito melhor aprender com isso. Não usa o bloco de notas que tu vais passar a maior parte do teu tempo com besteira.

 

Facilidades de se utilizar IDE's

 

- Não vais perder tempo tentando saber quais pacotes tem que importar.

- Vais saber logo após digitar a linha se o comando está errado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

- Caso tu erre a grafia de alguma função tu vais saber!!!

- Podes gerar mais facilmente os comentários para as tuas funções

- Podes formatar o teu código automaticamente!!!!!!

- Podes gerar uma página em html com o javadoc sem precisar ir para a linha de comando.

- Quando usares muitos parênteses e chaves, fica mais fácil saber quem fecha quem.

- Fica mais fácil visualizar a orientação a objetos.

- Quando modificares uma classes fica mais fácil saber se tem precisa compilar ou não.

- Poes usar os vários plugins existentes.

- Vais saber todas as funcionalidades e a interface que uma determinada classe possui.

- A melhor de TODAS ---- Tu vais começar a programar já podendo (e se acostumando) a ler a API da linguagem, consequentemente vais se sentir motivado a criar as API's para as próximas classes que tu estais criando, quando quizeres!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Bom, qnto a dificuldade em aprender, acho q não tem nada a ver com usar o bloco de notas ou usar uma IDE. O bom do bloco de notas é que te obriga a escrever todo o comando e tomar cuidado com alguns detalhes da sintaxe do Java, como o uso de letras maiúsculas, a abertura e fechamento de escopo... Além disso, fica melhor para entender a estrutura da classe e ver o processo de compilação e interpretação da linguagem... Para quem está começando é bom.

Se essas funcionalidades não te ajudarem a aprender mais rápido, não sei o que poderá ajudar e, além do mais, caso a intenção de aprender java não seja apenas para purgar os seus pecados, não precisas ficar dando uma de monge beneditino e passar horas verificando abertura e fechamento de escopo.

Entender melhor a estrutura da classe e ver o processo de compilação e interpretação da linguagem, com certeza vai ser melhor com a Interface Gráfica.

Se mesmo assim quizeres aprender em Bloco de Notas paciência, eu lamento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha modesta opinião...para se trabalhar com desenvolvimento no dia a dia não discuto a agilidade e facilidade de um ambiente gráfico...agora para fins academicos, estudo...sou totalmente a favor de um editor como bloco de notas, vi, ou qualquer outro do genero...usar um ambiente gráfico de cara para quem está aprendendo, cria vicius que não são legais a um programador...o de saber "programar em um ide especifica"...não importa a linguagem, não importa a ide, você tem que saber programar de qualquer maneira...Um exemplo já vi cursos de lógica de programação ensinarem em delphi, o que é um absurdo, nada contra o delphi...mas lógica usando em programa como ele?na verdade os pobres alunos aprendem a usar uma ferramenta...claro que ninguem vai programar o resto da vida no bloco de notas...mas quando se começa, não sei se um ambiente gráfico é o melhor...mas quero deixar claro que essa é a minha opinão e que respeito inteiramente a opinião do abcd_man...mas vcs podem pegar qualquer livro de nivel em java por exemplo, quando muito eles recomendam o bluejmas isso é uma escolha pessoal de cada um...mas que isso da pano pra manga há isso dá...acho que rende até uma enquete...abraços a todos...Marcio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha, que o abcd_man tah certo.... não tem o que discutir...bloco de notas é ridículo, eu digo que comecei nele pois não conhecianada das IDEs do java, fui conhecer então o Forté, que acabou sendo o Netbeans.... +- essa a história.Temos que ver que a grande complicação do java não é a sintaxe,muita gente diz que é chato a história do Maisulculo e minusculo,mas por mim não passa de um padrão muito bem feito.O problema mesmo é a orientação a objetos, que aí simvocê precisa mesmo de uma boa IDE pra te ajudar,eu achei legal demais o BlueJ quanto a isso, se você conhece UML, ficamelhor ainda.Sei que no final.... o q importa é você usar uma IDE mesmo, e eu prefiro o NetBeans... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

- Não vais perder tempo tentando saber quais pacotes tem que importar.- Vais saber logo após digitar a linha se o comando está errado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!- Caso tu erre a grafia de alguma função tu vais saber!!!- Podes gerar mais facilmente os comentários para as tuas funções- Podes formatar o teu código automaticamente!!!!!!- Podes gerar uma página em html com o javadoc sem precisar ir para a linha de comando.- Quando usares muitos parênteses e chaves, fica mais fácil saber quem fecha quem.- Fica mais fácil visualizar a orientação a objetos.- Quando modificares uma classes fica mais fácil saber se tem precisa compilar ou não.- Poes usar os vários plugins existentes.- Vais saber todas as funcionalidades e a interface que uma determinada classe possui.- A melhor de TODAS ---- Tu vais começar a programar já podendo (e se acostumando) a ler a API da linguagem, consequentemente vais se sentir motivado a criar as API's para as próximas classes que tu estais criando, quando quizeres!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

cara sei que tu é safo em java, já vi tu viajando nele, mas...tu escreveu tudo isso da cabeça ou deu uma consultada?E só ratificando concordo contigo e com o Realm, sem desrespeitar as outras opniões quanto a iniciar usando o bloco. Digo isso, por que também já usei um pouco e já vi gente muito safa em java tentando fazer coisas simples e demorando pacas por bobagens. E não concordo quanto a estar aprendendo a usar IDE, pois se o cara não souber o que ta fazendo ou não se esforçar pra aprender tanto faz a IDE, pois ele vai fazer a mesma coisa que faria com o bloco, ou seja NADA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po galera, na boa, por exeperiencia propria... eu sei bem oq eh se acostumar com ide... eu comecei com o notepad, mas depois me acostumei com o dreamweaver, dai ele me fudeu e muito!!! qdo eu entrei na facul, eu nao tinha o dw, dai eu fui programar no notepad, mas dai eu jah nao sabia mais os codes(prq nao os gravava), nao sabia nem fazer tables!!!! era uma verdadeira bosta!!!!dai foi akilo... fiquei mto tempo sem saber "desenvolver direito"... intao oq eh mto verdade eh, é a melhor opção usar uma ide? é... mas tipow, o problema é você se acostumar com a ide e largar de mao a questao "aprender"... prq isso vai acontecer com certeza... você tem a moleza do ide pra completar o code pra você... si você tem isso... você nao vai ter mta escolha... você vai com certeza da um fo***-se pros codigos... mas si você pegar uma maq sem o dw(por exemplo, ou a sua ide favorita) você vai se complicar... como eu me compliquei!!!!!bom é essa a minha opnião... opniao dada por experiencia propria ein! ;-)tipo, o melhor recomendado eh utilizar de INICIO o notepad... ou intao esse BlueJ... ki eu nao conheço, mas parece ser legal, e nao mto facilitado... deve ser tipo o EditPlus...mas eh isso...valeus!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usar o DreamWeaver (você devia estar trabalhando com html) é bem diferente de usar o netBeans e outros (trabalhando com java), pelo menos em parte, pois aqui você não vai dizer adeus ao código e sim, ter mais ferramentas e facilidades para utilizá-lo. No caso do Dreamweaver para html você realmente deixaria de ser programador (a não ser que quizesse corrigir algum erro).

Se essas funcionalidades não te ajudarem a aprender mais rápido, não sei o que poderá ajudar e, além do mais, caso a intenção de aprender java não seja apenas para purgar os seus pecados, não precisas ficar dando uma de monge beneditino e passar horas verificando abertura e fechamento de escopo.Entender melhor a estrutura da classe e ver o processo de compilação e interpretação da linguagem, com certeza vai ser melhor com a Interface Gráfica. Se mesmo assim quizeres aprender em Bloco de Notas paciência, eu lamento.

Me desculpem (principamente a aathene) pela maneira que eu falei acima.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse caso do dw foi php e cgi... html tbm...mas tipow, eu tenho outro exemplo melhor, por exeperiencia propria tbm!... tipow, eu programo eu delphi... mas si colocarem o pascal na minha frente... eu nao vou saber fazer absolutamente m***** NENHUMA!!! prq? prq jah me acostumei com o delphi, e nao vejo o minimo interesse de programar em pascal... :P !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

velho..um bom eh o textpad...num eh assim uma ide, mas eh linkado com o javac e com o java.exepossui hightlight e eh bonzinho..mas...bom mesmo.. como IDE eh o JDeveloper...da oracle..www.oracle.comai você vai em download lah tem ele..ele tem uma boa camada de acesso a dados...o problema eh que pra aprender...eh melhor um editorzinho de textos como o textpad...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas tipow, eu tenho outro exemplo melhor, por exeperiencia propria tbm!... tipow, eu programo eu delphi... mas si colocarem o pascal na minha frente... eu nao vou saber fazer absolutamente m***** NENHUMA!!! prq? prq jah me acostumei com o delphi, e nao vejo o minimo interesse de programar em pascal...

Quem programa em Delphi programa na verdade em Object Pascal q nada mais é do q Pascal com orientação a objetos... Tu não vais saber fazer nada em Pascal pq tu nunca teve q te preocupar com coisas q a Interface Delphi já deixa pronta pra ti e q são essenciais num programa em Pascal, como por exemplo declarar uma função ou as bibliotecas... Por isso q eu digo q pra começar em Java é melhor usar um editor de texto, para q se aprenda a PROGRAMAR EM JAVA e não a USAR UMA IDE. Claro q se usar uma IDE tem um monte de coisas q tu não vai ter q te preocupar, mas nunca vai saber fazer sozinho. MAs eu sei q essa discussão é longa, aqui na Universidade o pessoal discute isso a vários semestres e nunca chegam a conclusão nenhuma... Bom as sugestões foram dadas. Depende de cada um a maneira como acha melhor aprender...Beijos.. ^_^ Dani

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Continuando a pergunta qual é a melhor IDE, eu questiono qual a melhor IDE para se programar JSP??? O DreamWeaver eu não gostei muito, eu queria usar uma IDE nativa mesmo, só java, tipo eu tô usando o NetBeans com o TomCat, tô com o J2SE Development Kit 5.0, o NetBeans 4.0 Beta 2, o JavaWeb Services Developer Pack 1.5, e o TomCat eu nem sei a versão dele, sou novo em JSP e estou aprendendo por livros, não é muito muito dificil não, quem conhece java está em seu ambiente, mais com esse tanto de programa instalado quando eu inicio o NetBeans meu, fica muito tempo pra abrir, depois q instalei minha máquina tá uma m*****, muito lerda e lenta...Tem alguma opção boa tanto quanto o NetBeans e mais leve....Me deem uma ajuda quem tem mais experiência...Thiago M.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.