Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alexandremanowar

Compilação

Recommended Posts

Hello! :) Eu estou iniciando em java e baixei um pacote j2se com NetBeans para linux, dei as permissões e executei o arquivo bin, que fez uma instalação com visual gráfico onde perguntou se eu aceitava os termos, como um programa de instalação qualquer, carreguei o NetBeans ele funcionou legal até aí beleza, porém não fiz nenhum script java para testar!Agora vem o problema, comprei um livro de java e tinha um exercício que imprime a mensagem "Bem vindo ao java", no livro o exercício era para ser feito em editor qualquer como bloco de notas, o exercício deveria ser salvo como o nome teste.java. Para compilar o exercício eu deveria ir ao konsole do linux no diretório do exercíco e digitar "javac teste.java" e iria ser feito a compilação, mas quando digitei o comando acima ele deu arquivo ou diretório não encontrado, verifiquei o diretório do java e dentro do sub-diretório bin tem o javac mas também não funciona.O que aconteceu, porque não fez a compilação? Será que após a instalação eu deveria fazer mais alguma coisa?Ajguém pode me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hummmm!! Nesse caso vais ter que dar um jeito de o endereço do teu javac apareça no teu $PATH, eu já fiz, mas não me lembro mais.Pra acochambrar tenta $PATH = $PATH%Endereço_do_Javac

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok vara vou tentar e entre em contato outra vez com a resposta, mas por enquanto valeu a ajuda http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Aproveitando o embalo quando eu baixei o arquivo do java j2se baixei outro arquivo de documentação, mas não inclui ele no java.

Esse arquivo é importante?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara já consegui fazer os path, deu tudo certo, para tester eu digitei na raiz o comando "java -version", ele me deu a versão, tudo ok!porém eu digitei um programinha bem simples de inicante que está no livro, um programinha de hello world só para testar, salvei com o nome teste.java no diretório java que criei, acessei o diretório e digitei "javac teste.java" e ele está dando o seguinte erro:teste.java:1: class PrimeiroProgramaJava is public, should be declared in a file named PrimeiroProgramaJava public class PrimeiroProgramaJava { ^1 errorOs códigos do programa que criei é esse:public class PrimeiroProgramaJava { public static void main(String args[]) { System.out.println ("Bem vindo ao Java!"); }}Qual é o problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara fiz toda a configuração no windows, compilei e funcionou tudo ok :D Mas no linux aconteceu o seguinte eu compilei usando o camando "javac teste.java", até aí tudo bem mas quando eu fui executar o arquivo com o camando "java teste.java" ele deu a seguinte mensagem de erro: "Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: teste/java" Isso no linux. Qual seria o problema?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já fiz isso, no windows funcionou certo no linux deu a mensagem de erro que deixei acima quando eu fui executar usando o comando java "rimeiroProgramaJava.java".Qual seria o problema que deu no linux?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tem cara dá uma olha no código:public class teste { public static void main(String args[]) { System.out.println ("Bem vindo ao Java!"); }}para simplificar alterei o nome do arquivo para "teste" como você pode ver no código usei o comando "javac teste.java" até aí tudo bem depois digitei "java teste.java", tentei até assim "java teste" mas não funcionou deu a mesma mensagem:"Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: teste/java" O engraçado é que faço o teste digitando o comando "java -version" de qualquer lugar e ele me responde corretamente, então o problema não pode estar no path, se estivesse no path nem o javac funcionaria!Qual será o problema você tem mais alguma idéia? Lembrando que estou usando linux

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu o problema foi resolvido, vou deixar o caminho para quem tiver o mesmo problema:

 

Coloque o PATH

Se sua distro for padrao Red-Hat, crie um arquivo chamado Sun-Java2.sh, com atributo 755 no diretorio /etc/profile.d:

 

Citação:

 

#!/bin/sh

 

export PATH=$PATH:/Diretorio_onde_vc_encontrou_o_Javac

 

 

 

Se a distro for padrao Debian, abra o arquivo /etc/profile, localize onde estah sendo setado o PATH e acrescente o local q você encontrou no 1o passo.

 

3o Use :

 

Citação:

 

source /etc/profile

 

 

 

para recarregar as opções, ou dê logout e reentre com seu usuario.

 

 

Valeu até a próxima http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.