Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

alx

Quanto ao nome da sala...

Recommended Posts

creio que "tipografia" se refere mais ao processo de impressão com o uso de tipos móvies, ainda usado em algumas gráficas para impressão de notas fiscais ou mesmo cartões de visitas.

 

encontrei alguns termos no dicionário Michaellis que comprovam o que eu digo:

 

ti.po.gra.fi.a

1 Arte de compor e imprimir com tipos. 2 Estabelecimento onde essa arte é praticada. 3 Tip A seção da oficina onde se realiza o trabalho de composição. 4 gír Exploração disfarçada do lenocínio.

 

(lenocínio tem um outro significado, referente ao estímulo de prostituição... nada ver com o que estamos falando)

 

que vem de tipo...

 

ti.po 1 sm (gr týpos)

9 Tip Paralelepípedo, geralmente de metal ou de outra substância resistente, que tem gravado em relevo, numa das faces, letra ou outro sinal para se reproduzir, por meio de impressão, em superfície apropriada.

 

(deletei os outros significados pq a palavra TIPOS tem muitos sentidos)

 

...

 

embora a palavra tipologia, de acordo com as definições atuais do dicionário Michaellis não se adeque... creio que por associação de TIPO + LOGIA (ESTUDO), possamos concluir que tipologia viria a ser o estudo dos tipos (móveis)... ou letras.

 

ti.po.lo.gi.a

1 Caracterização dos tipos humanos, dos seres vivos, ou de realidades quaisquer considerados num estudo. 2 Descrição geral desses tipos em cada caso. 3 Por abreviação, o mesmo que biotipologia. 4 Conjunto de caracteres tipográficos usados em um projeto gráfico.

 

 

concluindo... se falamos de TIPO e temos que GRAFIA é a escrita com tipo, o que podemos entender como impressão com tipos, creio que o estudo dos tipos (LOGIA) seria mais cabível para a denominação da sala.

 

abraços.

 

 

 

aLx.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

concordo... tanto de na definição de Tipologia não se encontra a definição de estudos dos tipos, mas isso pode ser considerado analisando a origem dos termos..se LOGIA é estudo (origem grega) podemos dizer que tipoLOGIA é o estudo dos tipos, por conseqüência das fontes.agora, TIPOGRAFIA é definitivamente um sistema de impressão.=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.