Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rOcKLoCo

Desktop x Web (Vantagens e Desvantagens)

Recommended Posts

Ae galera, seguinte, eu sou desenvolvedor Web há 4 anos, e NUNCA desenvolvi nenhum projeto em desktop (a não ser na faculdade, mas quase nem mexi no sistema, fiz somente a parte Web mesmo). E gostaria de saber quem desenvolve em Desktop(WinForms) quais as vantagens em relação a Web que vcs acham? Estou falando em termos de Sistema.Pra mim que eu vejo a Web em vantagem ao Desktop é: - Sistema distribuído - De qualquer lugar pode ser acessado - Não necessita ser instalado nada no computador do cliente, somente ter um browser - Atualizações refletem para todos os usuários, sem afetar nadaDesvantagens: - Deve ter uma conexão ativa - Se conexão for lenta perde o tempo de respostaessa é a minha visão, mas com certeza deve ter mais vantagens e desvantagens tmb... não estou me lembrando de mais nada até o momento. Falows...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As vantagem de um sistema web realmente são bem maiores. Com ele estamos aumentando o numero de camadas no sistema. e nos facilitando em um série de coisas.Entre todas as vantagens que vocë citou e que realmente são verdadeira, tem uma coisa que eu considero a principal que é a MANUTENÇÃO DO SISTEMA.Imagina um sistema feito em VB que eh usado por mais de 200 pessoas em uma empresa e necessário fazer alguma mudança nesse Sistema... Seria necessário ir em todas as estacoes de trabalho para atualizar o sistema..Através da Web isso não existe além do usuário na maioria das vezes nem sabe que foram feitas modificações no sistema.Um sistema dekstop eu só acho necessário quando for usado por maquinas isoladas ou um sistema usado por poucas pessoas ( até umas 10, ou 15 talvez )e acredito também que a velocidade de um sistema desktop é um pouco mais rápido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala RockLoco!!! Tudo bem mano??!!!!Então,esse assunto é muito variável, ou seja, depende muito do que será desenvolvido.Penso eu nos seguintes exemplos:- Caso você for desenvolver um sistema onde é operado por todos os funcionários de uma empresa com cerca de 10 mil funcionários, mas o administração do mesmo será feita por 2 a 3 pessoas. A parte da comunicação com a maior parte da empresa pode ser feita pela Web, e a parte Operacional (Administrativa) através de uma aplicação Desktop.Lembrando que dependendo da aplicação, mesmo para essa quantidade de pessoas, fica inviável ser desenvolvida para Web. Imagina uma aplicação que 80% dela é feita de cálculos super complexos, você vai precisar de um SUPER servidor capaz de suportar tal remessa.Quanto a manutenção e implementações, no .NET isso ficou muito simples e dinâmico para sistemas desenvolvidos em Windows Applications, pois não é mais necessário você atualizar máquina por máquina, pois isso pode ser feito através da Internet ou Intranet. Este item, "Deploying" no .NET Framework ajudou muito aos desenvolvedores.Ou seja, terá que analisar o que será o produto final, o que o sistema deve fazer em termos de cálculos e como será a parte Administrativa.Só para fixar o que relatei, pense num sistema de Reembolso de Despesas ou num sistema de Controle de Horas, são ótimos exemplos da separação Cliente/Operacional.Espero ter ajudado,Abraços cara !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ai Tiago, então, é bem complexo esse tema... a aplicação que vou desenvolver e estou com dúvida, pois não vai haver muitos cálculos, mas meu grande medo é performance e manutenção, pois o sistema atual hj é em Clipper com DBF e será migrado para .NET, e possui muitas atualizações nas funcionalidades, sempre adicionando coisas novas, por isso levantei essa questão. Mas ainda preciso fazer uma especificação do que terá o sistema. Para esse tema q eu postei, consegui 2 links no fórum da MSDN:

 

http://www.msdn.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=231635

http://www.msdn.com.br/forum/ShowPost.aspx?PostID=210295

 

é bem interessante...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esqueci de comentar, esse sistema será acessado pelos funcionários aqui da minha empresa em SP, +ou- 100, mas que terão acesso mesmo uns 60... mas será acessado tmb do RJ, Porto Alegre, Salvador, BH, Frankfurt(Alemanha), Argentina... ou seja... tô na m*****.. haahha...por isso pensei em Web, mas a base de dados será SQL Server, hospedado na Locaweb... então em termos de banco de dados, posso ficar "sossegado"...Só uma coisa, nas outras filiais q eu citei, não faço idéia de qtas pessoas acessarão...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom vamos lá...Primeira coisa, eu não acredito naquela história de que aplicativos para Desktop daqui a algum tempo vão sumir :blink: Fato é que WebForms está muito a frente dos WinForms em facilidade de desenvolvimento, novidades, etc...Mas nunca que com WebFoms vou ter facilidade que consigo com WinForms, nem velocidade, sempre vou depender de uma requisição de página e ai já viu, eu não me imagino construindo o sitema que faço para desktop com webforms, ficaria completamente inviável.Sim, WebForms eu acesso de qualquer lugar, mas será que a secretária de tal empresa vai querer saber de trabalhar quando chegar em casa, só porque o sistema que ela utiliza ela pode acessar da casa dela?Estude o que tem que ser feito, qual a melhor forma de distribuição, qual ficará mais fácil para manutenção, no seu caso acho que partiria para WebForms mesmo.Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai pessoal, somente pegando um gancho nas respostas - eh se o sistema que for ser desenvolvido requerer que se manipule equipamentos externos, como por exemplo, catracas, relogio de ponto, fechaduras eletricas, etc....

Via web nao tem jeito a nao ser que for feito algum componente e tal mas ai dah muito trampo.

 

Apenas dando uma opniao e concordo - Tudo vai ter de ser analizado o que vai ser feito e pra que..

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Rodrigo Defende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu discordo quanto um sistema web ser mais vantajoso que um desktop, eu acho que são diferentes porque:

 

quanto a distribuição: se houver uma arquitetura descente pode-se mapear o executável pela rede, pronto, é o mesmo trabalho do usuário abrir o navegador e digitar a url;

 

quanto a performance: aplicativos desktop são muito mais rápido que aplicativos web, e também possuem muito mais recursos para melhorar a performance, um exeplo simples: Threads, além de possuir melhores comunicações com hardwares;

 

usabilidade: é muito mais prático um secretário por exemplo, ficar 1 dia todo cadastrando em uma aplicação desktop do que uma aplicaçaõ web;

 

web:

 

portabilidade: fato que jogando em 1 browser abre a aplicação, porém: você imagina fazer vários cadastros em 1 celular ou tablet ? quanto tempo perdido teria ?

 

curva de aprendizado: sistemas desktop são muito mais elaborados e mais complexos de ser desenvolvidos, em termos de aprendizado os web são mais facieis.

 

Espero ter ajudado... Abraços ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria do que o afonso falou está realmente correto.

 

Se você jogar um exe na rede e mapear você terá o mesmo efeito de um sistema web, PORÉM você só vai poder acessar este aplicativo se estiver na rede designada, ai o WEB leva vantagem por poder ser acessado de qualquer lugar por qualquer aplicativo ou aparelho com acesso a internet, temos a mobilidade do dispositivo web avançando alguns centímetros no desktop neste caso.

 

Com relação a performance, isso vai de PC para PC, não podemos falar que um aplicativo Desk é mais rápido, pois se rodarmos um windows 98 com internet de 10gb teremos o aplicativo WEB muito mais rápido, mas ao passo que se rodarmos um Windows 7 com uma internet de 200kb teremos o Desktop mais rápido, isso é de ponto de vista, não muda muita coisa. Porém as threads são uma grande vantagem do aplicativo Desk como o Afonso falou, você pode fazer duas coisas ao mesmo tempo. Ponto para Desk nesse aqui.

 

A usabilidade é a mesma, digitar um cadastro de 10k de funcionários em um sistema web ou em um Desk levaria o mesmo tempo, não muda praticamente nada...

 

Mas com relação a ultima constatação eu discordo firmemente. Aplicativos desk e web possuem arquiteturas e linguagens diferentes, isso não quer dizer que o desk seja mais complexo ou que o web seja mais fácil, vamos por exemplo falar de um sistema simples, uma calculadora básica (daquelas com TextBoxes), um sistema desk é muito fácil fazer uma coisa dessas, mas já em web é mais complicado porque você deve garantir que todos que vão acessar vão ver a mesma coisa, mas por exemplo, se fizermos um aplicativo de cadastro em um banco online, teremos mais facilidade na web do que no desk. Na verdade, ser fácil ou não ser fácil não é recurso para se falar se um é melhor que o outro, são duas coisas diferentes e são desenvolvidas de formas diferentes, há coisas que uma possibilita fazer com mais facilidade e há outras que o outro tem mais facilidade em fazer, não podemos dizer que um é mais fácil que o outro.

 

Mas um ponto que a web definitivamente ganha sobre o Desk é a acessibilidade e a persistencia de dados, pois se você escreve algo na internet ele vai ficar lá para sempre, servidores cloud e etc são ferramentas online que estão sendo usadas não só por programadores web mas também por "desktoppers".

 

Eu concluo dizendo que não existe melhor ou pior, ambos são bons, mas depende do que VOCÊ quer fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.