Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ashley_loirinha

aprender a desenhar

Recommended Posts

preciso da vossa ajuda... eu não sei desenhar mutio bem mas tou pronta a aprender e ando a treinar...gostava de saber como hei-de desenhar rostos...a parte dos cabelos, o olhar, a boca...adorava se me pudessem ajudar dizendo como vocês fazem ou dizendo sites que eu possa consultar.obrigada desde já pela atenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hey Hey hey...sem pressa! O fórum de Desenhos num é tão movimentado assim que nem o de PS...=]Bom...eu não custumo desenhar rostos, porque tenho uma grande dificuldade...mas começo desenhando os olhos, depois o nariz, sombrancelhas, boca, e vai fazendo ateh completar...o cabelo depende, eu odeio fazer fio por fio, mas é o melhor jeito...Em relação a olhares, é fácil! Só imaginar...porque os olhos são iguais, só mudam a posição...^^Uma coisa que é bom fazer, é pegar moldes humanos, tipo: Você precisa desenhar uma mão, faz como você quer que ela seja com a sua mão, e desenha (copia)...=DEspero ter ajudado em algo...ps.: Algumas das revistas que vendem em banca, as vezes são úteis pra esse tipo de coisa......^^

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Procura foto de pessoas na internet...e copia, dai se pega a pratica...=D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Te passo duas dicas básicas:1. Comece sempre fazendo o manequim (a estrutura ou o "esboço" do que você irá desenhar, porque assim, você terá seu esqueleto para finalizar melhor o seu trabalho, sem deixá-lo torto!)2. Para fazer olhos, existe uma regra: O espassamento de um olho para o outro, tem o tamanho de um olho!!! Então, experimente reparar isso no espelho! :D -> Ah! E experimente pegar aquelas revistas de desenhos que se chamam: "Curso prático de desenho"!! São muito boas!Mas pelo jeito você mora em portugal não é? Porque se mora, não sei se vende essas revistas aí! :P Me adicione no MSN para a gente trocar idéias! Beleza? diogodesenhos@hotmail.comFalou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Te tou duas dicas básicas:

1. Comece sempre fazendo o manequim (a estrutura ou o "esboço" do que você irá desenhar, porque assim, você terá seu esqueleto para finalizar melhor o seu trabalho, sem deixá-lo torto!)

2. Para fazer olhos, existe uma regra: O espassamento de um olho para o outro, tem o tamanho de um olho!!! Então, experimente reparar isso no espelho! :D

 

-> Ah! E experimente pegar aquelas revistas de desenhos que se chamam: "Curso prático de desenho"!! São muito boas!

Mas pelo jeito você mora em portugal não é? Porque se mora, não sei se vende essas revistas aí! :P

 

Me adicione no MSN para a gente trocar idéias! Beleza?

diogodesenhos@hotmail.com

 

Falou!

<{POST_SNAPBACK}>

sim eu sou de portugal e cá vende revistas dessas... não são é portuguesas. já te adicionei no msn...

eu não consigo que os meus desenhos se pareçam com a realidade.

que materias devo usar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oie! Aproveitando o tópico...Eu tenho um SÉRIO problema com DESENHO...Eu não desenho QUASE nada...As aulas de desenho da facul só me deixaram MAIS traumatizada do que outra coisa.Só de pegar no lápis e começar a desenhar eu começo a suar frio (por incrível q pareça, é verdade...)Tô louca atras de um curso mas que me "ajude" com o problema e me "ensine" a desenhar...Eu já tentei quebrar esse bloqueio várias vezes, mas não adianta...Gostaria de saber se vcs conhecem algum curso, em que o professor não fique metendo o pau no seu trabalho, dizendo que tá uma porcaria, ao invés de motivar, e ajudar...A prof da facul até tentou me ajudar no final do curso, mas o tempo era pouco...Vcs conhecem algum curso ou alguem q possa me ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá, tudo bem. Meu nome é Tiago, dou aulas de desenho a alguns meses. Bom, uma dúvida frequente pra quem gosta de desenhar retratos é: "como faço pra ficar igual?". Bom se você ja tem pelo menos, uma noção de desenho, luz e sombra principalmente, tem uma técnica q é tiro e queda. você usa um escalímetro, uma régua com várias escalas diferentes, se n tem uma regua simples serve. Se sua intenção é fazer uma reprodução do rosto q escolheu, primeiro você pega a foto, caso não esteja enquadrada, faça-o. pegue a medida do enquadramento da foto e enquadre no papel. ex: se o rosto estiver numa folha de 30x25, você faz um retangulo na mesma medida no papel. depois você pega as medidas de largura e altura usando as linhas de fora do retangulo q você enquadrou. começando pelo olho por exemplo, meça a distancia de um lado do olho até uma linha vertical pra pegar a largura e faça p mesmo pegando uma linha de cima ou uma de baixo pra pegar a altura. Vá pegando os pontos q você achar principais e pegando sempre as medidas de altura e largura. primeiro faça os contornos, depois q terminar de fazer as medidas pode começar a dar vida a seu retrato. Agora se sua intenção é ampliar, 2x por exemplo, pegando a mesma foto enquadrada de 30x25. multiplique por 2, então ficará um enquadramento agora de 60x50, e as medidas q for pegando da foto vá sempre multiplicando por 2. espero n ter complicado mt. qualquer dúvida vai ai meu msn tiruperes@yahoo.com.br pode adicionar com esse e-mail mesmo :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E AI ESHLEY..... DEPENDE DO ESTILO DE DESENHO!!!!SE QUISER FAZER UM RETRATO A CRAYON TEM Q FAZER FIO POR FIO PRA FICAR REALISTA MAS SE você QUISER FAZER UM DESENHO MAIS PRA CARTOOM OU MANGÁ NAUM PRECISA SER TAUM REAL...ENTAUM você PODE USAR MAIS A CRIATIVIDADE....ESSA REGRINHA QUE O DIOGO FALOU SOBRE OS OLHOS É VERDADE...MAS REPITO...DEPENDE DO TIPO DE DESENHO...VARIA MUITO DE ESTILO PRA ESTILO...SE você QUISER MEU MSN É GR_594@HOTMAIL.COM... TENHO VARIOS MATERIAIS IRADOS.... VALEW...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eshley! no site www.escala.com.br você encontra na parte de desenho e em cursos todas as revistas que o colega falou, com todo tipo de desenho, são cursos preparados por verdadeiros mestres do desenho, ensinando passo a passo meu messeger é: fsfilho47@hotmail.com - tambem sou principiante na arte do desenho e todas as dicas são benvindas ok?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou te dar umas dicas de expressões faciais que fiz ao ler seu post.

Bom esse eh meu 1º post, espero q de certo, sou novato aki e naum vi area de testes, mais acredito q se naum der algum moderador corrija por favor.

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Imagem Postada

 

Estes são esboços rapidos, e você pode variar combinações é bem divertido.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/ninja.gif pois bien

comece com um circulo para definir a area do topo da cabeça ao nariz!

depois faça um traço para definir onde vai ser o olho e um para o nariz fazendo uma cruz

depois crie uma queixada e faça a boca.....

eh assim q eu faço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Amigos!Bem, é para ajudar e opinar não é?Vamos lá...Eu dou aulas de desenho há 5 anos e faço Hist da Arte na UERJ. Minha especialidade é desenho à lápis e agora, estou usando o Photoshop e ilustrando livros de RPG(^^). A dúvida inicial é: como desenhar rostos fazendo-os parecer reais?Eu tenho 23 anos e comecei a desenhar aos 16; tem algumas coisas que vejo no Desenho que considero girlhões ao desenvolvimento sadio das capacidades do praticante. Nao se prenda a esquemas pré-definidos de segunda mão, quero dizer, muito do que sabemos sobre arte vem da cultura clássica graga e passa pelo "Renascimento" Cultural. Assim, hoje desaconselho que prenda-se demasiadamente a esquemas de revistas (a isto, chamo de "segunda mão"--na falta de um termo melhor--, pegar os elementos de proporção clássicos e tentar reensina-los...pq nao ir direto à fonte?) , ao invés disso, abuse de referências reais...mas, como nosso amigo disse "depende do estilo"...e aqui, me refiro a desenhos hiper-realistas. Para desenhar rostos, aconselho que preste muita atenção nos detalhes menores, que conforme a visão for amadurecendo, perceberá cada vez mais sutilezas no mundo à nossa volta. Para estes detalhes (na verdade , pra todo o desenho), eu costumo usar lapiseira 0,5 com grafite 2b. Graduações (lápis mais escuros) mais altas soltam muito pó e podem manchar o papel. Pratique excessivamente a rotulação e o degradê; mais que isso;nao esqueça de dominar cada vez mais o uso do esfuminho e do feltro(este, para desenhos grandes). Use pó de grafite para auxiliar no uso do esfuminho.Qto aos cabelos, considero verdadeira Paixão desenhá-los fio a fio....sejam "fanáticos", desenhe os cílios (qq tipo de pêlo)com traços rápidos de maneira que, retirando a mão do papel, o traço termine fino e sua base fique grossa--como é um pêlo de verdade nao é mesmo?^^ Nos olhos, atentem para o brilho e um possível reflexão dos cílios neste brilho. Cuidado excessivo tb na íris; use a rotulação para evitar traços marcados...Muito cuidado no esboço, nao saia dessa etapa sem ter certeza de que está ideal(ideal é diferente de perfeito!), O esboço, faça com traços o mais leves possíveis (treinar degradês te ajudará nisso)Bem...eu poderia nao parar mais de escrever sobre os detalhes que penso haver no Desenho.. mas fica pra outro dia.. (e ainda há tanto por aprender!!)Se vcs quiserem ver meus desenhos por favor, enviem um EMAIL(liciniosouz@gmail.com) e eu ficarei feliz em enviar desenhos a vcs.Nao posso parar sem antes quase clamar que, quem quer ser profissional, penso, deveria aprender a usar tb os recursos tecnológicos.Qto a pessoa que disse ter problemas na faculdade, gostaria de saber em que faculdade está se dando esta graduação. Mas nao fique triste, desenho é tb movimento interno, você aprenderá muito mais observando do que seguindo as regras dos outros. Qto às críticas, se são injustas, nao se incomode (por favor!). Se são necessárias, aproveite-as para seu crescimento pessoal..^^Agradeço a todos pela paciência e pelas opiniões que emitiram de maneira tão interessante!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oie! Aproveitando o tópico...Eu tenho um SÉRIO problema com DESENHO...Eu não desenho QUASE nada...As aulas de desenho da facul só me deixaram MAIS traumatizada do que outra coisa.Só de pegar no lápis e começar a desenhar eu começo a suar frio (por incrível q pareça, é verdade...)Tô louca atras de um curso mas que me "ajude" com o problema e me "ensine" a desenhar...Eu já tentei quebrar esse bloqueio várias vezes, mas não adianta...Gostaria de saber se vcs conhecem algum curso, em que o professor não fique metendo o pau no seu trabalho, dizendo que tá uma porcaria, ao invés de motivar, e ajudar...A prof da facul até tentou me ajudar no final do curso, mas o tempo era pouco...Vcs conhecem algum curso ou alguem q possa me ajudar?

http://spaces.msn.com/members/liciniosouza/liciniosouz@hotmail.comPronto. Através deste endereço vcs podem ver um pouco do que ando fazendo.(comentem!^^) ^_^ à você, Storm, uma dica: cuidado com os cursos; conheça bem os professores antes de assumir este tipo de vínculo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Noooooossa...q aula hein ^^

 

Mandou muito bem Licinio...deu uma aula gratis pra todo mundo XD

 

Muito bom seus desenhos cara!!!! Dá uma passeada mais por aqui...agente ta precisando de participantes pro desafio de desenho (to fissurado nisso ^^)

 

Dá uma olhada nos meus desenhos tb e diz oq ta faltando ^_^

 

http://leobelber.deviantart.com/gallery/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu!

Que bom que gostou do que viu através do meu link.

 

Mas, eu tb peciso de ajuda:

O que é este desafio ?Me expliquem!

 

Eu sou novo por aqui! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/yay.gif

 

eu nao vi seu link ainda depois eu comento (e pq você nao comentou meus desenhos no meu link?) :angry:

 

^^ http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif té+

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Leo,

 

você me pediu para comentar seus desenhos, entaum lá vai:

Achei legal o que você anda fazendo e me parece que você segue um estilo americano...

sorry...mas eu nao tenho como ajudar muito nesse sentido, de desenhar estilo HQ. Mal dou conta do que [pretensamente] sei fazer!^^

Mas, vale algumas dicas, do tipo "genérico"...

A primeira coisa que me chama atenção é que você desenha bem, seus traços tem uma clareza interessante.

Devemos sempre lembrar de tomar cuidado com as repetições de poses e temas, desafiando nosso´próprio "status quo" .Sempre que possível, saibamos sair da nossa "área de conforto" e entrar na "zona de desconforto", desafiando-nos ao máximo possível....

Aconselho que para ampliar o raciocínio tridimensional (a sensação de variação perpéctica, escorço e volume...) seria uma boa idéia que os mais "afoitos"(^^) desenhistas tb fossem afoitos modeladores/escultores...quem pratica/estuda escultura, sabe o qto é valiosa a prática da modelagem no desempenho do grafite; são disciplinas irmãs, sinérgicas.

 

Duvido muito da minha competência para avaliações e comentários, mas tudo bem.

Ainda assim, posso dizer que deve buscar referências fotográficas e ao natural....o que nao impede de buscarmos nossos artistas favoritos.. e ver o que há de melhor neles para nós..(ainda q o melhor deles, não necessariamente sirva para nós!! :o

Em tempo: meus preferidos são Seung Ho, Nelves, Marcelo Barbosa (com quem aprendi quase tudo que sei de como se ver o Desenho), Camille Kuo, Linda bgkiervst(escrevi certo?)....Alex Ross...Royo...Vallejo...um monte! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Posso encará-los como metas a serem alcançadas...e, quiçá, superadas!

(lembremo-nos que sempre podemos ser rigorosos consigo mesmos. Um atleta da NBA treina 1000 arremessos por dia...astronautas treinam mais de 12hs diárias de estudos...

...mas..;,,,como um desenhista pode ser tão disciplinado ao seu jeito, como estes são? Alguém tem alguma dica? http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

 

É isso.

 

Fico feliz que você esteja cursando a faculdade de Desenho Industrial, tomara que esteja gostando.!A única pessoa que nos pode impor limites somos nós mesmos.

t_+ B)

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aeeeeeee rapaz ^^

 

Vamos por partes...

 

O desafio ta aqui no forum de desenho msm...na parte de cima da pagina...no momento não tem nenhum desafio em andamento...tava tendo muito poucos participantes e deu uma parada...ai eu to nesse movimento pra tentar voltar ^_^

 

Valeu pelo comentario!!!!Os artistas q você mencionou...conheço alguns...os q não conheço vou pesquisar :D

 

To curtindo a faculdade sim...semestre q vem vou ter aula de historia em quadrinhos...e quem sabe eu tenha a honra de ter aula com o Alexandre Jubran XD conhece?!

 

Putz cara...desculpa ai não ter comentado noseu blog...eu vou comentar...fica tranquilo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

 

Se você puder me ajuda a agitar o desafio ^^

 

Depois te respondo mais decentemente heheheheheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.