Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

BJ_

:: Problemas com BD ::

Recommended Posts

Criei um programa com banco de dados paradox porém esse não funciona em outro computador, pois acredito ser falta do BDE. Como faço para criar um programa onde ele fique independente de outro aplicativo ou que tenha que somente instalar o BDE?Gostaria que o usuário no máximo tivesse que instalar o bde e o programa já saísse funcionando.Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve BJ_

Bom, se voce instalar o BDE resolve seu problema, voce so vai ter que configurar o Path.

Mas eu recomendo voce usar Firebird.

 

Bom, espero ter ajudado.

 

apocalispe :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela pronta resposta apocalipse!Mesmo com o firebird, terie que instala-lo em todas as máquinas onde for executar meu programa? Teria que fazer um instalador para meu programa juntamente com o firebird?Obirgado pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se você for usar firebird, vai ter que copiar a biblioteca do client dele em todas as máquinas que for acessa-lo diretamente.chama-se fbclient.dll, mas você quando for copiar pra pasta system32 vai renomea-lo para gds32.dllnão, você não vai precisar de bde se for acesso direto.sim, há como instalar o bde automaticamente quando não é encontrado, basta você imbutir ele no seu programa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O installShield tem a opção de instalar o BDE. Assim ele já é instalado junto com o programa. É bom verificar quais arquivos são absolutamente necessários para o Driver que deseja instalar para a instalação não ficar muito grande.

 

Qualquer dúvida sobre o IShield ou sobre os drivers certos é só dizer.

 

É bom esclarecer que a instalação do firebird embeded (apenas a dll e não o servidor completo) deixa o acesso ao db um pouco mais lento. Dá uma olhada em http://www.firebird.com.br/articles.php?id=8

 

[]'s

Samth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu uso o IShield Express for D4, então vou explicar por essa versão, mas tenho certeza que o processo não é muito diferente de outras versões.

 

Arquivos Essenciais para o BDE:EUROPE.BLLUSA.BLLIDR20009.DLLIDAPI32.DLLBLW32.DLLIDAPI32.CFG <--- esse arquivo pode ter qualquer outro nome, desde que seja configurado no registro.  

Drivers de Banco de Dados:IDPDX32.DLL <--- Driver ParadoxIDASCI32.DLL <--- Driver ASCIIIDDBAS32.DLL <--- Driver DBaseIDODBC32.DLL <--- Driver ODBC

O BDE precisa de pelo menos um Driver de Banco de Dados para funcionar. Esses acima sao apenas alguns, existem varios outros.

 

Entradas no Registro do Win9x:HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWARE\Borland\Database EngineDLLPATH -> localizacao do BDE (Unidade+Caminho Completo)CONFIGFILE01 -> localizacao do arquivo de configuração(Unidade+CaminhoCompleto+Nome do Arquivo)SOFTWARE\Borland\BLW32BLAPIPATH -> localização do BDE (Unidade+Caminho Completo)LOCALE_LIB1 -> localização do arquivo USA.BLL (Unidade+CaminhoCompleto+USA.BLL)LOCALE_LIB2 -> localizacao do arquivo EUROPE.BLL(Unidade+CaminhoCompleto+EUROPE.BLL)

No IShield você não precisa configurar o registro pra instalar o BDE (acima é só uma referência). Passo a Passo B) :

 

1. No projeto do SEU programa no IShield, em 'Select InstallShield Objects for Delphi' clique em General Options2. Vai aparecer uma Caixa de Diálogo. Clique em 'BDE (Borland Database Engine)'3. Outro Diálogo aparecerá. Clique em 'Partial BDE Installation'4. Clique no Driver que quer instalar com o BDE. Por Exemplo, PARADOX. AVANÇAR.5. Crie o 'ALIAS' do seu db (o nome que tem o db para o BDE). AVANÇAR.6. Marque a caixa 'Save  CFG...' se desejar. AVANÇAR.7. Em Path coloque o caminho para o executável do SEU programa. Em Type escolha o driver do db do SEU programa. AVANÇAR. CONCLUIR.8. Agora em 'Specify Components and Files' clique em 'Groups and Files'.Um dos grupos são os arquivos do BDE. Se quiser exclua o grupo 'BDE/IDAPI CNF File'. Deixe o outro grupo como está para evitar problemas.

PS.: o IShield Express for D4, em específico, tem um pequeno problema facilmente resolúvel. Durante a compilação do projeto ele pedirá pelo datapump.exe, que é um arquivo do BDE. Se tiver esse problema atualize o IShield. O InstallShield depois disso vai compilar e instalar perfeitamente.

 

Bom... é isso. Se você não conseguir fazer a instalação com outra versão, me fala qual a versão do IShield que você está usando para eu poder te ajudar. ^_^

 

[]'s

Samth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, você não precisa mexer em nada no registro. Eu coloquei esses valores só pra se você quisesse fazer a instalação por outro instalador ou mesmo pelo delphi.O Ishield já configura esses valores automaticamente. Se você quiser pode mudar o caminho dos arquivos em 'Groups and Files' mas é só.O IS vai fazer a instalação do BDE. Você só precisa dele instalado na sua máquina, porque será de onde o IS vai copiar os arquivos para a instalação. O que alias, já deve ter sido feito já que você criou um projeto em Delphi baseado nele. Não precisa indicar nenhum caminho do BDE. Qualquer dúvida "tamos aí"! :) []'sSamth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi! Demorei um pouco pra responder pois tive que baixar 127MB de programa demo, mas... valeu a espera! Já estou pensando consideravelmente em fazer um upgrade no meu ishield :lol:

 

Bom...vamos ao passo-a-passo (de novo! :D )

 

Para usar o BDE nessa versão você precisa baixar o merge module dele fornecido pela Borland, aí vai o link da versão BDE Pro 5.5.1

 

1. Instale-o na pasta padrão. Agora no IS vá em 'options' -> 'merge modules options' e adicione o caminho da pasta onde você instalou o BDE ao 'Merge Module Location'.2. Reinicie o installshield pra ter certeza de que ele vai adicionar o BDE à lista de mmodules.3. No projeto do SEU programa clique na ABA 'Installation Designer' (a terceira aba no topo da tela). 4. Clique em 'Specify Application Data' ->'Redistributables'5. Na lista ao lado procure por 'BDE_PRO'. Clique nele.6. Aparecerá um diálogo de configuração (caso não apareça clique no 'BDE_pro' com o botão direito e em 'Change object settings...'). AVANÇAR.7. Em 'Create a new BDE Configuration File', clique em 'Browse', selecione a pasta de destino do arquivo de configuração e digite um nome qualquer para o arquivo de configuração. SALVAR. AVANÇAR.8. Clique em LAUNCH.9. Aparecerá o utilitário de configuração do BDE.10. Em 'Alias' selecione o referente ao db do SEU programa. Se ele não existir clique em 'ADD' e  selecione  ou crie um. Para PARADOX é recomendável usar a opção de driver 'STANDARD' ao invés de Microsoft Paradox. CLOSE. AVANÇAR.11. CONCLUIR! E Pronto! Seu programa já será distribuído com o BDE.

É recomendável permitir que seus clientes escolham se querem instalar o BDE ou não. Para isso Crie um 'Feature' com o nome BDE em 'Organize your setup' -> 'Features'. Configure-o segundo as indicações do iShield (não esqueça de colocar 'Required' como 'NO'). Volte em 'Redistributables' -> 'BDE_PRO'. Em 'conditional instalation' clique no Feature que você acabou de criar com o nome BDE e desmarque a caixa de 'Sempre Instalar'.

 

Se tiver algum problema é só dizer. :)

 

[]'s

Samth

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gerar um instalador do seu programa através do InstallShield do proprio Delphi :Na opção OBJECTS/MERGE MODULES habilitar BDE_ENTCriar um arquivo ini na opção INI FILE CHANGES.Estará resolvido seu problema....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.