Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marketologo

Abordagem para captar novos clientes

Recommended Posts

Pessoal,

 

eu estou escolhendo algumas empresas de determinados setores e ligando para oferecer o serviço de criação de site. Gostaria de pedir a opiniçao de vocês sobre a forma de abordagem que eu estou utilizando.

 

Eu ligo, procuro falar com o responsavel pela empresa ou pelo marketing e me apresento assim:

 

"Bom dia, meu nome é fulano. Eu trabalho com projetos de comunicação em internet e gostaria de saber se sua empresa têm o interesse de estar desenvolvendo um projeto de um site."

 

O que voces acham? Utilizo as palavras "projetos de comunicação em internet" para dar uma valorizada no serviço.

 

Gostaria de uma contribuição amiga de todos que ja tem mais experiencia na area para eu poder melhorar esta parte.

 

Valeu http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho q isso é SPAM via telefone hehe, mas vai la minha opinião, procura um olheiro dentro da empresa alvo, faça amizade com o pessoal de dentro da mepresa do alto escalão, fica bem mais fácil chegar a seu objetivo, do que a estratégia da merdcard* hehe =)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qual o fluxo que você quer de trabalho? Se você quer fazer centenas de sites a um custo baixo é uma boa o telemkt..Agora c você quer menos stress com pagamento, menos clientes, contas maiores eu ainda acho que você tem agendar uma visita, trabalhar mais o networking.. apresentar os trabalhos, o portfolio.. mas daí em vez de gastar telefone você gasta gasolina...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora c você quer menos stress com pagamento, menos clientes, contas maiores eu ainda acho que você tem agendar uma visita, trabalhar mais o networking.. apresentar os trabalhos, o portfolio.. mas daí em vez de gastar telefone você gasta gasolina...

<{POST_SNAPBACK}>

Concordo com o d.eleete!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu também concordo no sentido de marcar agendar reuniões e ir ate o cliente. Mas para isso é necessário uma primeira abordagem por telefone voces nao acham ?Minha intenção é conseguir atingir pequenas e medias empresas com sites não muito complexos na faixa de 500,00 a 1000,00 reais. O trabalho é montar uma identidade visual da empresa na tela do site , e se for necessário alguma programação feita em asp e banco de dados access (sei um pouco de asp).O lance é abordar certo as pessoas na empresa e conseguir agendar uma reunião.Queria saber como voces fazem pra captar novos clientes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá. Acho que ligar não é melhor maneira. Ele te atendendo faz ele perder tempo e nisso o cara já fica puto na grande maioria das vezes e nem tá nem aí para oq você falou. Acho que enviar tipo um catálago pelo correio seja mais eficiente. você da opção a ele de ver ou não. Isso já faz ele olhar com mais calma a sua intenção. A chance dele se importar, ler é bem maior, nem que seja só para uma distração para o cara enquanto está no banheiro hauhaua. E nessa hora que a galera pensa no que fazer da vida com calma. E mesmo que ele deixe jogado em uma mesa de casa ou do escritório alguém pega para ver. Comenta com amigo do amigo que precisa desse tipo de serviço...E com a vantagem de papel, você leva para qualquer lugar.Por exemplo oq eu disse do amigo do amigo. Se fosse feito por telefone na hora cara ia lembrar do amigo do amigo, mas depois de desligar o telefone ele vai pensar em outra coisa e esquece que um dia você ligou. O papel ele vai pegar e guardar, quando ele vê o amigo a chance dele lembrar do papel (do visual...) é bem maior do que ele lembrar da ligação. Lembrando papel ele não precisa falar e dar informação errada, ele vai entragar o papel onde vai estar tudo certinho do jeito que você mandou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha chegar no cliente é facil... e não é brincadeira, o maior problema é que as pessoas ficam encanadas ANTES de chegar"poxa sera que ele vai me atender ?""sera que ele vai gostar do meu preço?"É tudo tão facil, você ja teve que apresentar trabalho na escola ou faculdade ? Você não decorou algo e falou na frente de varias pessoas ?É parecido, treine o que você vai falar em primeiro lugar, veja o que você vi falar, pense bem nas palavras que vai utilizar, NUNCA converse como se estivesse falando com seu "mano"Seja SEMPRE uma pessoa educada, espontanea, SINCERA, não prometa o que não pode cumprir, passe confiança para o cliente, mostre que você sabe o que está fazendo.Lembra que eu disse de treinar ? Faça isso, mas não comece a falar parecendo um gravação, como eu disse seja espontaneo, saiba o que vai falar, sem estar com um papel na frente lendo, afinal, se você sabe o que esta vendendo você vai saber falar muito bem do seu produto...Nunca pressione e demore muito ao telefone "a mas e familia vai bem ?", educação nessas horas tem limite, seja direto, tente marcar uma reunião "então o que acha de marcarmos uma reunião de 5 minutinhos pra tomar um café e eu te mostrar o meu produto ?", pronto, você foi direto e ja tenta marcar uma reunião educamente e ainda por cima, chama atenção ao tempo, uma reunião rapida...Tente sempre descobrir o responsavel pela área de web, ligue e pergunte o nome do mesmo, é facil... e ligue novamente ja pedindo para falar com tal pessoa, não saia falando com a faxineira que não adianta em nada...rsNo dia da reunião vá vestido bem, não precisa ser de terno e gravata, mas nõa vá de chinelo e bermudão...rsSaiba falar bem, apresentar bem, chamar a tenção do cliente e se puder levar algo para chamar a tenção dele melhor ainda, pense se ele aceitou você ir lá, já é 50% de chances, se você levar algo que chame atenção dele é mais chances ainda de investir no seu trabalho..Tenha em mãos cartão, folder, notebook, slide, qualquer coisa, é muito bom para chamar atenção e sempre tenha algo para ele te procurar como um cartão... mandae fazer 100% cartões numa grafica e tenha com você...Mesmo que você não tenha uma empresa, seja o mais profissional possivel, o cliente não precisa saber que você está no seu quarto de cuecas...Nunca perca tempo indo direto a empresas, geralmente os responsaveis, são ocupados e é minima a chance de você ser atendido e nem deixe material com qualquer pessoa, porque raramente elas entregam isso para os responsveis então SEMPRE fale com a pessoa certa...Isso é mais para o tele marketing mesmo, mas muitas das coisas serve para o QI (quem indicou), tem coisas que são basicas com cliente...A SEMPRE saiba argumentar, se o cliente te perguntar algo e você não souber responder, não fale qualquer coisa para não ficar no vacuo, diga coisa inteligente ou tenha a humildade para falar que não sabe, mas ira descobrir por exemplo...Evite fechar negocios por tel, porque da muita dor de cabeça, ao vivo voc~e ve o que o cliente quer realmente, ele te explica, você faz um esboço, anota tudo, questiona, por tel ou net, as vezes as informações ficam vagas e voc~e acaba tendo que refazer muita coisa...Sobre captação de clientes, google =)Veja sites que precisam de reformas e tente, não custa, você só perde o valor da ligação, não tenha medo ou vergonha de ligar ;) Você vai tomar muitos nãos, alguns até bem mal educado, mas pode aparecer vários sim...E não seja afobado de pegar 10 sites ao mesmo, pegue o que tem condições, faça trabalhos com qualidade ao maximo, lembre-se que isso vai para o seu portfolio, se o trabalho sair ruim, você perde indicações e seu portfolio fica ruim ;) Tudo isso é por experiencia pessoal e muitas coisas que vejo, leio e converso e pode ter certeza que muitas coisas ai são certeza de avanço profissional.Qualquer coisa, basta entrar em contato...Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma das coisas que irei investir nos próximos meses é em um notebook. Justamente para quando eu chegar na empresa de algum cliente não ir de mão abanando ou pedir o computador dele com internet para mostrar meu portfolio. Mostro para ele no meu próprio pc :D Feito em flash.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

rsssValeu galera, gosto de falar sobre o que ja passei, é legal poder ajudar os outros, gosto tambem de ler opinião e crescer com as mesmas...Agora ter notebook é um investimento caro, mas que com certeza da um "TCHAM" a mais na hora de chegar ao cliente, ele te olha com outros olhos, quem tiver a chance de adquirir um mais em conta mesmo, não perca tempo, é um investimento valido...Vou comprar um ano que vem, para levar os projetos para o cliente ver... é muito bom =)Abraços pessoALL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pode fazer q nem um sujeito tentou aqui na minha empresa (onde eu administro o site): mandou um e-mail pro meu superior, falando q o site tava com uns bugs, e q oferecia seus serviços...Como eu era novo na empresa ainda, os bugs realmente existiam. Resultado: arrumei e ele nunca mais entrou em contato ahuhaau

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahahahaha boa...mas essa é uma forma de abordagem legal, tanto pra programadores web quanto web designer... ver falhas em sites e tentar aborda-las... se o cara trabalha bastante com o site e tem uma visão legal sobre web, ele pode parar para te ouvir e boas chances de ele ouvir você...basta usar a cuca =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marketologo,a melhor coisa são contatos, conhecendo o pessoal.No meu caso que presto consultoria para as próprias empresas de informática, tenho que estar nesse ramo. Conheço mais de metade dos empresários de informática da minha cidade. Tive até sorte de conhecer o cara que negociava os stands da fenasoft com as empresas. Vou nos encontros do sucesu e do de TOP de marketing.Dica, começa a se infiltrar na senac, senai e vai conhecendo a galera, e os donos de comércio ou indústria, que deve ter um monte de gente que até faria um site, mas nem sabe o que é isso. Mas vê um amigo fazendo, e outro e acaba fazendo. Ainda se ele ouvir comentários a onde ele frequenta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pod crer, NaPraia falou tudo, justamente oque eu ia dizer, cara, o melhor marketing é o boca-a-boca, e a indicação é a melhor arma, desbanca até concorrencias.Faça parceria com empresas de informatica de outras áreas, como manutenção, venda de peças e etc... o tecinico de informatica ouve muito "Vocês fazem sites ou sabe quem faz???" sei disso pois tenho muitos amigos que me indicam nisso, assim como eu indico eles pra fazer manutenção.Uma coisa que acho importante, e não tem nada a ver com o assunto, mas é bom abordar, é: "Se tu vai fazer o site da empresa se o cliente perguntar se tu faz manutenção, mesmo que saiba diga que não, indique seu amigo pra fazer isso, a menos que sua empresa ou você trabalhe com isso."Mas fazer esse tipo de parcerias é legal, tu me indica que eu te indico e começa indicando, para seu amigo ver que você realmente quer fazer a parceria.Outra coisa boa, é achar um designer que atenda somente impressos, e fechar com ele, ele faz o layout você gera o HTML, a maioria dos clientes dele não tem site e ele passará a fazer com você.Isso ta me dando uma bola maneira aqui com um amigo designer, mas designer mesmo pois ele não se mete a fazer oque não sabe, o lance dele é impressão e layout.Não serve o cara que acha que pode fazer o site por que sabe photo shop e corel, pois os padrões e conceitos são bem diferentes, vice e versa.Esse tipo de coisa da um gás legal.Espero ter contribuido amigo.Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha chegar no cliente é facil... e não é brincadeira, o maior problema é que as pessoas ficam encanadas ANTES de chegar

 

"poxa sera que ele vai me atender ?"

"sera que ele vai gostar do meu preço?"

 

É tudo tão facil, você ja teve que apresentar trabalho na escola ou faculdade ? Você não decorou algo e falou na frente de varias pessoas ?

 

É parecido, treine o que você vai falar em primeiro lugar, veja o que você vi falar, pense bem nas palavras que vai utilizar, NUNCA converse como se estivesse falando com seu "mano"

 

Seja SEMPRE uma pessoa educada, espontanea, SINCERA, não prometa o que não pode cumprir, passe confiança para o cliente, mostre que você sabe o que está fazendo.

 

Lembra que eu disse de treinar ? Faça isso, mas não comece a falar parecendo um gravação, como eu disse seja espontaneo, saiba o que vai falar, sem estar com um papel na frente lendo, afinal, se você sabe o que esta vendendo você vai saber falar muito bem do seu produto...

 

Nunca pressione e demore muito ao telefone "a mas e familia vai bem ?", educação nessas horas tem limite, seja direto, tente marcar uma reunião "então o que acha de marcarmos uma reunião de 5 minutinhos pra tomar um café e eu te mostrar o meu produto ?", pronto, você foi direto e ja tenta marcar uma reunião educamente e ainda por cima, chama atenção ao tempo, uma reunião rapida...

 

Tente sempre descobrir o responsavel pela área de web, ligue e pergunte o nome do mesmo, é facil... e ligue novamente ja pedindo para falar com tal pessoa, não saia falando com a faxineira que não adianta em nada...rs

 

No dia da reunião vá vestido bem, não precisa ser de terno e gravata, mas nõa vá de chinelo e bermudão...rs

 

Saiba falar bem, apresentar bem, chamar a tenção do cliente e se puder levar algo para chamar a tenção dele melhor ainda, pense se ele aceitou você ir lá, já é 50% de chances, se você levar algo que chame atenção dele é mais chances ainda de investir no seu trabalho..

 

Tenha em mãos cartão, folder, notebook, slide, qualquer coisa, é muito bom para chamar atenção e sempre tenha algo para ele te procurar como um cartão... mandae fazer 100% cartões numa grafica e tenha com você...

 

Mesmo que você não tenha uma empresa, seja o mais profissional possivel, o cliente não precisa saber que você está no seu quarto de cuecas...

 

Nunca perca tempo indo direto a empresas, geralmente os responsaveis, são ocupados e é minima a chance de você ser atendido e nem deixe material com qualquer pessoa, porque raramente elas entregam isso para os responsveis então SEMPRE fale com a pessoa certa...

 

Isso é mais para o tele marketing mesmo, mas muitas das coisas serve para o QI (quem indicou), tem coisas que são basicas com cliente...

 

A SEMPRE saiba argumentar, se o cliente te perguntar algo e você não souber responder, não fale qualquer coisa para não ficar no vacuo, diga coisa inteligente ou tenha a humildade para falar que não sabe, mas ira descobrir por exemplo...

 

Evite fechar negocios por tel, porque da muita dor de cabeça, ao vivo voc~e ve o que o cliente quer realmente, ele te explica, você faz um esboço, anota tudo, questiona, por tel ou net, as vezes as informações ficam vagas e voc~e acaba tendo que refazer muita coisa...

 

Sobre captação de clientes, google =)

 

Veja sites que precisam de reformas e tente, não custa, você só perde o valor da ligação, não tenha medo ou vergonha de ligar ;)

 

Você vai tomar muitos nãos, alguns até bem mal educado, mas pode aparecer vários sim...

 

E não seja afobado de pegar 10 sites ao mesmo, pegue o que tem condições, faça trabalhos com qualidade ao maximo, lembre-se que isso vai para o seu portfolio, se o trabalho sair ruim, você perde indicações e seu portfolio fica ruim ;)

 

Tudo isso é por experiencia pessoal e muitas coisas que vejo, leio e converso e pode ter certeza que muitas coisas ai são certeza de avanço profissional.

 

Qualquer coisa, basta entrar em contato...

 

Abraços

 

Gostei muito das dicas, mas o problema é que muitas vezes as pessoas não deixam você nem começar a falar do seu produto com a voz de quem foi interrompido em alguma tarefa. Mas valeu mesmo pelas dicas. Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.