Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

efata

pagemaker

Recommended Posts

3 dúvidas:1-como faço pra configurar atalhos nesse soft?2-tem como importar arquivos pdf e editá-los?3-como eu envio os arquivos pmd p/ gráficas que não possuem o pgm? (por aqui só tem corel...) :( (eu uso PM 7.0)vlws!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 respostas1-não dá!2-não dá!3-se só tem corel, não tem jeito!=)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

3 respostas1-não dá!2-não dá!3-se só tem corel, não tem jeito!=)

caraca, que animador hahaha :blink: o que você faria, colega? tem outro soft de paginação que resolva essas pendengas?trabalhar sem atalho, cansativo; não editar pdf, decepção (afinal PM tb é da Adobe); ter que converter tudo no final, perda de tempo, afinal a gente quer especializar, deixar de editar livros no corel pra melhorar o serviço e aí não consegue. :angry: será que eu vou ter que sair instalando PM nas gráficas da cidade pra cada job que eu fizer?alguém tem uma dica?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez eu possa ajudar.1. Infelizmente não é possível configurar atalhos no PM.2. Dá pra importar PDF no PM7 sim, mas ele será tratado como um arquivo EPS, ou seja, sólido. Para mais detalhes clique na ajuda do PM e digite na cx Localizar: importar pdf3. Ao concluir o trabalho no PM você pode exportar como arquivo extensão PS, depois converter para PDF com o Distiller. Geralmente as gráficas pedem o PDF em composite mesmo (colorido) para fazer a separação de cores nas máquinas deles lá. Mas não use a opção Exportar > Adobe PDF no menu arquivo; Você precisa imprimir em File, na cx de propriedades de impressão, tendo já uma impressora postscript instalada.Se ainda estiver confuso posso detalhar mais.Espero que você consiga vencer o "monopólio" da corel nas gráficas aí.Certa vez um dono de gráfica me disse que só usava o corel lá e não o pagemaker porque o PM não "gerava" arquivos para fotolito. Tive que mostrar que ele estava enganado para que eu pudesse ter mais tranquilidade para trabalhar com eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

apenas justificando...resp. 2 - o PageMaker até importa arquivos PDF, mas não edita, como você perguntou.resp. 3 - nenhum paginador exporta para um formato editável no coreldraw... o quark exporta EPS, o pagemaker PDF, o indesign PDF, EPS, etc... nenhum que o corel edite.bom, se a gráfica só tem corel, o jeito é trabalhar com corel mesmo.. fazer o quê? em matéria de editor de texto eu prefiro o indesign... tem muito mais recursos que o page e o quark xpress... e é da adobe.antes de enviar arquivo em pdf pra gráfica, verifique se eles trabalham com este formato... caso não, evite. trabalhar ERRADO com pdf pode ser muito mais dor de cabeça do que normalmente.abraços.PAX!aLx.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

agradeço as respostas, mas pra melhorar gostaria de aprofundar a questão.1- se não dá pra configurar os atalhos, onde posso encontrar uma lista dos atalhos desse pgm?2-o alx tem razão, eu havia perguntado se dava pra editar pdf, não dá, paciencia;3-aqui não precisa ser editável, o grande problema é como salvar ou exportar pra gráfica um material feito no PM - vcs já imaginaram fazer um livro de 400 pg no PM e depois, só pq a gráfica não recebe nesse formato, ter que refazer tudo no corel? ninguém merece... :wacko: pelo que entendi, o mais adequado seria salvar em pdf, que pelo que sei, permite separação de cores. daí surgem mais 2 questões:1-qualquer impressora pdf realiza as mesmas funções do Distiller, ou sou obrigado a trabalhar com ele?2-sabendo que essa é uma operação complexa, como ter segurança na hora de enviar o arquivo? se for dificil explicar aqui, me indiquem um tutorial.mais uma vez, grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo Efata, é o seguinte:

 

As gráficas mais organizadas e responsáveis (encontrei poucas até hoje) costumam ter um manual ou um roteiro para o fechamento de arquivos a serem entregues pelos designer e arte-finalistas. Mas imagino que esse pessoal que só usa Corel pra editar livros talvez não se preocupe com isso.

Posso te passar um roteiro genérico para fechamento que eu elaborei e posso escrever mais sobre a impressão em post script para gerar o PDF. Me mande uma mensagem aqui pelo fórum com seu e-mail e eu passo isso pra você. Estou fazendo isso porque quando comecei a trabalhar também "camelei" pra aprender como passar por cima dos problemas que as gráficas desorganizadas impõem aos profissionais.

Ah sim, no caso dos atalhos, você encontrará uma lista de todos eles na ajuda do pagemaker (F1). Digite na cx localizar: atalhos. Na lista de resultados tem os básicos e os avançados. Procure sempre que possível consultar a ajuda do programa. No caso da Adobe, eles capricham no conteúdo das informações. Essa também é uma boa razão para usar sempre que possível os softwares em português, hehehe.

Abraços e aguardo sua mensagem.

 

Ah, ia me esquecendo...

 

Recomendo também o livro:

Preparacao E Fechamento De Arquivos Para Birôs, de Ricardo Minoru Horie

Você vai encontrá-lo na Siciliano, por exemplo.

Ele trata de fechamento de arquivos para gráficas em vários programas: pagemaker, corel, Indesign, Quark etc.

Boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

obrigado pela atenção mais uma vez, Livre Pensador.meu e-mail vai em MP. sobre os atalhos muito útil sua dica, e nesse caso meu PM é BR, vai dar pra explorar o F1. sobre o livro do Minoru já vi ele num site e me interessei, com sua indicação fiquei mais interessado ainda, vamos ver se encontro ele por aqui (na maior livraria da cidade até hoje não vi, não).grato, colega.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo que entendi, o mais adequado seria salvar em pdf, que pelo que sei, permite separação de cores.

sim, o ideal seria enviar em pdf por ser um arquivo fechado. desta forma não precisaria enviar cópia das fontes, links, etc.

1-qualquer impressora pdf realiza as mesmas funções do Distiller, ou sou obrigado a trabalhar com ele?

não. para imprimir corretamente arquivos postscript com recursos da linguagem PDF em especial no padrão PDF X-1/a vai precisar de uma impressora postscript instalada. muitas gráficas trabalham com impressoras a laser para separar as cores em laserfilm ou papel vegetal. isso não garante lá muita qualidade. o ideal seria enviar para uma gráfica com um departamento de pre-press que fosse providenciar fotolitos do seu material.

2-sabendo que essa é uma operação complexa, como ter segurança na hora de enviar o arquivo?

pode fazer uma busca na internet pela apostila de PDF X-1/a... lembre-se que trabalhar com arquivos fechado é algo bastante complexo, se não tem conhecimentos profundos sobre o sistema de impressão seria melhor conversar bastante com a gráficou ou o bureau de pre-press deles.PAX!aLx.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá, colegas, mais uma vez, tamos na área.

seguinte:

fiz os testes aqui e surgiram alguns problemas, quem sabe vcs podem ajudar.

1- instalei a impressora postscript Linotronic em FILE, mas para evitar conflitos com a impressora caseira procurei a opção NONE em OPÇÃO DE IMPRESSORA e não constou, aparecia apenas as impressoras instaladas, daí ajustei pra linotronic;

2 - mandei imprimir em FILE na linotronic, constou o PPD do Distiller, daí pra frente todas as opções estavam ok;

3 - salvou um arquivo .ps, mas clicando com o botão direito do mouse não encontrei a opção CONVERT TO ADOBE PDF - experimentei ABRIR COM (selecionando o ADOBE READER) só pra ver o que acontecia e apareceu essa tela aí:

 

Imagem Postada

 

Testei com outra impressora virtual (Primo PDF), testei opção SCREEN, segui os parâmetros de configuração do Distiller pra PDF/X-1a da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica) e não consegui converter meu ps pra pdf.

 

Amigos, onde eu errei?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Efata, só o Acrobat Reader não basta, você precisa ter o Adobe Distiller, que é o programa para converter o arquivo PS em PDF. Só depois de convertido em pdf ele abrirá no acrobat reader. É o Distiller que instala a opção que aparece no menu quando se clica com o botão direito do mouse. Boa sorte. Ah, se eu estiver online pelo MSN te dou uma força, ou se preferir me mande um e-mail.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu tenho o Distiller e configurei conforme as normas da ABTG, o problema talvez é que eu não esteja sabendo operar esse soft, dá pra fazer um passo-a-passo desse negócio?o seu roteiro foi muito útil, mas aconteceram essas diferenças no processo que eu citei acima.mais uma vez, agradeço a atenção.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá novamente, companheiro.Vou dizer o que funciona aqui comigo no Distiller e talvez você possa fazer o mesmo aí.Eu utilizo atualmente o Acorbat 7.0 Professional, que inclusive gera PDF a partir do Office (Word, Excel e Power Point). Instalei o Distiller 7 que vem junto e as configurações dele estão como padrão mesmo. Eu comecei a utilizar o Distiller na versão 5, sempre a partir do acrobat professional. No 5 eu configurei o distiller todo personalizado de acordo com as instruções de uma gráfica aonde eu entregava um jornal pra imprimir, e eles tinham as configurações adequadas pelo fato de ser papel jornal e etc.Se voc~e conseguir pelo menos o acrobat pro 5 ou 6 acredito que vá funcionar direitinho.Boa sorte. Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

oi oi oi agora :D felizdeu certo, vou falar a minha experiencia: o Distiller não estava gerando o pdf pq no texto que peguei pra teste faltaram fontes, habilitei EMBEDED ALL FONTS e ainda não deu certo.depois peguei outro texto, preparei no PM, salvei em .ps, abri o Distiller, cliquei e arrastei o arquivo pra dentro dele e saiu o pdf belezinha.vlw Livre Pensador e todos que colaboraram, alguem precisando de mais algum detalhe, é só postar. agora já posso oferecer esse serviço nas gráficas e ganhar mais uns trocos nessa nossa batalha do dia-a-dia.flw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não é bem assim não... você fez uns testes e já quer oferecer este serviço??? ainda tem muita coisa que acontece dentro de um workflow que você não viu.continue estudando. se for o caso, antes de oferecer este serviço, procure algum bureau de pré impressão e se ofereça para um estágio não remunerado e veja o que acontece.vai com calma.. se fizer um trabalho errado os custos do erro podem cair nas tuas costas. só o jogo de fotolito já vai te quebrar.PAX!aLx.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

...ainda tem muita coisa que acontece dentro de um workflow que você não viu.continue estudando. se for o caso, antes de oferecer este serviço, procure algum bureau de pré impressão e se ofereça para um estágio não remunerado e veja o que acontece.

vlw pelo conselho, alx http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif (não assusta não, cara)é que o mercado aqui é selvagem, amigo, você não faz idéia das loucuras que rolam nessa cidade. A propósito você tá aonde? Em SP? é beeeem diferente...o que eu aprendi foi apenas a separação de cores num PDF-X/1a e como salvar um arquivo do Pagemaker pra enviar pra gráfica, o resto vamos continuar estudando, sempre, pq temos muito que aprender.só que esse conhecimento já abre portas por aqui, já quebrei a cara fazendo uma apostila de 400pg no corel e sei quanto custou :wacko: tenho um bom relacionamento com uma gráfica daqui, e junto com eles podemos oferecer sim um trabalho feito no Pagemaker, salvo em ps, convertido em PDF/X-1a, de livros de 20, 40 ou 100pg, que é o que normalmente essa gráfica faz.A experiência e a troca de informações, irão nos ensinando durante o processo.Não posso me oferecer pra um estágio não remunerado, primeiro pq aqui não tem bureau de pré-impressão, segundo pq tenho 2 filhos pra criar, e terceiro pq tá cheio de gente que sabe bem menos que eu trabalhando no nosso mercado local.O resto a gente aprende na caminhada, e contando com os conselhos e dicas de gente mais experiente e disposta a ensinar como você, meu caro alx.vlw, mais uma vez.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, sendo assim, só posso desejar muito boa sorte no seu caminhar. manda ver, pq só de deixar de paginar livro de 400pgs no corel já evoluiu muito.dica: que tal pensar no indesign? muito melhor!e sim, estou em SP / SP, mas vim de Franca, interior há apenas dois anos.=)abrassssaLx.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dica: que tal pensar no indesign? muito melhor!

já pensei colega, mas acredito que o PM ainda é melhor opção pra mim por 2 razões:1-pq o volume de trabalhos de editoração, mesmo quando ainda no corel, não justificam a mudança (trabalho mais com publicidade);2- quero aumentar a RAM da minha máquina antes da mudança, pois sei que é bem mais pesado.e obrigado pelo desejo de boa sorte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.