Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

Zeuli

- Livro Java: Como Programar 6ª Edição

Recommended Posts

Ae, pessoal alguem poderia me ajudar ??? Alguem tem este livro ??? Estou com dúvida de como se faz dois exercícios do capítulo 4 pág. 113 - são os exercicios 4.1 e 4.2. Eu naum sei como fazer os desenhos que ele pede pra fazer só usando o que eu aprendi até aquele momento no livro ??? Os exemplos que ele dah são faceis mais este exercicios naum tenho a minima ideia de como se faz.

Quando eu chegar no capitulo 4 vo ver ai quem sabe auiehiauheui.Flw

Cara, tu consegiu fazer o exercicio besta da pagina 56? hehe, eu fiz aqui mas da um erro q n sei pq.

/* * Created on 21/01/2006 * * Livro: Java Como Programar 6ª Edição (Java How To Program 6ª Ed.) * Capítulo: 2 * Exercício: 2.32 (Página 56) *  */import java.util.ArrayList;import java.util.Iterator;import java.util.Scanner;public class Exercicio2_32 {	public static void main(String[] args) {				int intNeg = 0, intZero = 0, intPos = 0;				ArrayList array = new ArrayList();				Scanner input = new Scanner(System.in);				for (int i = 1; i <= 5; i++) {			System.out.print("Entre com o número " + i + "º: ");			/*			 * Lê e adiciona o número no array			 */			array.add(new Integer(input.nextInt()));		}				/*		 * Interage no array		 */		Iterator o = array.iterator();		while (o.hasNext()) {			/*			 * Se o valor for negativo...			 */			if (((Integer) o.next()).intValue() < 0) {				/*				 * Incrementa contador de negativos				 */				intNeg++;			/*			 * Se for igual a zero...			 */			}			if (((Integer) o.next()).intValue() == 0) {				/*				 * Incrementa contador de zerados				 */				intZero++;			/*			 * Senão...			 */			}			if (((Integer) o.next()).intValue() > 0) {				/*				 * Incrementa positivos				 */				intPos++;			}		}		System.out.println("\nNegativos: " + intNeg + "\nPositivos: " + 					intPos + "\nZerados: " + intZero);	}}

Alguem sabe pq? N dava antes

Vlw

Quando você usa a função next() você caminha para o próximo elemento do Array. Logo, para cada if que você faz, você compara o elemento seguinte do if anterior, não o mesmo elemento.

O que você tem que fazer é:

Iterator o = array.iterator();while( o.hasNext() ) {	Integer i = (Integer)o.next();		if( i.intValue() < 0 ) {		intNeg++;	} else if( i.intValue() == 0 ) {		intZero++;	} else {		intPos++;	}}

Vlw colega, eu tentei fazer com else if mas n deu ai tentei fazer assim hehe.Mto obrigado.

Ae, pessoal alguem poderia me ajudar ??? Alguem tem este livro ??? Estou com dúvida de como se faz dois exercícios do capítulo 4 pág. 113 - são os exercicios 4.1 e 4.2. Eu naum sei como fazer os desenhos que ele pede pra fazer só usando o que eu aprendi até aquele momento no livro ??? Os exemplos que ele dah são faceis mais este exercicios naum tenho a minima ideia de como se faz.

Olá Zeuli, eu também estou estudando neste livro.Sobre as respostas destes exercícios segue abaixo:// ----------------------------------------------------------------------------------------------// ARQUIVO Exercicio4_1_a// CRIADO EM 03/03 GEDSON ALVESimport java.awt.Graphics;import javax.swing.JPanel;import javax.swing.JOptionPane; // importa classe JOptionPanepublic class Exercicio4_1_a extends JPanel{ public void paintComponent( Graphics g ) { // chama paintComponent para assegurar que o painel é exibido corretamente super.paintComponent( g ); int width = getWidth(); // largura total int height = getHeight(); // altura total int x2 = 0; int y2 = 0; int i; // variavel para o for de 15 loops x2 = width+10; y2 = -10; for( i = 0; i < 16; i++ ) // FOR DE 15 LOOPS ( EU COLOQUEI 16 PORQUE COM 15 SÓ APARECE 14 LINHAS ) { g.drawLine( x2, y2, 0, 0 ); x2 -= (width/15); y2 += (height/15); } // FINAL DO FOR DE 15 LOOPS } // fim do método paintComponent} // fim da classe Exercicio4_1_a// ----------------------------------------------------------------------------------------------import javax.swing.JFrame;public class Exercicio4_1_a_Teste{ public static void main( String args[] ) { // cria um painel que contém nosso desenho Exercicio4_1_a panel = new Exercicio4_1_a(); // cria um novo quadro para armazenar o painel JFrame application = new JFrame( "Exercicio 4.1 a" ); // configura o frame para ser encerrado quando ele é fechado application.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE ); application.add( panel ); // adiciona o painel ao frame application.setSize( 250, 250 ); // configura o tamanho do frame application.setVisible( true ); // torna o frame visível } // fim de main} // fim da classe Exercicio4_1_a_Teste// ----------------------------------------------------------------------------------------------

// ARQUIVO Exercicio4_1_b.java// -----------------------------------------------------------------------------------------------------------// CRIADO EM 03/03 GEDSON ALVESimport java.awt.Graphics;import javax.swing.JPanel;import javax.swing.JOptionPane; // importa classe JOptionPanepublic class Exercicio4_1_b extends JPanel{ public void paintComponent( Graphics g ) { // chama paintComponent para assegurar que o painel é exibido corretamente super.paintComponent( g ); int width = getWidth(); // largura total int height = getHeight(); // altura total int x2 = 0; int y2 = 0; int i; // variavel para o for de 15 loops int v; // variavel para o FOR de 4 loops for( v = 0; v < 4; v++ ) // FOR DE 4 LOOPS (ESPERIMENTA COLOCAR O v < 1 ) { // IF QUE CONTROLA OS VALORES DAS VARIAVEIS x2 E y2. if(v < 2 ) { x2 = width+10; y2 = -10; } // DEPOIS DE 2 LOOPS NA VARIAVEL v OS VALORES DAS VARIAVEIS x2 E y2 MUDAM else { x2 = 10; y2 = 10; } for( i = 0; i < 16; i++ ) // FOR DE 15 LOOPS ( EU COLOQUEI 16 PORQUE COM 15 SÓ APARECE 14 LINHAS ) { // IF SE A VARIAVEL v É MENOR QUE 2 (v==0 E v==1) if( v < 2 ) { if( v == 0 ) g.drawLine( x2, y2, 0, 0 ); else g.drawLine( width, height, x2, y2 ); x2 -= (width/15); } // ELSE SE A VARIAVEL v É MAIOR OU IGUAL A 2 (v==2, v==3) else { if( v == 2 ) g.drawLine( width, 0, x2, y2 ); else g.drawLine( 0, height, x2, y2 ); x2 += (width/15); } y2 += (height/15); // valor para todas as voltas e loops } // FINAL DO FOR DE 15 LOOPS } // FINAL DO FOR DE 4 LOOPS (VOLTAS) } // fim do método paintComponent} // fim da classe Exercicio4_1_b// -----------------------------------------------------------------------------------------------------------// -----------------------------------------------------------------------------------------------------------// ARQUIVO Exercicio4_1_b_Teste.java // -----------------------------------------------------------------------------------------------------------import javax.swing.JFrame;public class Exercicio4_1_b_Teste{ public static void main( String args[] ) { // cria um painel que contém nosso desenho Exercicio4_1_b panel = new Exercicio4_1_b(); // cria um novo quadro para armazenar o painel JFrame application = new JFrame( "Exercicio 4.1 b" ); // configura o frame para ser encerrado quando ele é fechado application.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE ); application.add( panel ); // adiciona o painel ao frame application.setSize( 250, 250 ); // configura o tamanho do frame application.setVisible( true ); // torna o frame visível } // fim de main} // fim da classe Exercicio4_1_b_Teste// -----------------------------------------------------------------------------------------------------------

// ARQUIVO Exercicio4_2_a.java// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------// CRIADO EM 03/03 GEDSON ALVESimport java.awt.Graphics;import javax.swing.JPanel;import javax.swing.JOptionPane; // importa classe JOptionPanepublic class Exercicio4_2_a extends JPanel{ public void paintComponent( Graphics g ) { // chama paintComponent para assegurar que o painel é exibido corretamente super.paintComponent( g ); int width = getWidth(); // largura total int height = getHeight(); // altura total int x2 = 0; int y2 = 0; int i; // variavel para o for de 15 loops x2 = width+10; y2 = height+10; for( i = 0; i < 16; i++ ) // FOR DE 15 LOOPS ( EU COLOQUEI 16 PORQUE COM 15 SÓ APARECE 14 LINHAS ) { g.drawLine( 0, y2, x2, height ); x2 -= (width/15); y2 -= (height/15); } // FINAL DO FOR DE 15 LOOPS } // fim do método paintComponent} // fim da classe Exercicio4_2_a// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------// ARQUIVO Exercicio4_2_a_Teste.java// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------import javax.swing.JFrame;public class Exercicio4_2_a_Teste{ public static void main( String args[] ) { // cria um painel que contém nosso desenho Exercicio4_2_a panel = new Exercicio4_2_a(); // cria um novo quadro para armazenar o painel JFrame application = new JFrame( "Exercicio 4.2 a" ); // configura o frame para ser encerrado quando ele é fechado application.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE ); application.add( panel ); // adiciona o painel ao frame application.setSize( 250, 250 ); // configura o tamanho do frame application.setVisible( true ); // torna o frame visível } // fim de main} // fim da classe Exercicio4_2_a_Teste// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

// ARQUIVO Exercicio4_2_a.java// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------// CRIADO EM 03/03 GEDSON ALVESimport java.awt.Graphics;import javax.swing.JPanel;import javax.swing.JOptionPane; // importa classe JOptionPanepublic class Exercicio4_2_a extends JPanel{ public void paintComponent( Graphics g ) { // chama paintComponent para assegurar que o painel é exibido corretamente super.paintComponent( g ); int width = getWidth(); // largura total int height = getHeight(); // altura total int x2 = 0; int y2 = 0; int i; // variavel para o for de 15 loops x2 = width+10; y2 = height+10; for( i = 0; i < 16; i++ ) // FOR DE 15 LOOPS ( EU COLOQUEI 16 PORQUE COM 15 SÓ APARECE 14 LINHAS ) { g.drawLine( 0, y2, x2, height ); x2 -= (width/15); y2 -= (height/15); } // FINAL DO FOR DE 15 LOOPS } // fim do método paintComponent} // fim da classe Exercicio4_2_a// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------// ARQUIVO Exercicio4_2_a_Teste.java// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------import javax.swing.JFrame;public class Exercicio4_2_a_Teste{ public static void main( String args[] ) { // cria um painel que contém nosso desenho Exercicio4_2_a panel = new Exercicio4_2_a(); // cria um novo quadro para armazenar o painel JFrame application = new JFrame( "Exercicio 4.2 a" ); // configura o frame para ser encerrado quando ele é fechado application.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE ); application.add( panel ); // adiciona o painel ao frame application.setSize( 250, 250 ); // configura o tamanho do frame application.setVisible( true ); // torna o frame visível } // fim de main} // fim da classe Exercicio4_2_a_Teste// ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

último exercício// ARQUIVO Exercicio4_2_b.java// ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------// CRIADO EM 03/03 GEDSON ALVESimport java.awt.Graphics;import javax.swing.JPanel;import javax.swing.JOptionPane; // importa classe JOptionPanepublic class Exercicio4_2_b extends JPanel{ public void paintComponent( Graphics g ) { // chama paintComponent para assegurar que o painel é exibido corretamente super.paintComponent( g ); int width = getWidth(); // largura total int height = getHeight(); // altura total int x2 = 0; int y2 = 0; int i; // variavel para o for de 15 loops int v; // variavel para o FOR de 4 loops for( v = 0; v < 4; v++ ) // FOR DE 4 LOOPS (ESPERIMENTA COLOCAR O v < 1 ) { x2 = width+10; // IF QUE CONTROLA OS VALORES DAS VARIAVEIS x2 E y2. if(v < 2 ) y2 = height+10; // DEPOIS DE 2 LOOPS NA VARIAVEL v OS VALORES DAS VARIAVEIS x2 E y2 MUDAM else y2 = -10; for( i = 0; i < 16; i++ ) // FOR DE 15 LOOPS ( EU COLOQUEI 16 PORQUE COM 15 SÓ APARECE 14 LINHAS ) { // IF SE A VARIAVEL v É MENOR QUE 2 (v==0 E v==1) if( v < 2 ) { if( v == 0 ) g.drawLine( 0, y2, x2, height ); else g.drawLine( width, y2, x2, 0 ); y2 -= (height/15); } // ELSE SE A VARIAVEL v É MAIOR OU IGUAL A 2 (v==2, v==3) else { if( v == 2 ) g.drawLine( 0, y2, x2, 0 ); else g.drawLine( width, y2, x2, height ); y2 += (height/15); } x2 -= (width/15);// valor para todas as voltas e loops } // FINAL DO FOR DE 15 LOOPS }// FINAL DO FOR DE 4 LOOPS (VOLTAS) } // fim do método paintComponent} // fim da classe Exercicio4_2_b// ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------// ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------// ARQUIVO Exercicio4_2_b_Teste.java// ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------import javax.swing.JFrame;public class Exercicio4_2_b_Teste{ public static void main( String args[] ) { // cria um painel que contém nosso desenho Exercicio4_2_b panel = new Exercicio4_2_b(); // cria um novo quadro para armazenar o painel JFrame application = new JFrame( "Ecercício 4.2 b" ); // configura o frame para ser encerrado quando ele é fechado application.setDefaultCloseOperation( JFrame.EXIT_ON_CLOSE ); application.add( panel ); // adiciona o painel ao frame application.setSize( 250, 250 ); // configura o tamanho do frame application.setVisible( true ); // torna o frame visível } // fim de main} // fim da classe Exercicio4_2_b_Teste// ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.