Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Edson Junior

e se o cliente quiser o PNG do layout

Recommended Posts

Olá, tenho um duvida................se por exemplo eu faço um layout para o cliente e cobro um preçoX,nisso ele me paga certinho..................ai depois ele fala que quer o PNG do arquivo para que ele mesmo edite caso ele queira.............................eu devo cobrar parar dar o PNG para o cliente?? se sim, quanto???eu não sei se entenderam, mas gotaria de opniões por favorValeuEdson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E ae, tudo certo?tudo depende de um contrato, sempre é bom fazer um contratinho basico nesses tipos de serviços.outra coisa tambem é voce já cobrar por tudo, incluindo os arquivos fontes que voce utilizou para desenvolver o projeto, caso o cliente queira, voce passa para ele.abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tudo bem, disso eu sei.............mas minha duvida não foi comentada realmente..............quanto deveria cobrar pelo PNG que ele pediu depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada.. q png... o kra quando compra o carro ele quer o projeto do carro junto?você naum pode vender nada atrelado ao desenvolvimento.. você vende o site as paginas, flashs, tudo finalizado... c o kra quiser o png.. você fala q não disponibiliza ou então enfia a faca.. cobra 2x o preço do site.. coisas assim pra desistimular a sacanagem dos kras..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nada.. q png... o kra quando compra o carro ele quer o projeto do carro junto?você naum pode vender nada atrelado ao desenvolvimento.. você vende o site as paginas, flashs, tudo finalizado... c o kra quiser o png.. você fala q não disponibiliza ou então enfia a faca.. cobra 2x o preço do site.. coisas assim pra desistimular a sacanagem dos kras..

amém.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Num tem essa msm n.... você eh o criador do projeto... c ele quise muda alguma coisa ele t paga por atualização..........

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hmmm.. discussão interessante essa...em minha opinião depende de muita coisa aí.. só o PNG do layout não vai adiantar muito para o cliente se o site é totalmente dinâmico, por exemplo. Nesse caso, e dependendo ainda de quanto eu cobrei para fazer o site, eu daria sem maiores problemas. Também influencia, no meu caso é claro, se o cliente tem o site hospedado comigo ou não.Penso que eu posso ser o 'criador' do projeto, mas o site mesmo é do cliente, e como cada projeto é discutido com o cliente e geralmente várias alterações são feitas através das opiniões e sugestões dele a 'criação' acaba sendo conjunta, nesse caso acho que, se ele quiser, ele pode ter sim o PNG do layout.No entanto, se por acaso eu fizer um site e cobrar muito pouco (tipo R$ 500,00) se ele me pedir o png eu digo que não tenho.. que construí o site de forma diferente, fazendo as imagens em separado e/ou todo em css, etc..etc..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com certeza, rcdesign, tudo que voce falou ta perfeitamente correto, desde que tudo for combinado antes, como disse o paulofbc, com um contrato. aí o cara tem o que quiser e você cobra quanto quiser tmbm. Fácil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

recentemente eu tive esse tipo de questionamento contra um cliente.eu fiz a analogia do carro, como o d.eleete já citou.mas o cliente replicou:"mas o carro, se eu quiser eu abro e mexo no motor, troco escapamento... bla bla bla..."então eu respondi: "num carro você consegue modificar a engenharia do motor ?"o cliente ficou quieto e puto da vida.depois que esfriou a cabeça (deve ter consultado outros profissionais), ele voltou mais calmo e concordou comigo.Por isso é bom deixar tudo muito claro em cláusulas contratuais.Não faça o contrato de qualquer jeito. Detalhe-o perfeitamente o serviço pra não ficar algo vago, o que acaba gerando desentendimento, mesmo após concordância entre ambas as partes. Detalhe tudo o que puder e for conveniente. O contrato é sua base para argumentação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas neste caso tem a er com os direitos sobre a imagem...logico que é voce que decidirá se entregará ou não o png mas só será obrigado a isso se estiver no contrato e se estiver sendo pago para issoé que nem a historia do software o cara paga X pelo executavel e sei lá 10 X pelo fonte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O comentário do LucasBR é válido.Eu faço isso também, mas somente com os clientes que eu sei que posso confiar. Com esses eu sou bem transparente e muitas vezes nem cobro nada por uma atualização, dependendo do que é pedido.Assim como o cliente exige honestidade, eu como profissional tb quero ter a garantia de que o cliente será leal e honesto comigo.As cláusulas contratuais são muito importantes nesse aspecto também.Evite criar instrumentos contratuais com cláusulas cheias de benefícios apenas para vocÊ. Ofereça também algumas vantagens ao contratante. Assim ele não se sentirá agredido ou invalidado pelas cláusulas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

gostaria apenas de complementar com mais um comentário aqui...acho que o profissional que o cliente contratou deve acreditar no seu trabalho, deve mostrar que domina no serviço, se o cliente quizer o PNG para alterar, o problema é dele, se ele já pagou pelo preço que voce cobrou, é isso que importa.caso queira tambem, solicite a ele retirar os seus créditos que voce deixou gravado no site dele, para que não queime o seu nome como profissional.abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é que nem a historia do software o cara paga X pelo executavel e sei lá 10 X pelo fonte

Acho q isso muda um pouco... pq o cara pra mudar o software precisa do fonte... ja na web, qq um troca o layout do site... tipo, o topo do imasters... o cara q fez nao liberou o fonte, coisa e tal... qq um pode chegar e redesenha ele....ta, mas ai é plagio..beleza... ai o cliente resolve mudar todo o layout(digo icone, gif ou jpg) nao a estrutura do site em si... é nessas q você dança com seu cliente. Quanto ao contrato citado pelo Hinom,Cara, quanto mais claro for o contrato, melhor. Tipo, eu tenho alguns modelos de contrato diferentes, tipo varia de acordo com a empresa q vou trabalhar.você deve fazer isso tb... Bom,qq coisa posta ae..
pode redesenhar assim como eu posso recriar um software apenas tendo como base seu funcionamento...mas eu não posso usar o fonte do cara se ele nao me der ai eu tenho que começar do zero mesmo que seja para fazer a mesma coisa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiquei puto outro dia que uma empresa pediu pra mim fazer um sistema então eu fiz conforme o cliente solicitou sem mais nem menos por um valor X e um prazo X.daí o contrante chegou dizendo que o sistema estava incompleto e bla bla bla.os documentos e o contrato que fiz deixaram bem claro o que eu tinha que fazer até o prazo determinado. Fazer algo mais completo deveria ter um prazo maior.Daí já mudaram a conversa e começaram a falar que o que eu faço é tudo muito simples que programação é muito simples, que eu pego um sistema pronto modifico e vendo sem ter trabalho nenhum..put* qu* pari***!!!!!!!!!!!!!!!!!!vem falar isso pra mim!? logo eu que detesto pegar script pronto!mas tudo bem... vou falar pra equipe de designers dele que não precisa ter custos com webdesigners basta pegar um template pronto, tem até no e-mule, templates profissionais.a documentação foi minha base para argumentação.ah!! aquele texto "o valor do saber" tb ajudou pra caramba

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei lá, cara. Faz disto:Daqui pra frente você põe nos seus contratos que nenhum arquivo referente ao desenvolvimento do site será enviado diretamente ao cliente (exceto se você ñ ficar responsável pela hospedagem) e que, se o cliente quiser algum arquivo, deve pagar R$XX,XX (você inventa um valor) por cada um...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

questao muito interessante esta sua , o que geralmente o profissional faz tem de ser documentado e tem de ser pre aprovado , entao independente se voce pode fazer rapido ou pega pronto e altera so a cara do sistema e passa para frente , voce concorda que o cliente ja passou dos limites , isso significa que ele esta menosprezando seu trabalho , dizendo que qualquer um pode pegar um layout pronto e modificar e criar um sistema.Mesmo que for verdade ele nao tem competencia para fazer , se nao ele teria feito pode ter certeza.Para isso cabe bem aquele caso classico do tecnico que foi concertar uma grande maquina de ultima geracao muito cara e que nao existiam muitos profissionais que conseguiam manipular esta maquina.O tecnico sentou-se pacientemente e durante uma hora leu e analisou a maquina e depois com uma simples chave de fenda apertou um dos parafusos cuidadosamente.A maquina voltou a funcinar normalmente.O dono quando recebeu a conta reclamou:O que 1000 unidades monetarias ????/?? para apertar um simples parafuso.Otecnico pediu desculpas , pegou a conta e reescreveu para o cliente e nela dizia assim:1 unidade monetaria - apertar o parafuso999 unidades monetarias - saber qual parafuso apertar.Acho que devemos deixar isso muito claro para nossos clientes e no que dis respeito ao fonte se ja nao foi pre especificado em contrato a passagem do fonte para o ciente é porque NAO VAI SER PASSADO PARA ELE.claro , deveria estar escrito , mais por acaso quando voce compra um anti-virus vem o fonte do antivirus tambem para voce dar manutencao ?Web portais , sites , etc sao programas WEB essa e a unica diferenca , mais nada se voce for vender o fonte pro cara voce esta dando o direito de ele alterar como bem entender e produzir um outro produto apartir dele e revender , porque nao ?e isso nao sera repassado para voce , por isso o site ou sistema e dele mais o fonte e a propriedade intelectual e sua ate que voce dica em contrato que nao.dem uma olhada no topico que eu criei sobre planejamento de software ele cai nestas questoes e como se livrar delas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.