Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

travado

Oracle 10g Express Edition

Recommended Posts

Dei uma procurada no fórum, mas só achei 1 tópico falando sobre esse banco. Para não ressucitar um tópico de dezembro de 2005 com o release, e para centralizar as dúvidas e discussões sobre esse banco, eu vou abrir este tópico, que espero ter um bom retorno dos usuários, para futuramente qum sabe ganhar um subfórum se houverem varias versões express dos espetaculares bancos oracle.

 

Para quem não conhece, o banco de dados Oracle 10g Express Edition, é um banco de dados grátis fabricado pela já conceituada e famosa Oracle. Sim o banco é grátis, mas como tudo que é grátis, tem seus limites:

[*]Limite de 4gb de banco de dados;

[*]Limite de um processador na máquina ( ou seja, se seu servidor possui dois processadores ele não será suportado, será ignorado pelo banco);

[*]Máximo de 1GB de memória RAM (mesmo que o micro tenha mais memória, ele ignora no excedente).

Apesar dessas limitações, ele comporta a maioria das linguagens de programação (Java, C++, PHP, .Net[C# e VB.NET], citando apenas as mais famosas). A vantagem dele sobre o MySQL está no suporte ao PL/SQL, a versão turbinada do SQL feita pela Oracle. Sem contar, é claro a robustez do banco de dados que traz a base do respeitado Oracle 10g.

 

Existe um grupo de discussão criado pela própria oracle para que o suporte ao banco seja dado pelos próprios usuários, porém em ingles. Aí vem a importancia de fazermos o nosso fórum se juntar a favor disso.

 

É lógico que como desenvolvedores de sistemas, poucos por aqui utilizarão uma máquina com 2 processadores e mais de 1 gb de memória, ou mais de 4gb de banco de dados. Mas há uma opção a quem tem um server parrudo neste estilo, investindo na licença do Oracle 10g, você pode migrar do express para ele sem problemas. Supõe-se que quem tem um site com todo esse servidor e com todo esse banco, tenha dinheiro para comprar a licença hehe.

 

Para quem quiser conhecer mais sobre o banco acesse (em inglês): http://www.oracle.com/technology/products/...e/xe/index.html

 

Lá você encontra também o banco para download e o cadastro no grupo de discussão.

Estou pensando seriamente em me interar melhor nesse novo banco e trocar o velho companheiro mysql.

 

Gostaria da participação neste tópico de pessoas que também tem interesse no banco, e pessoas que já conhecem as DB's oracle.

 

Toda e qualquer informação/tutorial, seria extremamente bem-vindo. Comecemos pedindo a vocês quem já usa ou já testou o banco e o que você acha ou achou dele. Quem aplicações você já rodou nele e como ele se saiu.

 

 

Conto com a colaboração de vocês, Obrigado.

 

Fonte: Info Exame (Fevereiro de 2006)

Site Oracle: http://www.oracle.com

Textos adaptados e acrescentados: Samuel Grolli (travado)

 

A administração dele é feita toda via browser:

 

Imagem Postada

 

Facilitando o trabalho de quem não trabalha perto do servidor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Travado,

 

Bom artigo rapaz, e pode contar com a minha ajuda para conseguirmos um Sub-Forum sobre essa nova versão Free do Oracle. Vou correr atrás de criar esse Sub-Fórum Oracle Express Edition e começar a tirar dúvidas sobre essa versão. QQ coisa me manda um MP.

 

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ADOREI A IDéia estou ancioso para aprender a mecher com o Oracle... muito show.. espero que vcs não desistam.. qualquer coisa conte comigo.. serei um praticante Fiel.. pois tenho que aprender novas tecnologias e passar para frente meus conhecimentos...Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom Bom...

 

Essa semana vou conversar com o pessoal da iMasters para abrir o Sub-Forum só do XE.

 

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, não pude entrar ontem mas vi que nossa união está gerando resultados hehe.Não conheço muito do oracle, mas estou me aprofundando no assunto, e acho que muita gente vai se interessar mais pelo oracle com esse banco grátis :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer informação ou dúvidas referentes à versão XE, estaremos nesse Sub-Forum para ajudar.

 

Caso achem mais informações que seja aproveitoso, favor criar tópicos.

 

Abraços, http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, não pude entrar ontem mas vi que nossa união está gerando resultados hehe.

Não conheço muito do oracle, mas estou me aprofundando no assunto, e acho que muita gente vai se interessar mais pelo oracle com esse banco grátis :D

Pois é, gente, eu estou tentando há séculos baixar esse programa, mas sem sucesso. Toda vez que direciona o link pra baixar o arquivo diz "página não encontrada".

 

Não sei o que faço mais... Alguém poderia upar o arquivo de instalação pra mim? Please! :mellow:

 

obrigada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal.... é uma boa iniciativa para mexer com versões mais complexas do Oracle posteriomente.

 

Aqui mesmo no fórum já se encontra bastante informação sobre o assunto.

 

Abraços,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.